nunofrg

qual é o vosso método de criar uma musica?

58 posts neste tópico

gostava de saber como começam e criam as vossas musicas, o vosso método de criar 1 musica, tanto em banda como sozinho. oque que pensam 1º, oque dao mais importancia no inicio e depois, etc. Eu tenho uma banda e como somos amadores nisto era bom termos conselhos de pessoal c bandas grandes sobre criar musicas... oque fazemos é criar um riff q nos soe bem a partida, dps é tudo a improvisar e desenvolver aquilo de modo que se crie os versos a ponte o refrao... mas n tenho a certeza q este metodo e o melhor =S.. agradeço as vossas respostas!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

A primeira coisa que eu faço aquando da composição de uma musica, é escrever uma letra..

Tens de ter atenção ao tamanho das frases..

Porque dependendo dos acordes e do ritmo da música, a métrica de cada frase varia..

Para uma música muito rápida, por exemplo, não vais ter uma frase com 20 palavras certo?

Ou seja..

1º criar uma letra (não necessita de rimar..)

2º criar uma ou mais sequências de acordes que encaixem bem na letra..

3º Todos juntos (tu e a banda), discutirem promenores para enriquecer a musica..

Espero ter ajudado..

Este é o meu metodo.. :guitarist:

Abraço

Partilhar este post

Link para o post

bem eu tb tinha essa duvida mas cheguei a conclusão de que tudo é metodo. há menos eficazes e mais eficazes, depende do conjunto.

o meu metodo é criar um riff qqr que me soe mesmo bem, mostrar ao rhythm guitar, trabalharmos os 2 juntos no ritmo e acordes e isso. gravar, enviar pro vocalista pra trabalhar na letra e dps é mostrar ao baixista e ao baterista e ver em conjunto coisas para alterar, pa deixar ficar, etc.. e juntos dps desenvolvermos entao a musica toda.

na minha opinião parte-se de um riff de um ritmo e de inspiração momentanea. o resto é trabalhar.

mas pronto a minha banda é nova ainda, não deu pra ver ainda se o metodo resulta ou não x)

abraços e força :guitarist:

Partilhar este post

Link para o post

eu começo com riffs, depois tento meter para lá acordes, (geralmente em sequencia de riffs) até ter composto a musica assim no geral, depois compoe-se a parte do outro guitarrista, e os outros membros acrescentam as suas cenas. a letra, geralmente fazemos à parte, e depois adapta-se. (o baterista escreve qd lhe da na gana).

Partilhar este post

Link para o post

axu k ha mais topicos com este assunto mas uma vez k nc respondi em nenhum ca vai:

pessoalmente, axo k nem melodia nem acordes nem letra devem vir primeiro. so funciono com tudo ao mesmo tempo :P

se bem que uma vez escrevi uma musica para um poema q uma amiga minha fez (tava apaixonada lol). o problema é k a letra para mim nao fazia mto sentido e entao sp deixei essa cançao um bocado de parte. so passado mto tempo qd os meus amigos ouviram e adoraram (eu sinceramente fiquei "como é possivel?" é k a musica era msm azeiteira) é k comecei a tentar reconciliar me com a cançao. ja escrevi um novo texto mas ainda nao funciona a 100% (ate pk escrevi-o para um evento do 25 de abril, com letra alusiva, mas como depois me disseram k nao havia cachet e era voluntariado eu recusei me a ir :guitarist: )

isto para dizer q para mim so funciona tudo ao mesmo tempo. ah e escrevo sozinho nao tenho banda! aki vai o meu metodo:

simplesmente ouço vindo out of nowhere... normalmente uma frase pequena a principio (com letra e melodia difusas) e depois vou tentando ouvir mais na minha cabeça. com sorte consigo um bom bocado de musica. e depois continuo a deixar andar mto tempo so na cabeça, ate as coisas amadurecerem e um dia lembrar me assim do nada e dizer "olha vou apontar isto" e aponto e geralmente ai aparece o resto da cançao ou quase toda. nesta fase começo a toca la na guitarra. e depois ando uma semanas a tocar e a improvisar ate que atinge uma estrutura estavel. ai, pego no pc e gravo no audacity e ponho me a improvisar backing vocals e tadah! a partir dai normalmente as coisas nao mudam. so talvez se a levar a estudio a intervençao da pessoa k esta a gravar (o simples facto de estar a ouvir o k faço) pode desencadear alguma pekena mudança na musica, mas mais a nivel estilistico.

