redzinx, on 03 February 2011 - 18:03, said:
Rhiannon, on 15 January 2011 - 16:23, said:
@Drill
Desculpa. Não me tinha apercebido que estavas a responder aquela frase em particular. Tens razão.
É que há muitos gênios por aí (já apanhei alguns) que acham o piano muito mais fácil porque é só "bateres nas teclas" para sair som.... E isso irrita um bocadito x)
Cada Instrumento tem a sua dificuldade, a dificuldade principal do piano e teclado é a pessoa ter que ler duas pautas ao mesmo tempo e toca-las impecavelmente. Isso e ser um instrumento muito pesado para andar a arrastar por aí......(e muito mais caro)
Sem duvida. Tocar acordes é facil. O pior é mesmo quando se toca quase 2 musicas diferentes ao mesmo tempo concordo. Muito pessoal que toca guitarra aprende sozinho e tal, nao sabe ler partituras. Porque com as tabs eles safam-se mas o problemas é que no piano nao há outra maneira de ler musica sem ser pelas partituras e sejamos realistas é bem mais dificil. Por isso é que tabs nao faltam por ai. Mas sheetmusics nao há assim tantas, principalmente free. Acho que tambem tem a ver com o instrumento para ser sincero. Talvez a guitarra atraia mais pessoas que o piano :/...
Eu confesso que outrora também já pensei que o piano fosse mais fácil.

Principalmente nos meus momentos de desespero no treino de guitarra

. Mas depois de pensar melhor no assunto percebi que não é mais fácil, é apenas diferente. Talvez o piano seja mesmo mais novice-friendly. Acho que é sem dúvida um instrumento muito mais propício para se ensinar a teoria musical: a disposição das notas no teclado do piano é muito mais sistematizada do que no braço da guitara.
Mas depois o piano também tem os seus caprichos: uns acordes têm teclas pretas, outros não... E para quem queira aprender as escalas, tem que memorizar cada escala e as suas teclas pretas. A dificuldade principal será, apesar disso, a concomitância das mãos - basicamente tem que se ter duas mãos direitas

. Claro que na guitarra também há peças musicais que requerem tocar com vários dedos trechos melódicos + rítmicos diferentes, mas não será tão frequente nem tão "extenso" como no piano.
A guitarra tem como principal capricho ter pelo menos 3 formas diferentes (as principais, que eu conheço!) de tocar o mesmíssimo acorde, em sítios diferentes do braço (e sem ser em oitavas diferentes). Outra dificuldade é conhecer as notas do braço da guitarra. As notas estão virtualmente semeadas em dia de tempestade pelo braço fora

. A vantagem da guitarra é ser essencialmente um instrumento de transposição: conhecida a forma de um acorde, sabe-se a forma de todos; conhecida uma escala, sabe-se todas. Basta fixar a posição do acorde/escala no braço.
Porque há mais gente a ir para a guitarra do que para o piano? Provavelmente por duas coisas: 1) os heróis da música (a malta que é filmada no solo, e que está mais à frente no palco) normalmente tem uma guitarra a tiracolo, o pianista/teclista está lá atrás escondido na penumbra. 2) Quem começa a tocar um instrumento, muitas vezes, tem pavor da teoria musical, quer é começar a tocar! Como o (ensino do) piano está muitas vezes acoplado ao (ensino da) teoria, foge muita gente para as seis cordas.