Forumúsica: teclistas em vias de extinção?¿ - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

teclistas em vias de extinção?¿

#31 User is offline   redzinx 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 03 February 2011 - 19:03

View PostRhiannon, on 15 January 2011 - 16:23, said:

@Drill

Desculpa. Não me tinha apercebido que estavas a responder aquela frase em particular. Tens razão.

É que há muitos gênios por aí (já apanhei alguns) que acham o piano muito mais fácil porque é só "bateres nas teclas" para sair som.... E isso irrita um bocadito x)

Cada Instrumento tem a sua dificuldade, a dificuldade principal do piano e teclado é a pessoa ter que ler duas pautas ao mesmo tempo e toca-las impecavelmente. Isso e ser um instrumento muito pesado para andar a arrastar por aí......(e muito mais caro)
Sem duvida. Tocar acordes é facil. O pior é mesmo quando se toca quase 2 musicas diferentes ao mesmo tempo concordo. Muito pessoal que toca guitarra aprende sozinho e tal, nao sabe ler partituras. Porque com as tabs eles safam-se mas o problemas é que no piano nao há outra maneira de ler musica sem ser pelas partituras e sejamos realistas é bem mais dificil. Por isso é que tabs nao faltam por ai. Mas sheetmusics nao há assim tantas, principalmente free. Acho que tambem tem a ver com o instrumento para ser sincero. Talvez a guitarra atraia mais pessoas que o piano :/...

#32 User is offline   ObiWanCannabis 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 14 November 2011 - 14:07

Acho que há poucos teclistas comparando com por exemplo guitarristas. Mas em extinção não me parece. Também houve uma altura numa banda em que eu estava, que por mais que se procurasse não se encontrava um baixista.

E quanto ao trabalho. Bom eu já toquei vários estilos de música, em várias bandas e a solo, inclusivamente também já toquei em casamentos, bandas de covers para ir aos bares e às festas de finalistas, há uns anos atrás. Depois por uma questão de preferência comecei a trabalhar noutra área como compositor/músico a solo. Como muitos, não é que não queira tocar em bandas, mas a verdade é que tem mesmo de ser algo que valha a pena e que haja tempo livre.

This post has been edited by ObiWanCannabis: 14 November 2011 - 14:09

#33 User is offline   duca2208 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 15 November 2011 - 03:48

View Postredzinx, on 03 February 2011 - 18:03, said:

Sem duvida. Tocar acordes é facil. O pior é mesmo quando se toca quase 2 musicas diferentes ao mesmo tempo concordo. Muito pessoal que toca guitarra aprende sozinho e tal, nao sabe ler partituras. Porque com as tabs eles safam-se mas o problemas é que no piano nao há outra maneira de ler musica sem ser pelas partituras e sejamos realistas é bem mais dificil. Por isso é que tabs nao faltam por ai. Mas sheetmusics nao há assim tantas, principalmente free. Acho que tambem tem a ver com o instrumento para ser sincero. Talvez a guitarra atraia mais pessoas que o piano :/...

Corrijam-me se estiver enganado, mas as tabs do guitar pro são acompanhadas por uma pauta. Portanto um teclista pode aprender as teclas de uma música pelo guitar pro, no fundo são sheetmusics.

#34 User is offline   zanman777 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 15 November 2011 - 19:50

View Postredzinx, on 03 February 2011 - 18:03, said:

View PostRhiannon, on 15 January 2011 - 16:23, said:

@Drill

Desculpa. Não me tinha apercebido que estavas a responder aquela frase em particular. Tens razão.

