nunofrg

qual é o vosso método de criar uma musica?

57 posts neste tópico

há 12 horas, xtech disse:

Engraçado, eu normalmente só faço as letras depois. Um dia destes hei-de experimentar a inverter o método e experimentar isso. E com isto temos a velha questão: é a música que determina a letra, ou a letra que determina a música? :D 

Isso depende do objetivo. Por exemplo, com a minha última banda, estávamos compondo um álbum temático, portanto, as letras vinham primeiro porque as faixas se completavam, não tem uma regra.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
há 16 horas, xtech disse:

Engraçado, eu normalmente só faço as letras depois. Um dia destes hei-de experimentar a inverter o método e experimentar isso. E com isto temos a velha questão: é a música que determina a letra, ou a letra que determina a música? :D 

Eu acho que o problema para mim é que eu não sou tão bom "letrista" quanto isso. Por isso torna-se difícil depois de escrever a música encaixar simplesmente as letras na música em termos de tempo e de mensagem. Se uma pessoa tiver mais jeito para as letras certamente será mais fácil fazer a música primeiro.

De qualquer das formas a letra existindo já me dá uma indicação de sonoridade pretendida para a música. Mas bem, cada um como cada qual.

Partilhar este post

Link para o post
há 17 horas, xtech disse:

É indiferente :P

Por exemplo, o verso

"Mama, I killed a man, put a gun against his head, pulled the trigger now he's dead"

É bastante metaleiro, no entanto...

Partilhar este post

Link para o post

A meu ver depende muito das pessoas (banda) que tens a teu redor.

Na minha banda temos músicas que começaram com uma simples jam, com riffs que criei no baixo e enviei para o guitarrista, com riffs que o guitarrista criou e me enviou, etc.  

Resumindo:   A não ser que sejam artistas solo, não existe própriamente um método. Depende das pessoas com quem tocas. Se são criativas, ou se se adaptam às tuas criações. Mas uma coisa todos os métodos têm em comum, que é uma "base", tanto pode ser um excerto de um texto, como uma batida, um riff, etc

A nossa músca mais recente partiu de um riff que fiz no baixo, sozinho em casa a brincar. Enviei para o vocalista/rythm guitar, passado 1 semana ele escreveu e criou um arranjo quase completo. :yes:

Partilhar este post

Link para o post

Eu nunca escrevi uma música completemente, por isso quem sou eu? :lindo:

Mas quando escrever será uma coisa deste género:

Primeiro, talvez por tocar guitarra e ser do rock e metal, pensaria em sequências de acordes e/ou riffs. Depois um solo ou 2 mais curtos. Depois estruturava as secções todas por cima de uma batida, pormenores seriam com o baterista. A letra viria em último, porque as palavras acabam por se encaixar sempre na música, há 1001 maneiras de passar a mesma mensagem, seja com metáforas etc. Pronto depois era o normal, discutir os pormenores com a banda.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora