Orquestração Arranjo de cordas
Posted 26 February 2010 - 20:05
Preciso da vossa ajuda.
Estou a compor um arranjo de cordas para a "balada" do EP da minha banda.
Estou num meio que desconheço. Eu já a compus, soa-me bem, mas não faço ideia dos movimentos das cordas.
Sou amante de música clássica, tenho como referência nesse aspecto "air on a G string" de Bach.. Mas, compor é outra historia.
A música é composição minha, tenho noções ligeiramente desenvolvidadas de teoria musical mas como disse, não sei como se movimentam as cordas ou como se devem movimentar.
o arranjo consiste em Violino, Viola d'arco e Violoncelo.
Digam-me, existem "regas", "coisas a evitar" quando se faz um arranjo de cordas?
Obrigado
Posted 27 February 2010 - 00:56
Se vais imprimir uma partitura para dares a músicos para gravar, aí a conversa é outra. Há muitas coisas que tens de ter em atencao. Nao é fácil enumerá-las em menos de umas largas centenas de palavras...
This post has been edited by persona: 27 February 2010 - 00:57
Posted 27 February 2010 - 21:32
Diminuto, on Feb 26 2010, 18:05, said:
Preciso da vossa ajuda.
Estou a compor um arranjo de cordas para a "balada" do EP da minha banda.
Estou num meio que desconheço. Eu já a compus, soa-me bem, mas não faço ideia dos movimentos das cordas.
Sou amante de música clássica, tenho como referência nesse aspecto "air on a G string" de Bach.. Mas, compor é outra historia.
A música é composição minha, tenho noções ligeiramente desenvolvidadas de teoria musical mas como disse, não sei como se movimentam as cordas ou como se devem movimentar.
o arranjo consiste em Violino, Viola d'arco e Violoncelo.
Digam-me, existem "regas", "coisas a evitar" quando se faz um arranjo de cordas?
Obrigado
Envia-me o que fores fazendo que ajudarei ou darei a minha opinião no que estiver ao meu alcance.
2 violinos, viola e violoncelo seria, talvez, mais fácil...
Quanto a regras, depende muito do que tu queres... O que soa bem em certos contextos pode soar fraco ou ridículo noutros...
Só ouvindo e opinando.
Fica melhor nos sopros e Dó já está um bocado gasto
www.anteroavila.com
Posted 12 May 2010 - 12:30
PCanas, on Mar 3 2010, 15:16, said:
Abraços!!
sim eu tambem tenho essa duvida como voces fazem as orquestrações?
eu tou a falar como sabem que esta ou aquela nota fica bem num instrumento?
Posted 12 May 2010 - 14:16
Dizzyoval, on May 12 2010, 12:30, said:
Ou realmente sabes alguma coisa de teoria e sabes que certas notas de certeza que ficam bem em certos sítios, ou então é uma espécie de tentativa e erro; depois tens notas que não ficam bem num determinado sítio mas que funcionam muito bem como notas de passagem, mesmo não soando bem naquele sítio específico...
edit: entretanto, se não têm problemas com o inglês e se tê muita paciência, dêem uma olhadela nisto: Principles of Orchestration
This post has been edited by PCanas: 12 May 2010 - 14:22
Posted 12 May 2010 - 23:04
PCanas, on May 12 2010, 14:16, said:
Dizzyoval, on May 12 2010, 12:30, said:
Ou realmente sabes alguma coisa de teoria e sabes que certas notas de certeza que ficam bem em certos sítios, ou então é uma espécie de tentativa e erro; depois tens notas que não ficam bem num determinado sítio mas que funcionam muito bem como notas de passagem, mesmo não soando bem naquele sítio específico...
edit: entretanto, se não têm problemas com o inglês e se tê muita paciência, dêem uma olhadela nisto: Principles of Orchestration
o meu problema é sobretudo colocar as notas dos acordes nos instrumentos certos?
tipo numa banda tonica tuba e as terceiras e quinta meto onde? é isto que me faz confusão como se faz?
Posted 13 May 2010 - 12:14
Dizzyoval, on May 12 2010, 23:04, said:
o meu problema é sobretudo colocar as notas dos acordes nos instrumentos certos?
tipo numa banda tonica tuba e as terceiras e quinta meto onde? é isto que me faz confusão como se faz?
Sim, normalmente as tónicas ficam no baixo, se bem que em alguns casos (e vê-se muito no jazz, por exemplo) o baixo dá outras notas que não a tónica; podes também criar grooves no baixo usando as três notas do acorde e a sétima; mas para simplificar pode ficar com a tónica; as terceiras e quintas é espalhar por aí, neste caso penso que seja indiferente em que instrumento metes; depois podes também usar outras notas que não as terceiras e quintas dos acordes, para servirem de passagem ou para darem outra cor à música; posso-te dar o exemplo de uma "orquestração" que estou a fazer: vê aqui. Para além do piano (que uso como base para o resto) meti 1 flauta, 2 trompas, 2 trompetes, 1 trombone, 2 violinos, 2 cellos e 1 baixo; ainda não está completo, mas já dá para ver que nem todos estão a tocar a melodia ou a dar as notas dos acordes, há notas pelo meio (principalmente nas trompas) que vão fazendo uma frase muito simples e que dão uma cor completamente diferente...
edit: uma vez que o som do link é MIDI, é normal que não se perceba muito bem certas coisas, mas eu depois quando acabar (não deve faltar muito) meto aqui o pdf com a partitura.
This post has been edited by PCanas: 13 May 2010 - 12:17
Posted 13 May 2010 - 12:44
PCanas, on May 13 2010, 12:14, said:
Dizzyoval, on May 12 2010, 23:04, said:
Sim, normalmente as tónicas ficam no baixo, se bem que em alguns casos (e vê-se muito no jazz, por exemplo) o baixo dá outras notas que não a tónica; podes também criar grooves no baixo usando as três notas do acorde e a sétima; mas para simplificar pode ficar com a tónica; as terceiras e quintas é espalhar por aí, neste caso penso que seja indiferente em que instrumento metes; depois podes também usar outras notas que não as terceiras e quintas dos acordes, para servirem de passagem ou para darem outra cor à música; posso-te dar o exemplo de uma "orquestração" que estou a fazer: vê aqui. Para além do piano (que uso como base para o resto) meti 1 flauta, 2 trompas, 2 trompetes, 1 trombone, 2 violinos, 2 cellos e 1 baixo; ainda não está completo, mas já dá para ver que nem todos estão a tocar a melodia ou a dar as notas dos acordes, há notas pelo meio (principalmente nas trompas) que vão fazendo uma frase muito simples e que dão uma cor completamente diferente...
edit: uma vez que o som do link é MIDI, é normal que não se perceba muito bem certas coisas, mas eu depois quando acabar (não deve faltar muito) meto aqui o pdf com a partitura.
Sim eu tambem ando a fazer uma peça para banda
2 Flautas, 3 Clarinetes, 2 sax altos, 1 sax tenor, 1 soprano, 1 baritono, 3 trompetes, 4 trombones, 3 trompas, 1 tuba, e percussão
E até agora vai um bocado mal, não consigo passar do piano para o resto, ja tem a introdução feita o que não é mau
quando tiver mais a frente mostro, ah e a tua composição ta a ficar bacana, muito mesmo
Posted 14 May 2010 - 12:43
Dizzyoval, on May 13 2010, 12:44, said:
Sim eu também ando a fazer uma peça para banda
2 Flautas, 3 Clarinetes, 2 sax altos, 1 sax tenor, 1 soprano, 1 barítono, 3 trompetes, 4 trombones, 3 trompas, 1 tuba, e percussão
E até agora vai um bocado mal, não consigo passar do piano para o resto, já tem a introdução feita o que não é mau
quando tiver mais a frente mostro, ah e a tua composição ta a ficar bacana, muito mesmo
Passar do piano para os outros é fácil quando temos só 3 ou 4 instrumentos adicionais, não temos muito com que "brincar"; quando temos mais gente para tocar torna-se mais complicado; tenta fazer como disse e meter uns a fazer a melodia e outros a encher (harmonia) não necessariamente com as notas dos acordes, podem ser outras; quais outras? vais experimentando; ao ires experimentando, descobres coisas novas e ficas a perceber de onde vêm certas sonoridades
Quanto à minha composição, obrigado pelo comentário, mas a composição não é minha, é uma adaptação desta música; o que se ouve no vídeo é de certa forma parecido com o arranjo que estou a fazer, mas juro que só vi o vídeo depois de ter começado e que não adaptei o que tinha feito depois de ouvir o vídeo, saiu-me logo assim

Help

MultiQuote