Forumúsica: Suporte para teclados/monitores/módulos - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Suporte para teclados/monitores/módulos Ergonomia

#1 User is offline   whisperdancer 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 10 February 2010 - 01:43

Boas.

Não sei se esta é a secção certa, mas aqui vai:

Tenho muito pouco espaço em casa para colocar os instrumentos que tenho, e não tendo encontrado nenhum suporte que servisse para todos (e aqueles que encontrei são bastante caros), decidi fazer um.
O equipamento é o seguinte:

- Piano digital Yamaha P120
- Sintetizador Quasimidi Sirius
- Módulo de sons Yamaha TG33
- Mesa de mistura Yamaha MW8cx
- Monitores Event ALP5
- Subwoofer Event S100

A minha questão prende-se com a ergonomia do suporte, especialmente no teclado que terá que ficar por cima do piano.

Qual a inclinação indicada para um teclado na parte superior?
Qual a altura máxima que deverá ficar de forma a se poder tocar sentado (num banco de piano).

Como vou desenhar o suporte para depois o fabricar, comecei por desenhar os instrumentos.

Para dar uma ideia do que penso ser a posição final (exceptuando o ângulo e altura correcta do Quasimidi):

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

O piano está à altura correcta do chão (a mesma que tem o suporte original da Yamaha).
A mesa de mistura e o módulo vão apoiados numa base com corrediças, para serem puxados para fora.
Falta-me o resto...

Alguma sugestão?
Yamaha P-120, Quasimidi Sirius, GEM Genesys XP, Yamaha MW8cx, Event ALP5+S100
Velharias: Farfisa F1, Yamaha MC200

#2 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 14 February 2010 - 19:27

Viva,

Parabéns pelas fotos e força para a construção do mobiliário/suporte.

Eu tenho um suporte Konig Meyer - Spider Pro, com um piano digital (yamaha s80)nos braços de baixo e um sintetizador (virus kb) no braço de cima. São semelhantes aos teus , em termos de ergonomia O suporte de cima tem um ângulo de 15ºC. Gostava que tivesse um angulo maior que 15ºC (uns 20-25ºC???), porque ao tocar sentado no piano digital tenho que levantar um pouco a cabeça para ver o menu do virus. Posso sempre baixar a altura do suporte de cima, mas infelizmente tapa-me o yamaha...
espero que não tenhas este problema, é um problema minimo; mas como vais contruir de raiz, pondera todos os problemas.

#3 User is offline   whisperdancer 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 16 February 2010 - 16:22

Obrigado pela resposta.

Já tinha visto esse suporte, e é bastante bonito.
No entanto não tenho em casa espaço para o colocar, e queria esconder a fialhada toda no suporte, de forma a ficar tudo integrado.

Tentei simular com um modelo (neste caso, com quase 2m de altura e a calçar um sapato 50... :facepalm: ), com um ângulo de 28º (o que me parece exagerado) e com as colunas na posição correcta:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Já tentei começar com a estrutura, mas faltam-me ideias para a zona inclinada...

#4 User is offline   JohnKeeL(R) 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 18 February 2010 - 12:36

Acho que devias meter as colunas mais altas, o ideal para as colunas até era fazer tipo aqueles suportes com tubo que desse para regular a altura.
Segundo sei sobre colocação de colunas deves ter o tweeter à altura dos ouvidos. É um pormenor mas já que vais fazer então fazes tudo à maneira.

#5 User is offline   Nelito 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 18 February 2010 - 21:58

Porque não fazes o suporte em L (o que eu quero dizer com isto é: teres metade dos dispositivos que queres usar na tua direita e o resto na frente )?

View Posttyberh, on 16 February 2011 - 14:36, said:

Bem, vou ali inscrever-me no fórum da Autohoje para dizer que andar a pé é que é.

#6 User is offline   whisperdancer 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 24 March 2010 - 12:59

Update:

Já tenho qualquer coisa.

Falta só saber o orçamento para ver se vale a pena.
Optei por fazer o suporte com tampos, em vez de elementos estruturais em aço, e já preparado para um stage piano maior, pois qualquer dia posso mudar de teclado e fico agarrado.
O suporte é desmontável, tendo só soldadas as partes laterais. A união entre a esquerda e direita é aparafusada.
Como o TG33 já foi vendido, fico com uma base suplente para alguma eventualidade.

Para a parte superior, resolvi fazer um suporte ajustável através de 8 parafusos. Prefiro que fique seguro a que seja rápido a alteração, pois como não é para mexer depois de montado, não há problema.
Assim posso mudar o ângulo e a profundidade do teclado superior.

Falta só uma chapa a colocar na zona traseira, que vai albergar os cabos e a ligação eléctrica, de forma a que fiquem escondidos e a coisa fique mais limpa.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

This post has been edited by whisperdancer: 24 March 2010 - 13:01

#7 User is offline   whisperdancer 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 10 May 2011 - 00:29

Bem pessoal, por falta de tempo e após de ter passado mais de um ano, algumas novidades acerca do suporte.
Custo: 140€ da parte metálica já lacada a preto fosco, 45€ em corrediças (telescópicas), a madeira foi oferecida, bem como os parafusos.

Só o esqueleto:

Posted Image

Já com a madeira, que também faz de travamento do conjunto:

Posted Image

E finalizado:

Posted Image

Posted Image

As prateleiras dos monitores mudaram um pouco, para conseguir colocar um teclado maior no futuro, caso necessário. Uma das prateleiras que ia levar um Yamaha TG33 (entretanto vendido) passou a levar um Gem Genesys XP, algo pesado, mas que assenta bem no conjunto.

O Subwoofer na parte inferior, com a cablagem presa no suporte com abraçadeiras, através de umas peças com um furo para o efeito (o fio solto em cima é de um jack ligado à mesa para um leitor MP3):

Posted Image

Prateleiras abertas:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Corrediças das prateleiras:

Posted Image

Suporte ajustável do teclado superior - está extremamente rígido (não mexe nem 1mm) e permite ajuste em profundidade e inclinação:

Posted Image

Visão a partir do olho de quem se senta:

Posted Image

Não ficou mal e permite ter tudo num espaço compacto, ficando a maioria dos cabos escondidos. Ergonómicamente está bastante bom. Dá é um pouco de trabalho porque se tem que fabricar tudo e andar atrás das peças.

A parte da cablagem é um pesadelo. A juntar aos cabos áudio, ter 4 transformadores mais 4 fichas 220V não ajuda. Coloquei uma ficha múltipla (com filtros de ruído) só para a mesa de mistura, os monitores e o subwoofer, pois assim posso desligar tudo de uma só vez.

Vamos ver agora é se tenho tempo para meter as mãos nos instrumentos...

This post has been edited by whisperdancer: 10 May 2011 - 01:10

#8 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 07 December 2011 - 17:22

Só agora vi a finalização do teu suporte / mesa de estudio.
Ficou com muito bom aspecto.
E os cabos todos arrumados... muito limpinho.

#9 User is offline   speicherspule 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 07 December 2011 - 21:47

Muito bom!
Ficou mesmo com um aspecto clean, e uma vontade imensa de tocar com esse setup :P

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users