Forumúsica: Modulações! - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Modulações!

#11 User is offline   Aliceag 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 31 May 2009 - 17:30

Está tudo na internet. Procura "Harmony books" ou "livros de harmonia" e encontras milhares!... Mas tens imensos sites de teoria gratuitos a explicarem as coisas, a própria wikipedia... os livros do Schoenberg sobre harmonia. Enfim... O que serve para uns pode não servir para outros. Faz tu uma exploração e vê o que achas que gostas mais. Tens fóruns em inglês com milhares de posts de dúvidas e explicações. Tens neste próprio fórum imensas coisas úteis. Se te deres ao trabalho de andares a vasculhar as conversas que eu e o PDuarte tivemos o ano passado sobre harmonia aqui no fórum tens imensas dicas para aproveitar. Não desperdices o enorme potencial que está escondido no cybermundo.

This post has been edited by Aliceag: 31 May 2009 - 17:30

- Mas eu canto mal?
- O lá entoado por si faz dó.

#12 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 31 May 2009 - 19:23

View PostAliceag, on May 31 2009, 17:30, said:

Está tudo na internet. Procura "Harmony books" ou "livros de harmonia" e encontras milhares!... Mas tens imensos sites de teoria gratuitos a explicarem as coisas, a própria wikipedia... os livros do Schoenberg sobre harmonia. Enfim... O que serve para uns pode não servir para outros. Faz tu uma exploração e vê o que achas que gostas mais. Tens fóruns em inglês com milhares de posts de dúvidas e explicações. Tens neste próprio fórum imensas coisas úteis. Se te deres ao trabalho de andares a vasculhar as conversas que eu e o PDuarte tivemos o ano passado sobre harmonia aqui no fórum tens imensas dicas para aproveitar. Não desperdices o enorme potencial que está escondido no cybermundo.

Obrigado. A ideia dos livros era por estar tudo organizado; na Internet costuma estar tudo disperso. Mas vou procurar. :guitarist:

#13 User is offline   CarlosC 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 31 May 2009 - 19:51

No tópico dos livros de guitarra postei lá alguns que talvez aches interessantes...

CompletebookofHarmony de Mel Bay
The Complete Jazz Guitar Method Mastering Chord-Melody de Jody Fisher
Music Theory Book - Berklee College of Music - Harmony (são 4 "livros")

O único que já absorvi totalmente foi o de Berklee, e gostei muito. Noutros livros vou dando umas vistas de olhos aqui e acolá conforme tenho necessidade/sinto falta. Eu não gosto muito de me apegar a livros, porque há milhares de cenas e é tudo muito giro mas disperso-me muito facilmente sem aprender nada de concreto... e gosto de estudar as coisas de um jeito mais prático que no momento a seguir seja capaz de aplica-las on the fly em jams/improvisos/etc... Força nisso e bom estudo!

This post has been edited by CarlosC: 31 May 2009 - 19:53

#14 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 31 May 2009 - 21:08

View PostCarlosC, on May 31 2009, 19:51, said:

No tópico dos livros de guitarra postei lá alguns que talvez aches interessantes...

CompletebookofHarmony de Mel Bay
The Complete Jazz Guitar Method Mastering Chord-Melody de Jody Fisher
Music Theory Book - Berklee College of Music - Harmony (são 4 "livros")

O único que já absorvi totalmente foi o de Berklee, e gostei muito. Noutros livros vou dando umas vistas de olhos aqui e acolá conforme tenho necessidade/sinto falta. Eu não gosto muito de me apegar a livros, porque há milhares de cenas e é tudo muito giro mas disperso-me muito facilmente sem aprender nada de concreto... e gosto de estudar as coisas de um jeito mais prático que no momento a seguir seja capaz de aplica-las on the fly em jams/improvisos/etc... Força nisso e bom estudo!

Arranjei os livros da Berklee quando li esse teu post. Vou ver se dou uma olhadela nos restantes. Não prestei muita atenção a esse tópico porque toco principalmente piano, mas gostava de aprender a fazer umas harmonias jazzy na guitarra.

Entretanto tenho também o Jazz Theory Book e o Jazz Piano Book do Mark Levine. Vou ver se aproveito as férias para investir algum tempo a estudar teoria, um pouco de música clássica, aprender uns standards e ouvir jazz em geral.

