Forumúsica: Guitarrista completo? - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Guitarrista completo? Rate Topic: -----

#1 User is offline   Garkie 

• 180 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 17 February 2003 - 19:55

Bem, kurtia ke me dissessem o ke precisa um guitarrista para se considerar um guitarrista completo em nivel de tecnica, ke exercicios se devem practicar para atingir essas capacidades.
Ritmo, ataques, ligados, bends, a velocidade...e kual dessas capacidades consideram ser uma das mais proponderantes para um guitarrista ser considerado um "bom guitarrista".

#2 User is offline   Zorbas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 17 February 2003 - 21:03

Eu acho que o mais importante é teres a tua própria voz na guitarra. Há porradas de gajos por esse mundo fora que conseguem tocar os arpeijos, tapings e shreds todos mas só sabem imitar Vai, Satriani e companhia limitada. É muito raro mesmo veres um gajo a tocar com voz própria na guitarra. Acho que isso é o mais importante (digam lá se eu nÃo sou repetitivo). Claro que para fazeres isso tens que ter confiança na técnica que queres usar mas isso não quer dizer que tenhas que aprender todos os truques (a não ser claro que isso faça parte do teu som) e teoria que há.
Acho que basicamente deves aprender musicas que curtes, que achas que te tocam pessoalmente. Se fores a ler entrevistas do Vai, Bettencourt, etc. eles aprenderam maior parte do que sabem a tocar cenas dos herois deles.
Acho que um excesso de videos de instrução resulta em gajos tipo Ralph Santola (SEEEEEEEEEEEEEEEEEEECAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!).
Posted Image

#3 User is offline   Meia_Dose 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 23 February 2003 - 15:59

Eu acho que o mais importante é teres a tua própria voz na guitarra. Há porradas de gajos por esse mundo fora que conseguem tocar os arpeijos, tapings e shreds todos mas só sabem imitar Vai, Satriani e companhia limitada. É muito raro mesmo veres um gajo a tocar com voz própria na guitarra. Acho que isso é o mais importante (digam lá se eu nÃo sou repetitivo). Claro que para fazeres isso tens que ter confiança na técnica que queres usar mas isso não quer dizer que tenhas que aprender todos os truques (a não ser claro que isso faça parte do teu som) e teoria que há.
Acho que basicamente deves aprender musicas que curtes, que achas que te tocam pessoalmente. Se fores a ler entrevistas do Vai, Bettencourt, etc. eles aprenderam maior parte do que sabem a tocar cenas dos herois deles.
Acho que um excesso de videos de instrução resulta em gajos tipo Ralph Santola (SEEEEEEEEEEEEEEEEEEECAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!).

so posso concordar com o post do Zorbas! Ter um som pessoal é o mais importante! De que serve tokares mto se as pessoas nao conseguem identificar o teu som? esse é um pro dos guitarristas e da Musica em geral!

#4 User is offline   oversleep 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 23 February 2003 - 17:36

Olá Garkie e resto do pessoal.

Cá vai a minha opinião sobre o que eu acho que deve ser um guitarrista,
podes não concordar ou estar errado em muitas coisas...mas é a minha simples e humilde opinião.

Na minha opinião há várias características importantes para alguém ser um guitarrista completo e cá vão todas elas com igual grau de importância.

.HUMILDADE
É muito importante em qualquer actividade da vida e nomeadamente na música e na guitarra ter uma atitude bastante humilde, onde se auto-impoe um constante "Só sei que nada sei"...
Deve haver uma atitude onde se busca sempre mais e se pensa que ainda não se sabe tudo, onde se pensa que as coisas ainda não estão bem tocadas, onde se pensa que a composição ainda não é a melhor....
Se repararmos nos posts que por aí foram lançados neste mesmo fórum há por aí muita falta de humildade.
É um defeito muito grave em muitos guitarristas que mantêm na sua postura grandes doses de arrogância, altivismo, superioridade ..... quando..... em 95% dos casos nem sequer tem razões para se acharem tão bons guitarristas. Muita gente pensa que já sabem tocar tudo, já dominam todas as técnicas, que só eles é que sabem a teoria toda, que tocam melhor que toda a gente, que só eles é que percebem de material....que as opiniões deles é que são as certezas absolutas ...etc...etc...
E se tiveres uma atitude humilde estás a permitir a ti mesmo que possas evoluir mais.... caso contrário estás a por uma barreira a ti mesmo já que pensas que já atingiste tudo!

