Forumúsica: Ajuda - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Ajuda

#1 User is offline   chama112 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 28 July 2010 - 22:21

Boas,

Eu ando numa escola de musica a apenas 1 ano e meio, mas o meu progresso Guitarra/Formaçao Musical nao tem sido igual.
Passo a explicar:
Eu na guitarra em 1 ano e meio consegui evoluir bastante, estando agora a tocar musicas de 5º grau, equivalente a 6 anos de trabalho.
Nas minhas aulas de formaçao musical, fiu posto numa turma de "burros" que nem a escala de Dó M sabem.

Eu como já me dou bem com a guitarra gostava de começar a compor. Fui ver alguns Topicos mas há algumas coisas em termos musicais que eu aind anao entendo, penso que por falta de mais aulas de Formaçao Musical e gostava que me explicassem, visto que já vi aqui pessoal que sabe mais do que o meu professor.

Gostava que me explicassem:
**Como sao formadas os acordes pentatonicos (visto que disto so sei que sao acordes com 5 notas...)
**O que é aquela cena das notas dominantes e isso (O meu stor falou disto uma vez á pressa e eu nao apanhei nada...)
**Se fosse possivel, gostava que me dessem um site que tenha os desenhos das escalas menores na guitarra.

Se me lebrar de mais coisas que nao saba, depois meto aqui.

PFF ajudem-me... :guitarist:

#2 User is offline   Pachec0 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 01 August 2010 - 15:37

Boas,

Não sou muito entendido em teoria, pelo menos não tanto como muito pessoal que frquenta este forum, mas posso tentar dar-te uma ajuda.

Acordes pentatónicos, sinceramente nunca ouvi falar.

Tendo em conta a escala de Dó Maior
Acordes com cinco notas existem, dependendo da sua qualidade, serão acordes com a 1,3,5,7,9. Poderá ser um Do9 por exemplo, em que á triade de Dó, adicionas a 7ª nota da escala e a 9ª da escala, dependendo dos intervalos entre as notas que formam o acorde, este poderá ser maior, menor... Só a titulo de exemplo, Do Maior 9 ou Cmaj9 como preferires será: CEGBD

Espero que não esteja a dizer nenhuma burrice... Mas acho que é mais ou menos isto, não sei se é o que procuras.

Quanto ás dominantes, aconselho a veres a harmonização das escalas e como os acordes se relacionam entre si. Basicamente o acorde V7, é um acorde dominante, porque é o que causa uma maior dissonancia e quando o ouves sentes imediatamente a necessidade de o resolver para o I. No caso da escala de Dó Maior será V7=G7 e o I=C

Quanto a escalas, podes ver em www.all-guitar-chords.com ou sacar este programa que é gratuito: adobe guitar scales. Desculpa não dar o link, mas não estou no trabalho e não consigo aceder a essa página.

Espero não ter dado muitas calinadas, mas se as dei alguem as corrige;)

Edit:
Erro no Cmaj9

This post has been edited by Pachec0: 01 August 2010 - 15:46

#3 User is offline   Dizzyoval 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 07 September 2010 - 14:07

acordes pentatonicos nunca ouvi falar

Agora isso das dominantes é sempre o acorde de quinto grau da escala que estas a trabalhar e depois pode resolver de varias maneiras, procura por cadencias que dao muitas ideias para tu resolveres isso.

Se precisares de mais algo avisa

#4 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 September 2010 - 14:58

Aconselho-te a arranjares um livro de teoria de jazz. Mesmo que não queiras saber do jazz, os primeiros capítulos explicam-te o básico que precisas de saber para compreenderes harmonia básica.

A harmonia mais simples baseia-se na escala maior. A escala maior tem 7 notas e os intervalos que as separam são, começando da primeira para a segunda nota, T T MT T T T (tom e meio tom). Assim, a escala de C maior que vou usar como exemplo é C D E F G A B. Dá jeito olhares para o teclado de um piano para visualizares isto.

A uma escala maior corresponde a uma tonalidade. A maioria das músicas está numa tonalidade apenas. As notas da melodia fazem parte da escala maior a que corresponde a tonalidade. Se tiveres uma música em C maior, a melodia vai ter as notas C D E F G A B.

A partir da escala maior, vamos deduzir a harmonia da tonalidade. Honestamente, nunca ouvi falar em acordes pentatónicos. A harmonia básica é composta por tríades, acordes de três notas separadas por intervalos de terceiras maiores ou menores. Começando na tónica, a primeira nota da escala, tens a primeira tríade: C E G. Este é um acorde maior a que se chama tónica e que corresponde ao grau I (por ser o primeiro da escala). É a base da música, geralmente, e os outros acordes resolvem para este.

