This post has been edited by Aliceag: 31 May 2009 - 17:30
Modulações!
Posted 31 May 2009 - 17:30
- O lá entoado por si faz dó.
Posted 31 May 2009 - 19:23
Aliceag, on May 31 2009, 17:30, said:
Obrigado. A ideia dos livros era por estar tudo organizado; na Internet costuma estar tudo disperso. Mas vou procurar.
Posted 31 May 2009 - 19:51
CompletebookofHarmony de Mel Bay
The Complete Jazz Guitar Method Mastering Chord-Melody de Jody Fisher
Music Theory Book - Berklee College of Music - Harmony (são 4 "livros")
O único que já absorvi totalmente foi o de Berklee, e gostei muito. Noutros livros vou dando umas vistas de olhos aqui e acolá conforme tenho necessidade/sinto falta. Eu não gosto muito de me apegar a livros, porque há milhares de cenas e é tudo muito giro mas disperso-me muito facilmente sem aprender nada de concreto... e gosto de estudar as coisas de um jeito mais prático que no momento a seguir seja capaz de aplica-las on the fly em jams/improvisos/etc... Força nisso e bom estudo!
This post has been edited by CarlosC: 31 May 2009 - 19:53
Posted 31 May 2009 - 21:08
CarlosC, on May 31 2009, 19:51, said:
CompletebookofHarmony de Mel Bay
The Complete Jazz Guitar Method Mastering Chord-Melody de Jody Fisher
Music Theory Book - Berklee College of Music - Harmony (são 4 "livros")
O único que já absorvi totalmente foi o de Berklee, e gostei muito. Noutros livros vou dando umas vistas de olhos aqui e acolá conforme tenho necessidade/sinto falta. Eu não gosto muito de me apegar a livros, porque há milhares de cenas e é tudo muito giro mas disperso-me muito facilmente sem aprender nada de concreto... e gosto de estudar as coisas de um jeito mais prático que no momento a seguir seja capaz de aplica-las on the fly em jams/improvisos/etc... Força nisso e bom estudo!
Arranjei os livros da Berklee quando li esse teu post. Vou ver se dou uma olhadela nos restantes. Não prestei muita atenção a esse tópico porque toco principalmente piano, mas gostava de aprender a fazer umas harmonias jazzy na guitarra.
Entretanto tenho também o Jazz Theory Book e o Jazz Piano Book do Mark Levine. Vou ver se aproveito as férias para investir algum tempo a estudar teoria, um pouco de música clássica, aprender uns standards e ouvir jazz em geral.
Obrigado.
Posted 17 January 2010 - 03:54
Para não terem que andar a ver no piano ou a ver a progressao na guitarra, os acordes penso serem:
Gmaj7|Bm7 Bb7|Amaj7|Dbm7 C7|Bmaj7|Ebm D7|Dbmaj7|%|Cmaj7|Gb7 C7|Bmaj7|F7 B7|Bbmaj7|E7 Bb7|Amaj7|Amaj7 Ab7 D7| volta ao inicio. No final não toco o ultimo compasso e sustenho Amaj7.
Acho que é isto. De qualquer forma deixo o audio para confirmarem. Peço deste já desculpa por isso estar mal tocado, ha aí uns tempos e uns ritmos que até a mim que doem quando ouço, houve aí um acorde que o ritmo que fiz até doi, mas deiam um desconto porque sou novo nisto e são quase 3 da matina. A ideia também é mostrar a progressão e saber como melhora-la, principalmente o turnaround.
modula____o.mp3 - 1.25MB
Abraço
Posted 17 January 2010 - 17:44
Acho melhorava se o último compasso fosse |Ab7 D7|. Não vejo Porque há-de ter dois tempos de Amaj7 já que tiveste o compasso anterior todo com ele.
É interessante porque vais de G até ao mais longínquo Db (antitónica) onde descansa, para recomeçar a progressão até G outra vez.
O que eu disse é só uma opinião. Podes não concordar.
Força aí.
Fica melhor nos sopros e Dó já está um bocado gasto
www.anteroavila.com
Posted 20 January 2010 - 14:31
Anterix, on Jan 17 2010, 16:44, said:
Acho melhorava se o último compasso fosse |Ab7 D7|. Não vejo Porque há-de ter dois tempos de Amaj7 já que tiveste o compasso anterior todo com ele.
É interessante porque vais de G até ao mais longínquo Db (antitónica) onde descansa, para recomeçar a progressão até G outra vez.
O que eu disse é só uma opinião. Podes não concordar.
Força aí.
Obrigado pela dica. Realmente como tu disseste soa mais natural, mais smooth. Assim fica bem melhor, obrigado pela ajuda
Abraço
Posted 11 January 2011 - 21:13
A duvida que tenho é como colocar acordes diminutos nas modulações.
Fiz esta modulção e até não soa mal, mas já agora gostava de saber a vossa opinião se estou a fugir ás regras.
De F# menor para D maior
F#-C#-F#-C# <2x D-A7-G#dim-C#-F# <2x D-A-Bm-G
Posted 11 January 2011 - 21:42
Quanto à utilização dos diminutos no geral, há dois grandes casos:
1. À distância de um meio tom, como por exemplo Si diminuto-Dó. O Si diminuto aqui vai-se ouvir como o acorde dominante, Sol, mas com esta nota omitida.
2. Modulações para tonalidades afastadas. O facto do acorde diminuto de sétima ser simétrico, podes pegar em qualquer intervalo de quinta que será sempre um trítono, o que permite modulações menos convencionais. Em si diminuto de sétima, si-fá resolve para dó, mas fá-si (ou mi#-si) já pode ser fá sustenido. Ou, enquanto o ouvido espera, em dó maior, que o trítono si-fá seja resolvido para dó, podes utilizar o trítono ré-lá bemol para ir para mi bemol.

Help

MultiQuote