.TOCAR BEM
Acho também muito importante um guitarrista esforçar-se por tocar com o máximo de perfeição aquilo que toca, seja qual for o nível de dificuldade daquilo que se está a tocar.
Com isto quero dizer que....
Prefiro muito mais ver um guitarrista a fazer uma sequência de acordes de baixo grau de dificuldade com perfeição máxima do que um tipo a tentar fazer um solo a alta velocidade e com montes de erros, notas ao lado, notas imperceptíveis, em que olhas para a cara dele e vez a cara de esforço .....
Isso é para mim querer fazer mais do que se sabe e só pode dar bronca.
Tudo aquilo que fizeres seja um solo com 8 notas por segundo seja um dedilhado seja uma linha melódica sempre na mesma corda seja um conjunto de acordes ou seja o simples palhetar continuo numa corda sempre no mesmo trasto(na mesma nota) .... deve ser feito com perfeição, com exactidão.... o que mostra as pessoas que estás confiante com o que estás a fazer .... ao contrário só mostra que queres tocar acima das tuas capacidades....

.VELOCIDADE NÂO É TUDO
Infelizmente há por aí muitas pessoas que acham que os bons guitarristas são só aqueles que debitam solos a 300Km a hora.
Penso que é uma ideia errada. A velocidade não é tudo. Essa é só uma faceta possível da guitarra mas há muitas outras e que não devem ser menosprezadas.
Há várias formas possíveis de alguém se expressar, e na guitarra também, e essa é só uma delas ... entre muitas ... é errada a ideia de que só quem se expressa dessa maneira é que é bom guitarrista.
Acho que deves utilizar a forma de expressão que melhor demonstra aquilo que é a música para ti, e não aquela que os outros pensam que é a que mostra que és melhor músico.
Nomeadamente quanto à velocidade, andei durante alguns tempos a ter aulas com 1 dos deuses da guitarra nacional onde a velocidade é o prato do dia-a-dia...
e neste momento depois de me aperceber que aquilo que eu antes via como o impossível(tocar solos a alto "speed") agora que me apercebi do que tocar rápido realmente é, e de que não era tão impossível quanto isso dado que cheguei a uma altura onde já estava num nível elevado nessa característica.... e neste momento valorizo muito menos essa característica da guitarra e aprecio muito mais outro tipo de sentimentos que podem ser demonstrados com a guitarra...

.BASES TEÓRICAS
Penso que é também importante ter algumas bases sobre teoria musical para ter alguma consciência daquilo que é a música em geral, daquilo que está por detrás de cada nota que ouvimos, que cada som que fazemos.
E com algumas bases, refiro-me simplesmente(e sim penso que isso é suficiente) a noções teóricas básicas, nomeadamente aquilo que nos é ensinado no ciclo preparatório.
Claro que para além disso há muito, muito mais que se pode aprender....mas penso que tudo aquilo que se aprender a mais dessas bases de que falo só é necessário se souber ser utilizado.
Por exemplo há por aí muita gente que sabe os nomes das escalas todas e seus modos de cor e salteado .... e não sabem por exemplo a diferença entre uma mínima e uma semínima!
Sim, todo o conhecimento que tiveres só te valoriza ... mas se te baseares no uso desse conhecimento é bom que o saibas realmente usar bem ou então só vais mostrar que te estás a "armar"!!!