É que há muitos gênios por aí (já apanhei alguns) que acham o piano muito mais fácil porque é só "bateres nas teclas" para sair som.... E isso irrita um bocadito x)

Cada Instrumento tem a sua dificuldade, a dificuldade principal do piano e teclado é a pessoa ter que ler duas pautas ao mesmo tempo e toca-las impecavelmente. Isso e ser um instrumento muito pesado para andar a arrastar por aí......(e muito mais caro)

Eu confesso que outrora também já pensei que o piano fosse mais fácil. :P Principalmente nos meus momentos de desespero no treino de guitarra :lindo: . Mas depois de pensar melhor no assunto percebi que não é mais fácil, é apenas diferente. Talvez o piano seja mesmo mais novice-friendly. Acho que é sem dúvida um instrumento muito mais propício para se ensinar a teoria musical: a disposição das notas no teclado do piano é muito mais sistematizada do que no braço da guitara.
Mas depois o piano também tem os seus caprichos: uns acordes têm teclas pretas, outros não... E para quem queira aprender as escalas, tem que memorizar cada escala e as suas teclas pretas. A dificuldade principal será, apesar disso, a concomitância das mãos - basicamente tem que se ter duas mãos direitas :P. Claro que na guitarra também há peças musicais que requerem tocar com vários dedos trechos melódicos + rítmicos diferentes, mas não será tão frequente nem tão "extenso" como no piano.
A guitarra tem como principal capricho ter pelo menos 3 formas diferentes (as principais, que eu conheço!) de tocar o mesmíssimo acorde, em sítios diferentes do braço (e sem ser em oitavas diferentes). Outra dificuldade é conhecer as notas do braço da guitarra. As notas estão virtualmente semeadas em dia de tempestade pelo braço fora :P. A vantagem da guitarra é ser essencialmente um instrumento de transposição: conhecida a forma de um acorde, sabe-se a forma de todos; conhecida uma escala, sabe-se todas. Basta fixar a posição do acorde/escala no braço.

Porque há mais gente a ir para a guitarra do que para o piano? Provavelmente por duas coisas: 1) os heróis da música (a malta que é filmada no solo, e que está mais à frente no palco) normalmente tem uma guitarra a tiracolo, o pianista/teclista está lá atrás escondido na penumbra. 2) Quem começa a tocar um instrumento, muitas vezes, tem pavor da teoria musical, quer é começar a tocar! Como o (ensino do) piano está muitas vezes acoplado ao (ensino da) teoria, foge muita gente para as seis cordas. :P
Posted Image

#35 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 November 2011 - 14:08

O grande problma dos teclistas é que demoram 3 ou 4 vezes mais para sacar uma música do que os outros. Se eu fosse guitarrista não precisava de escrever quase nada. Quando são músicas com acordes dentro da tonalidade, como tenho alguma formação auditiva, não preciso de escrever. Ousso, vejo as relações e está feito. Nos pimbas então era só perguntar: em que tom queres? I, IV e V grau, na maior parte das vezes... Que querem melhor?

Os teclistas não. Carregam com solos, carregam com a parte de fazer sons ao pintelho para casa música, carregam muitas coisas atrás. São duas realidades diferentes. Além de que um guitarrista se não lhe apetecer tocar e for dar uma mijinha ou fumar um cigarrito não há grande problema (quando não tem solos e são 2 guitarristas no grupo). O teclista grama o baile inteirinho agarrado ao piano porque sola em tudo e mais alguma coisa. Quando não sola, tem que fazer vozes e dar enchimento...

Hoje em dia, quem não quer trabalhar muito, arranja um bom teclado que tenha sampler e mete para lá tudo. É uma forma simples de aguentar uma actuação sempre a rir e sempre bem disposto. Nunca erra uma nota, nunca se chateia porque não erra o solo, não erra em quase nada ou mesmo em nada. A música soa a máquina mas 90% do público nem sequer sabe que o teclado tem botões milagrosos, entre eles o play e o stop, que ajudam em algumas coisas.

ah, os teclistas não aprendem teclas, aprendem relações! Os botões milagrosos de transpose nem sempre acompanham um teclado e, quando não os há, há que fazer continhas e o solo tem que sair na mesma, com 5 teclas pretas ou sem nenhuma.

zanman777, fogem para as 6 cordas e quando acham que são muitas fogem para as 4 do baixo. Acho cómico é que depois de 2 ou 3 aulas começam a ver que o professor tem um baixo de 5 ou 6 cordas e também querem ter um porque com aquele de 4 já não dá para tocar eheh

This post has been edited by diogo craveiro: 16 November 2011 - 14:15

#36 User is offline   Stormbringer 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 November 2011 - 16:46

Thumbs UP
Adorei a resposta, então no ultimo paragrafo parti a moca a rir.... isto porque sou baixista e teclista!

