Posição dos dedos
Posted 13 June 2010 - 22:22
Outra coisa que não foi referida e é importante e aconselhado é o braço e o antebraço fazerem um ângulo próximo dos 90º.
Posted 18 June 2010 - 15:51
shout, on 13 June 2010 - 22:22, said:
Sim, o Shout tem razão. A técnica não depende só dos dedos. O tronco direito, o ângulo de 90º graus entre o braço e o antebraço, o pulso direito (nem descaído nem demasiado elevado), a palma da mão em concha, quase como se tivessem uma bola na mão, etc. Tudo isso ajuda a uma postura correcta.
Posted 02 December 2010 - 03:31
joaoduarte, on 17 April 2010 - 18:40, said:
CSurgy, on Feb 12 2010, 17:37, said:
Eu não sou pianista, desde pequeno que aprendi orgão. Os profs que tive (até nem foram muitos portanto a estatística não é boa) sempre me mandavam aprender primeiro uma só mão, normalmente a direita. Por isso é que hoje em dia a minha mão esquerda é um "trambolho" (não completamente, mas muito mais do que devia). Portanto segue esta sugestão de treinar sempre as duas.
Dizzyoval, on Apr 4 2010, 19:56, said:
Tocar muito e todos os dias, acho que é a solução.
tocar muito e todos os dias, concordo!!
Posted 13 December 2010 - 15:05
Eu sou guitarrista há cerca de 4 anos e comprei recentemente um teclado que me tem mantido entretido. Descobri que tenho uma dificuldade especial em termos de força e coordenação nos dedos 4 e 5 (das duas mão). Alguém me pode sugerir um (ou uns) exercícios de técnica que me possam ajudar a melhorar neste aspecto? ficaria agradecido.
Cumps
Posted 04 January 2011 - 14:06
Senão estiveres mal sentado por exemplo os pés puxados atrás em vez de 90º e começares a embicar para frente é natural por exemplo que os teus pulsos sofram, que o peso caia sobre eles.
Googla um bocado, há várias escolas de técnica e maneiras.
Posted 03 February 2011 - 18:25
novato nisto, on 13 December 2010 - 14:05, said:
Eu sou guitarrista há cerca de 4 anos e comprei recentemente um teclado que me tem mantido entretido. Descobri que tenho uma dificuldade especial em termos de força e coordenação nos dedos 4 e 5 (das duas mão). Alguém me pode sugerir um (ou uns) exercícios de técnica que me possam ajudar a melhorar neste aspecto? ficaria agradecido.
Cumps
Em relação à dificuldade com os dedos de uma mão o que te posso aconselhar é a fazer uns arpegios e umas escalas. Com um pouco de pratica consegues facilmente esse controlo. O que eu acho que pode ser mais dificil é a coordenaçao das duas mãos. Pelo menos para mim foi. Porque às vezes a tocar piano parece que se toca quase duas musicas diferentes. No principio o que eu fiz foi pegar em algumas musicas. Ate podes ir ao youtube, tem la montes de tutoriais, ou entao lendo partituras e como o meu teclado tem recorder em gravava por exemplo a mao direita e depois carregava play e tocava so com a mao esquerda, ou ao contrario. Parece que nao mas ajudou-me bastante este tipo de truques. Em relaçao à posiçao dos dedos nao sei bem que te diga. É como te sentires melhor, mas o mais correcto é teres a palma da mao alta e nao quase deitada no teclado
This post has been edited by redzinx: 03 February 2011 - 18:27
Posted 14 July 2011 - 19:21
Fiquei quase 15 anos sem tocar, agora já comprei um piano que dá para retomar o que tinha iniciado.
Passei por muitos professores de piano, os últimos foram na Academia de Amadores de Música de Lisboa (Lopes Graça).
Ensinaram-me sempre a tocar, no início com as duas mãos em separado e com diferentes ritmos.
Exercícios e exercícios de vários manuais que já foram aqui referidos.
Posição correcta de postura de antebraço de pulso e mão (o que diziam era para fingir que tinha um ovo dentro da mão).
Escalas várias, maiores, menores, cromáticas,...
Insistir com os diferentes ritmos, ex. 2 colcheias, 2 mínimas, o inverso, etc.
Tocas todos os dias pelo menos 1h por dia.
Quando tenho mais dificuldades de coordenação insisto nos exercícios e nos ritmos e na paciência.

Help

MultiQuote