.SENTIMENTO
Algo de essencial num guitarrista é a emoção, o sentimento, o "feeling" que consegue transmitir com a sua música.
A mesma peça de guitarra, o mesmo trecho musical pode parecer completamente diferente se tocado por guitarristas diferentes, isto porque há alguns guitarristas que tem a capacidade de transmitir emoções, FALAR como a guitarra.
É algo de muito dificil de atingir mas penso que é a sensação mais maravilhosa que um músico pode ter é sentir que está a conseguir transmitir algo a quem o está a ouvir....
Conseguir fazer com que alguém sinta sensações e emoções como....
Alegria, raiva, tristeza, vontade de gritar, vontade de chorar, sensação de bem estar, 1 suspiro, um sussuro, um sorriso, uma vontade de bater palmas, aquela sensação indescritível em que temos um arrepio ao ouvir uma música que achamos espectacular.....
conseguir transmitir este tipo de emoções ... a quem ouve a nossa música é algo de realmente grandioso.... mas difícil....
Penso que um músico deve por grande empenho em atingir este objectivo....já que se assim não for.... aquilo que está a tocar vai parecer uma coisa mecânica ....
Dou como exemplo a diferença que há entre alguém que está simplesmente a ler um poema e alguém que está a DECLAMAR o mesmo!

.ENTREGA
É claro que para ser ser um bom guitarrista é preciso muito trabalho e grandes doses de tudo isto: Entrega, esforço, dedicação, insistência e persistência, espírito de sacrifício .....e muito treino....muitas horas.... muito trabalho...muito trabalho.....muito trabalho!!!

.ORIGINALIDADE
Como deves ter reparado naquilo que eu acho que é importante para um guitarrista ser completo não mencionei quase nada sobre aspectos técnicos da guitarra ....cenas do género.... como posicionar as mãos, arpégios, acordes, escalas, martelar a corda, bends, vibratos, tappings, harmónicos, mão esquerda, mão direita, palheta....etc ...etc ...etc...
E não menciono isso como factores de relevância porque acho que deves procurar desenvolver a tua própria técnica, tentar criar a tua própria forma de superar os obstáculos técnicos...seres TU ....e assim vais mostrar algo teu, com o teu cunho pessoal....algo teu, original, algo diferente.
Como tu sabes, clones de Satriani's, Vai's, Petrucci's e Malmsteen's andam por aí aos milhares..... e de certeza que não queres ser igual a ninguém!
Isto só se consegue tentando não obedecer a regras, a clichés, a guitarristas, a ideias pré-defenidas sobre como se deve fazer as coisas na guitarra ....
isso é algo de essencial já que assim conseguirás ser 1 GUITARRISTA, não 1 CLONE.

Pronto Garkie, esta é a minha humilde opinião...pelo menos é nisto que eu me baseio para melhorar a cada dia que passa como guitarrista.

Cumprimentos!

#5 User is offline   Zorbas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 24 February 2003 - 06:11

*aplauso*

*assobio*

BIS!!!!!

:tu:

#6 User is offline   Garkie 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 24 February 2003 - 15:27

oversleep, muito obrigado men, é por esses posts ke ainda vale a pena abrir uns topikozitos!! :D

#7 User is offline   oversleep 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 24 February 2003 - 23:52

De nada Garkie,

é só a minha opinião ......
Se calhar demasiado longa!!! :-)

#8 User is offline   joaogvaz 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 25 February 2003 - 01:51

os 7 mandamentos por oversleep :) :)
muito bem, é mesmo essa a ideia :)

#9 User is offline   Pistantan 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 10 March 2003 - 02:02

Até que enfim que este fórum voltou a ter tópicos decentes... Nice post ppl :)
Posted Image
FLIZE!! Deixa o Mantôrras jogáaa

#10 User is offline   gastonix 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 10 March 2003 - 02:40

É isso!!! Tás lá Oversleep :wink: !!!

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +