Forumúsica: Intervalos ? - Forumúsica

Jump to content

• (5 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Intervalos ? Rate Topic: -----

#11 User is offline   ThePianoCover 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 17 October 2009 - 14:21

View PostAnterix, on Oct 17 2009, 00:46, said:

ThePianoCover, no teu pos acima onde se lê:

- Intervalos com um 1\2 tom apenas é meio-tom cromático. ex: Dó - Dó#. Atenção que, por exemplo, Dó - Réb não é meio-tom cromático, mas sim 2ª Diminuta.

Deve ler-se 2ª menor, e não 2ª diminuta.

Pois é. Se uma 2a Maior tem 1 tom, então uma 2a menor tem meio-tom. Obrigado. Já alterei :facepalm:
www.youtube.com/ThePianoCover

#12 User is online   Vasckin 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 18 January 2012 - 11:13

bem estão aqui umas explicações que me parecem muito boas vou ler atentamente o que foi aqui mencionado desde já obrigado pessoal ;)
Be the change you want in music

#13 User is online   Vasckin 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 18 January 2012 - 11:13

bem estão aqui umas explicações que me parecem muito boas vou ler atentamente o que foi aqui mencionado desde já obrigado pessoal ;)

#14 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 January 2012 - 12:22

Cuidado com o intervalo Do# - Reb !!! Não é um intervalo de 2ª "duplamente diminuta", é uníssono.

Se estiverem a falar com um músico que toque, por exemplo, um instrumento de corda e que não tenha trastes "violoncelo, contrabaixo, violino..." ele diz-vos que o Do# não é igual ao Reb. Teoricamente são iguais mas os intervalos de 1 tom da escala que utilizamos (de Dó para Ré, por exemplo) são divididos em 9 comas.
Praticamente, todas as notas "#" saem mais altas do que as notas "b". Os instrumentistas têm sempre tendência a puxar para cima as notas que sejam "#" e a baixar as notas que sejam "b".

Para estudar teoria, é tudo igual! Do# é a mesma nota que Reb ;)

Encontrei isto por aí.
http://www.musicaead...z_neto/coma.htm

#15 User is offline   Bruno Petrucci 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 January 2012 - 13:32

Não é assim tão linear!

Dó# e Réb podem ser completamente diferentes, dependendo do ponto de vista que olhamos (ouvimos) para eles. Ou seja, como o diogo craveiro salientou, há diferenças só por si na concepção do que é # e do que é b. Mas, para além disso (e no campo teórico), uma nota ou é Dó# ou é Réb. Não é indiferente. Quando falamos em notas, temos de lhes dar um contexto. Neste caso, o intuito é tê-las como constituintes de uma escala, ou seja, um "campo" que dê sentido a um conjunto de notas. A escala é o contexto. Dito de outra forma, se não tivermos um contexto, vamos tocando notas ao acaso até que, ao fim de um pouco, começa a soar-nos mal. Isto porque as primeiras notas que ouvimos (nem que tenham sido só as primeiras 2) foram-nos levando para um certo contexto (escala). Mas, mais cedo ou mais tarde e devido ao facto de estarmos a tocar ao acaso, uma das notas não se integra no contexto que vinha sendo criado. É o dito "prego", "desafinanço", etc.

Agora a parte que interessa. Por exemplo: numa dada escala, uma das notas constituintes ou é Dó# ou Réb. Não é indiferente. Apesar do som ser igual, na verdade, o nome da nota está definido. Por exemplo, niguém irá aqui dizer que a 3ª Maior do acorde Lá é um Réb. Dirá, e bem, que é um Dó#. Em ambos os casos, a distância entre as 2 notas (Lá e Dó# vs. Lá e Réb) é de 2 tons. Contudo, para irmos de Lá até Dó# andamos 3 graus para a frente (Lá-Si-Dó#), daí se chamar "3ª". Para irmos de Lá até Réb teríamos de andar 4 graus (Lá-Si-Dó-Réb).

Ou seja, na teoria, principalmente, temos de ter em atenção se é um caso ou outro.
Há dias de manhã que à tarde não se deve sair à noite!

#16 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 January 2012 - 13:48

View PostBruno Petrucci, on 18 January 2012 - 13:32, said:

Não é assim tão linear!

Dó# e Réb podem ser completamente diferentes, dependendo do ponto de vista que olhamos (ouvimos) para eles. Ou seja, como o diogo craveiro salientou, há diferenças só por si na concepção do que é # e do que é b. Mas, para além disso (e no campo teórico), uma nota ou é Dó# ou é Réb. Não é indiferente. Quando falamos em notas, temos de lhes dar um contexto. Neste caso, o intuito é tê-las como constituintes de uma escala, ou seja, um "campo" que dê sentido a um conjunto de notas. A escala é o contexto. Dito de outra forma, se não tivermos um contexto, vamos tocando notas ao acaso até que, ao fim de um pouco, começa a soar-nos mal. Isto porque as primeiras notas que ouvimos (nem que tenham sido só as primeiras 2) foram-nos levando para um certo contexto (escala). Mas, mais cedo ou mais tarde e devido ao facto de estarmos a tocar ao acaso, uma das notas não se integra no contexto que vinha sendo criado. É o dito "prego", "desafinanço", etc.

Agora a parte que interessa. Por exemplo: numa dada escala, uma das notas constituintes ou é Dó# ou Réb. Não é indiferente. Apesar do som ser igual, na verdade, o nome da nota está definido. Por exemplo, niguém irá aqui dizer que a 3ª Maior do acorde Lá é um Réb. Dirá, e bem, que é um Dó#. Em ambos os casos, a distância entre as 2 notas (Lá e Dó# vs. Lá e Réb) é de 2 tons. Contudo, para irmos de Lá até Dó# andamos 3 graus para a frente (Lá-Si-Dó#), daí se chamar "3ª". Para irmos de Lá até Réb teríamos de andar 4 graus (Lá-Si-Dó-Réb).

Ou seja, na teoria, principalmente, temos de ter em atenção se é um caso ou outro.

É exactamente isso. Ninguém chama, por exemplo, ao 3º grau da escala de Dó menor, um Re# mas sim um Mib. Tudo tem o seu lugar, o som pode ser igual mas a nota ser diferente. Há que ter isso em atenção e levar esta questão dos intervalos muito a sério. É uma das principais bases teóricas!

#17 User is online   Vasckin 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 11 April 2012 - 22:55

muito fixe :)

#18 User is online   Vasckin 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 11 April 2012 - 23:15

Tenho estudado os intervalos e realmente compreendo agora a sua importancia, comprei o earmaster school e tenho treinado quase todos os dias(desde há cerca de 2 semanas para cá), aquilo tem um exerciceo que te dá os vários intervalos e simplesmente tens de dizer qual é maior nesse safo me super bem apesar se nem sempre conseguir dizer quais os intervalos tocados, no outro em que temos de idenfificar o intervalo tenho algumas dificuldades :( Que melodias é que voçes associam a cada intervalo? tenho melodias para alguns por exemplo, para o Tritono Custumo pensar no Diabo ou no refrão da symphony of destrucion dos megadeth, a 8á è facil de identificar, bem como a 2ª menor, mas no resto já tenho um pouco mais de dificuldade.. algumas músicas para acossiar a cada um deles pessoal? :moscas:

#19 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 12 April 2012 - 12:40

View PostVasckin, on 11 April 2012 - 23:15, said:

Tenho estudado os intervalos e realmente compreendo agora a sua importancia, comprei o earmaster school e tenho treinado quase todos os dias(desde há cerca de 2 semanas para cá), aquilo tem um exerciceo que te dá os vários intervalos e simplesmente tens de dizer qual é maior nesse safo me super bem apesar se nem sempre conseguir dizer quais os intervalos tocados, no outro em que temos de idenfificar o intervalo tenho algumas dificuldades :( Que melodias é que voçes associam a cada intervalo? tenho melodias para alguns por exemplo, para o Tritono Custumo pensar no Diabo ou no refrão da symphony of destrucion dos megadeth, a 8á è facil de identificar, bem como a 2ª menor, mas no resto já tenho um pouco mais de dificuldade.. algumas músicas para acossiar a cada um deles pessoal? :moscas:

(estou a elaborar um ficheiro com alguns MIDIS para te responder; quando tiver meto cá)

#20 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 15 April 2012 - 15:37

Em temperamento igual com 12 tons, que é o mais usado na música ocidental, Ré# e Mib têm o mesmo som. Os nomes diferentes e que correspondem realmente a notas com outro som, são usados noutros temperamentos.

http://en.wikipedia....ual_temperament
http://en.wikipedia....musical_note%29
http://en.wikipedia....wiki/Enharmonic
"A arte é viver da fé
Só não se sabe fé em quê"

Share this topic:

• (5 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4