é claro k isto é o k normalmente acontece... tb ja me aconteceu andar anos com a musica apenas na cabeça e só ate ao primeiro refrao. ou ate um linha apenas. depois quando realmente dava jeito ter mais um pco de musica (aconteceu me por exemplo qd precisava de uma musica para uma curta de uma amiga) o resto da canção mostra se ou mais um pco.

tb ja me aconteceu o contrario, estar num cafe com uma amiga, o namorado tinha a deixado, ela tava em baixo e começou a escrever nao sei o kê em guardanapos e eu tb resolvi pegar num guardanapo e escrevi uma musica e cantei lha baixinho logo ali. é claro que passado umas semanas fui po la na guitarra e estabilizou um pco mais.

em suma: é conforme. basicamente o conselho que dou é abrir as orelhas (para dentro) e ouvir!!

:drool:

Partilhar este post

Link para o post

O meu método basicamente é a ausência de método lol. Agora mais a sério, em banda não tenho muita experiência porque sempre que consegui que saísse alguma coisa de uma banda foi eu construir uma musica quase completa e depois a banda fazer as alterações que axar necessárias. Sozinho o que faço é pegar numa ideia, uma batida, um riff, uma melodia, uma frase....às vx uma ideia qq e trabalho a partir dai. Isto é quando componho por compor, quando tenho mesmo k aparecer com uma música feita, pego na guitarra ou no baixo ou no teclado durante o tempo que for preciso até a ideia aparecer. É a velha técnica de 10% inspiração, 90% transpiração lol

Partilhar este post

Link para o post

Em termos académicos há 3 métodos de composição ( claramente não consideram o pormenor - letra)

1- trial and error

2-improvisação

3-premeditação

eu uso muito o 2o para procurar ideias e chegando a tal, acabo por me apoiar muitíssimo em teoria tonal para compor, aqui diria que já entra o 1o para rematar partes soltas ou indefinidas.

o 3o e o método preferido de qualquer compositor convencional, sobretudo orquestradores claro, este método pede ou noção de escrita, ou então técnica muito apurada num qualquer instrumento para após a concepção da ideia na mente, se possa transpor para o instrumento.

no meu método (solto) chego a letra após composição e a letra sim e exclusivamente escrita em trial and error, o tema será premeditado, depois vou tentando cantar ate encontrar as palavras certas.

Partilhar este post

Link para o post

gostava de saber como começam e criam as vossas musicas, o vosso método de criar 1 musica, tanto em banda como sozinho. oque que pensam 1º, oque dao mais importancia no inicio e depois, etc. Eu tenho uma banda e como somos amadores nisto era bom termos conselhos de pessoal c bandas grandes sobre criar musicas... oque fazemos é criar um riff q nos soe bem a partida, dps é tudo a improvisar e desenvolver aquilo de modo que se crie os versos a ponte o refrao... mas n tenho a certeza q este metodo e o melhor =S.. agradeço as vossas respostas!

Primeiro de tudo não sou eu que te vou ensinar nem aconselhar , isto é para ti e para toda a gente .

Quando nascemos não sabíamos nada, até que alguém nos ensinou, ou aprendemos vendo alguém fazer .

O que acontece é que tu e eu misturamos aquilo que aprendemos ao longo da vida de uma outra maneira que nunca foi misturada .

Pois as coisas estão sempre a ser misturadas criando-se coisas novas .

E assim nasce uma musica , , um quadro , um verso , um ser vivo e o etc ....

Tudo aquilo que tu sabes ......

Mistura isso tudo e vê o resultado .......

Partilhar este post

Link para o post

aqui bai bersos

Tudo o que tu amas

Tudo o que tu odeias

Tudo o que tu fazes

Tudo o que tu destróis

Todo o que tu pintas

Tudo o que tu escreves

Tudo o que tu falas

Tudo o que tu tocas

Tudo o que tu sabes

Tudo o que tu sentes

Tu crias .....

Entra e fecha a porta .

Bem vindo ao mundo da musica

Partilhar este post

Link para o post

Todos os métodos atrás referidos são válidos mas acho que cada um é que se deve adaptar conforme o que saia primeiro. Comigo é como calha...Já comecei com a letra primeiro ou então com a letra mas também já fiz cenas em que fluiu tudo em conjunto. Depende do estado etílico ou da inspiração do momento! :facepalm:

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora