ricardosinger, on May 8 2009, 00:46, said:
Ola pessoal do forum!!
ultimamente ando um pouco reticente ao meu vibrato,ou seja,sera ele 100% diafragmatico??ou sera alguma componente da laringe que pode soar a "trillo"??(que é o que muita gente preguiçosa faz ehehe)
humm...coisa é certa se estivermos devidamente apoiados(que é o que eu sinto),o vibrato sera todo diafragmatico e natural,certo?
as vezes chegamos a meio da viagem e achamos que nos esquecemos da mala em casa...mas....
o qué que voces acham??sentem o mesmo?isto se tivrem vibrato obvio....
good vibes

Ora aí está um bela questão! Debato-me imenso com o meu vibrato, até porque não consigo deixar de o fazer. É-me praticamente impossível não fazer vibrato, em notas longas, tradicionalmente em finais de frases. E também tenho dúvidas se ele é diafragmático. A realidade é que não sinto qualquer esforço na laringe, nem faço aqueles trejeitos à Whitney Houston de abrir e fechar a boca lol. Mas isso não significa que ele seja 100% diafragmático.
Já pesquisei um pouco sobre o que é o vibrato, e como deve ser feito correctamente, como deve soar. Mas não consigo retirar grandes conclusões que me sirvam. Por isso, agradeço contributos para este tópico!