#37 User is offline   lcosta 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 15 January 2012 - 11:47

Não sei se os teclistas estão em vias de extinção mas o que eu sei é que ou são mal compreendidos ou não são devidamente apreciados.

Fui fazer audições a algumas bandas e, talvez por influencias do pessoal que só toca com MIDIs, muitas delas queriam que o teclista reproduzisse em certas músicas sons de piano, orgão, saxofone, clarinete, etc... etc... E que se tocasse exactamente igual ao disco. Em meu entender, se alguém quiser ouvir as músicas exactamente iguais ao disco compra o disco. O que se deve (pode) é dar uma interpretação própria à música que se quer reproduzir. Até porque Rick Wakemann, Keith Emmerson, Jon Lord e tantos outros são eles próprios. E um teclista (que em Portugal tem que ter outra profissão para sobreviver) dificilmente conseguirá reunir em si as caracteristicas de interpretação de todos estes excelentes músicos.

Para quem percebe um pouco de música e quer fazer algo com qualidade sabe que tocar piano tem uma técnica, tocar orgão tem outra e o mesmo se aplica aos restante instrumentos acima mencionados.

Depois realmente temos a questão dos preços e, por vezes, do espaço ocupado. Uma guitarra electrica pode ser bastante mais barata do que um teclado (depende da classe e da marca da guitarra) e guarda-se facilmente. Adicionam-se uns quantos pedais de efeitos e... temos um grande som.
Já um teclado, além do preço ainda temos a questão do espaço. Teclados tenho vários, principalmente Korg. A minha mais recente aquisição (há 3 dias atrás) foi um Hammond de 2 teclados (um SK 2) que agora tenho que começar a explorar e a tentar obter as sonoridades a que este tipo de orgão nos habituou ao longo do tempo.

Uma outra questão (embora talvez um pouco marginal a tudo isto) prende-se com a idade e, portanto, com as referencias musicais que cada um tem ou que se vão adquirindo. Embora John Mayall tenha 70 anos e muitos dos musicos dos Rolling Stone estejam à beira dessa idade, tenho sentido em Portugal que é dificil a um musico à beira dos 60 ser aceite por jovens de 20 ou 30.

Cumprimentos a todo o pessoal do forum.

#38 User is offline   lcosta 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 15 January 2012 - 11:49

Não sei se os teclistas estão em vias de extinção mas o que eu sei é que ou são mal compreendidos ou não são devidamente apreciados.

Fui fazer audições a algumas bandas e, talvez por influencias do pessoal que só toca com MIDIs, muitas delas queriam que o teclista reproduzisse em certas músicas sons de piano, orgão, saxofone, clarinete, etc... etc... E que se tocasse exactamente igual ao disco. Em meu entender, se alguém quiser ouvir as músicas exactamente iguais ao disco compra o disco. O que se deve (pode) é dar uma interpretação própria à música que se quer reproduzir. Até porque Rick Wakemann, Keith Emmerson, Jon Lord e tantos outros são eles próprios. E um teclista (que em Portugal tem que ter outra profissão para sobreviver) dificilmente conseguirá reunir em si as caracteristicas de interpretação de todos estes excelentes músicos.

Para quem percebe um pouco de música e quer fazer algo com qualidade sabe que tocar piano tem uma técnica, tocar orgão tem outra e o mesmo se aplica aos restante instrumentos acima mencionados.

Depois realmente temos a questão dos preços e, por vezes, do espaço ocupado. Uma guitarra electrica pode ser bastante mais barata do que um teclado (depende da classe e da marca da guitarra) e guarda-se facilmente. Adicionam-se uns quantos pedais de efeitos e... temos um grande som.
Já um teclado, além do preço ainda temos a questão do espaço. Teclados tenho vários, principalmente Korg. A minha mais recente aquisição (há 3 dias atrás) foi um Hammond de 2 teclados (um SK 2) que agora tenho que começar a explorar e a tentar obter as sonoridades a que este tipo de orgão nos habituou ao longo do tempo.