Obrigado. :guitarist:

#15 User is offline   CL 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 17 January 2010 - 03:54

Venho aqui pedir ajuda numa questão que tem a ver com modulações, para evitar abrir um topico desnecessariamente. Gostava que me dessem dicas para "embelezar" modulações deste tipo, mas principalmente para arranjar uma melhor alternativa para aquele turnaround que fiz em que volta para Gmaj7. Esse foi o melhor que encontrei, mas mesmo assim não me soa no sitio.
Para não terem que andar a ver no piano ou a ver a progressao na guitarra, os acordes penso serem:

Gmaj7|Bm7 Bb7|Amaj7|Dbm7 C7|Bmaj7|Ebm D7|Dbmaj7|%|Cmaj7|Gb7 C7|Bmaj7|F7 B7|Bbmaj7|E7 Bb7|Amaj7|Amaj7 Ab7 D7| volta ao inicio. No final não toco o ultimo compasso e sustenho Amaj7.

Acho que é isto. De qualquer forma deixo o audio para confirmarem. Peço deste já desculpa por isso estar mal tocado, ha aí uns tempos e uns ritmos que até a mim que doem quando ouço, houve aí um acorde que o ritmo que fiz até doi, mas deiam um desconto porque sou novo nisto e são quase 3 da matina. A ideia também é mostrar a progressão e saber como melhora-la, principalmente o turnaround.

modula____o.mp3 - 1.25MB

Abraço

#16 User is offline   Anterix 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 17 January 2010 - 17:44

Está bem. Faz sentido.

Acho melhorava se o último compasso fosse |Ab7 D7|. Não vejo Porque há-de ter dois tempos de Amaj7 já que tiveste o compasso anterior todo com ele.

É interessante porque vais de G até ao mais longínquo Db (antitónica) onde descansa, para recomeçar a progressão até G outra vez.

O que eu disse é só uma opinião. Podes não concordar.

Força aí.
Ainda há muita coisa nova para fazer em Sib Maior.

Fica melhor nos sopros e Dó já está um bocado gasto

www.anteroavila.com

#17 User is offline   CL 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 20 January 2010 - 14:31

View PostAnterix, on Jan 17 2010, 16:44, said:

Está bem. Faz sentido.

Acho melhorava se o último compasso fosse |Ab7 D7|. Não vejo Porque há-de ter dois tempos de Amaj7 já que tiveste o compasso anterior todo com ele.

É interessante porque vais de G até ao mais longínquo Db (antitónica) onde descansa, para recomeçar a progressão até G outra vez.

O que eu disse é só uma opinião. Podes não concordar.

Força aí.

Obrigado pela dica. Realmente como tu disseste soa mais natural, mais smooth. Assim fica bem melhor, obrigado pela ajuda :facepalm:

Abraço

#18 User is offline   João Cardoso 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 11 January 2011 - 21:13

Quase um ano depois fui desenterar este topico.
A duvida que tenho é como colocar acordes diminutos nas modulações.
Fiz esta modulção e até não soa mal, mas já agora gostava de saber a vossa opinião se estou a fugir ás regras.

De F# menor para D maior
F#-C#-F#-C# <2x D-A7-G#dim-C#-F# <2x D-A-Bm-G

#19 User is offline   Canoxa 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 11 January 2011 - 21:42

Deves referir-te ao Sol sustenido diminuto, já que falaste em diminutos. Usaste aqui numa relação de quinta - Sol para Dó. Ora acontece que essa relação não é eficaz com o acorde diminuto, porque a resolução do trítono não é de todo a mesma. Num acorde dominante, tens os movimentos sensível-tónica e subdominante-mediante. Essa sim, é a magia da cadência perfeita. Com o teu exemplo tens dominante-dominante (Sol#-Sol#; ok, uma nota em comum, um elemento do encadeamento mais forte) e 9ª menor para a tónica! Não é de todo impossível, como podes ver no teu caso.

Quanto à utilização dos diminutos no geral, há dois grandes casos:

1. À distância de um meio tom, como por exemplo Si diminuto-Dó. O Si diminuto aqui vai-se ouvir como o acorde dominante, Sol, mas com esta nota omitida.
2. Modulações para tonalidades afastadas. O facto do acorde diminuto de sétima ser simétrico, podes pegar em qualquer intervalo de quinta que será sempre um trítono, o que permite modulações menos convencionais. Em si diminuto de sétima, si-fá resolve para dó, mas fá-si (ou mi#-si) já pode ser fá sustenido. Ou, enquanto o ouvido espera, em dó maior, que o trítono si-fá seja resolvido para dó, podes utilizar o trítono ré-lá bemol para ir para mi bemol.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users