Uma outra questão (embora talvez um pouco marginal a tudo isto) prende-se com a idade e, portanto, com as referencias musicais que cada um tem ou que se vão adquirindo. Embora John Mayall tenha 70 anos e muitos dos musicos dos Rolling Stone estejam à beira dessa idade, tenho sentido em Portugal que é dificil a um musico à beira dos 60 ser aceite por jovens de 20 ou 30.

Cumprimentos a todo o pessoal do forum.

#39 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 15 January 2012 - 19:04

As questões levantadas são verídicas e são grande parte das dficuldades que temos. Eu acho que não é o facto de não sermos compreendidos, é o facto de não sermos encarados como o que somos: pessoas com 2 braços a desempenhar o trabalho de 8 pessoas e 16 braços (2 cada uma). É aqui que reside o principal problema! Ningém pede a um guitarrista que faça o solo da Black magic woman com strings no pé direito, pad's no pé esquerdo e a fumar com o naríz.

Nós, se desempenharmos bem a nossa função, somos autênticas máquinas! Durante uma actuação fazemos o trabalho de quantos músicos? Poupamos quanto dinheiro ao patrão (dono do material e do "nome" do grupo musical)? Quanto foi o investimento do material com que estamos a tocar? ... E no fim, somos reconhecidos por isso? NÃO!!! Ganhamos o mesmo, somos os que nos enganamos mais (porque temos 150 solos e os outros só têm 15), etc...

Não passamos de músicos como os outros, aos olhos de muita gente, mas temos que fazer muito mais do que os outros e é-nos exigido muito mais! Temos solos em tudo o que é música, temos "aquele" som para cada frase que fazemos e, numa música, às vezes são 5 ou 6 sons diferentes! Temos aquelas dificuldades de programação que ninguém quer ter! Resumindo, é muito mais do que ir no carro a ouvir a música e poder "tira-la" (vocalistas) ou passar 70% das músicas a serrar acordes (guitarristas) ou passar as músicas a abanar o capacete e a sentir o balanço (baixista)... Não falo dos bateristas porque, os que querem fazer o seu trabalho bem feito, têm algum trabalho rítmico e são as pessoas que têm que ter uma orientação rítmica mais do que pronta a responder a tudo o que lhes é pedido.

Entre muitos mais aspectos, é isto que falta, é isto que não é comparável. Ninguém se dá ao trabalho de ver o que o teclista passa em casa a fazer sons, a fazer aquele pormenor do solo "não sei quê", aquele acompanhamento "assim e assado"... Parece que somos queixinhas mas é a verdade! É isto que ninguém vê e é por isto que é muito mais fácil tocar outro instrumento.
Por definição, tocar Piano é difícil e é chato! Fazer acordes no bacalhau é muito mais fácil e dá mais dinheiro ;)

#40 User is offline   D.Gilmour 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 27 February 2012 - 00:07

Olhando para o título deste tópico, só me apetece responder que sim lol, tantas foram as tentativas que fiz, e ainda hoje faço á procura de um teclista para Rock Progressivo. Sou guitarrista-compositor, e portanto arranho um bocadinho de cada instrumento quando estou no momento da composição, e a sensação que tenho, quando teclistas ouvem o material que tenho gravado para tocar, é que acham aquilo muito minimalista (as partes do teclado) e portanto não dá, porque não dá para mostrar skill no teclado... pois bem, apesar da minha tenra idade, sou daqueles que aprecia a simplicidade, quando esta se carrega de significância "simplicity its not stupidity" já dizia o Steve Jordan.
Por isso se por ventura algum teclista aqui deste forum estiver interessado em entrar no projecto sério, totalmente em português, até que podia falar comigo, e marcávamos alguma coisa. (se quiserem ouvir as músicas myspace.com/pedroqueridomusica

Um abraço a todos.

Perdoem o off-topic!

Pedro
"Money, it's a crime.
Share it fairly but don't take a slice of my pie."

by Pink Floyd "Money" (The Dark Side of the Moon)

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

5 User(s) are reading this topic
0 members, 5 guests, 0 anonymous users