Desenvolvendo as tríades ao longo da escala, ficas com:
C E G - C
D F A - Dm (enquanto os acordes maiores são formados por uma terceira maior e uma menor, os acordes menores são formados por uma terceira menor seguida de uma maior)
E G B - Em (terceira menor: E G; terceira maior: G B)
F A C - F
G B D - G
A C E - Am
B D F - Bo (acorde diminuto; é formado por duas (na verdade, três, mas estamos ainda nas tríades) terceiras menores)

Na maioria do rock e do pop, só se usam os primeiros seis. Convido-te a transpores isto para as 12 tonalidades (podes seguir o ciclo das quartas: C F Bb Eb Ab Db Gb B E A D G; todas as notas estão a uma quarta perfeita de distância umas das outras). Começa por tocar os seis acordes na tonalidade de C maior e aprende a distinguir o som deles. Tenta fazer várias progressões para começares a identificar os acordes de ouvido e a associálos ao seu grau. Aprende também os nomes dos diferentes graus e dos modos associados.

C - I - Tonic - Ionian
Dm - ii - Super-tonic - Dorian
Em - iii - Mediant - Phrygian
F - IV - Sub-dominant - Lydian
G - V - Dominant - Mixolydian
Am - vi - Sub-mediant - Aeolian
Bo - vii - Leading-tone - Locrian

O acorde dominante é o acorde do quinto grau. É um acorde de sétima, ou seja, uma quatríade. Quando tiveres as tríades bem dominadas, acrescenta-lhes uma nota. O C vai passar a C7M (C E G B), o Dm a Dm7 (D F A C) e por aí fora. Aqui já ficas com acordes com um som mais jazzy. Ainda poes acrescentar outra e ficar com acordes de nona.

Tudo isto é bem mais simples do que parece. São coisas que deves saber sem esforço, que devem fazer parte da forma como tocas e pensas a música. Com alguma prática deves conseguir identificar facilmente os diferentes graus e tipos de acordes nas músicas que ouves no rádio, por exemplo.

Sugiro que saque sou compres o The Jazz Theory Book do Mark Levine e que leias as primeiras 50 páginas, que são sobre teoria mais geral e ainda não entram na teoria mais específica do jazz.

Boa sorte! ;)

#5 User is offline   Dizzyoval 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 08 September 2010 - 15:39

e sobre acordes dissonantes como isso funciona são constituidos como?
é que não consigo perceber isso

#6 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 September 2010 - 15:56

Vou assumir que por dissonantes entendes acordes cujas notas, no seu conjunto, não pertencem a nenhuma escala maior.

Para além da escala maior, as escalas menor melódica, de tons inteiros e diminutas também são usadas para derivar acordes.

Escala menor melódica: é igual à escala maior mas com uma terceira menor em vez de maior. A de C é C D Eb F G A B.
Escala de tons inteiros: C D E F# G# A# (repare-se que só tem 6 notas).
Escalas diminutas: alternam entre tom e meio tom. Pode começar-se com um intervalo de tom inteiro ou de meio tom; a escala de C começando com um tom inteiro tem as mesmas notas do que a escala de D começando com meio tom. Escrevendo a de meio-tom tom em C, ficamos com C Db Eb E F# G A Bb (note-se que são as notas de dois acordes diminutos seguidos: Co e C#o).

Derivando as quatríades da escala menor melódica ficamos com:
Cm7M - I - Minor-major
Dsusb9 - ii
Eb+5,7M - III - Lydian augmented (lídio porque tem a quarta aumentada, aumentado porque tem a quinta aumentada)
F7,+4 - IV - Lydian dominant (dominante por causa da 7ª menor)
G7,b13 - V
Am7,b5 - vi - Half-diminished/Locrian #2 (de reparar que este acorde também aparece a partir do modo lócrio da escala maior; assim, sobre um acorde meio diminuto pode usar-se a escala maior meio tom acima ou a escala menor melódica uma terceira menor acima)
B7alt - VII - Altered (este acorde dominante tem todas as alterações que se podem fazer a um acorde deste tipo sem que se perca a qualidade de dominante: b9, +9, +4, b13/+5; mantém a tónica, a 3ª maior e a 7ª menor)

Derivando as quatríades da escala de tons inteiros ficamos apenas com um tipo de acorde: o 7+5.

Derivando as quatríades da escala diminuta ficamos com dois tipos de acorde: o 7b9 (um diminuto disfarçado) e o acorde diminuto. Na escala que começa com o meio tom, o primeiro acorde é 7b9 e o segundo diminuto.

Aqui já tens alguns acordes mais dissonantes. :)

This post has been edited by pudim: 08 September 2010 - 20:12

#7 User is offline   Dizzyoval 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 09 September 2010 - 13:02

ja tive a pesquisar e encontrei isto...

Mais ou menos ja percebi agora vou ter de procurar melhor sobre isto, esta aqui o link vejam.

http://www.angelfire...dissonantes.htm

#8 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 09 September 2010 - 16:07

Isso assim é um pouco cru, não se percebe de onde vêm os acordes. Para além de que chamar dissonantes a acordes de 7, m7, +7, 9 e 4, que se obtêm a partir da escala maior e que só são dissonantes dependendo do contexto não faz muito sentido, pelo menos para mim que não percebo muito da poda e talvez esteja a interpretar mal o termo "dissonante". Perceber a que se referem os símbolos e os números é bastante simples, mas se não se percebe de que escalas derivam os acordes não se vai saber que escalas usar por cima quando a maior não servir. :)

Talvez alguém mais entendido do que eu te possa esclarecer melhor.

#9 User is offline   Dizzyoval 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 10 September 2010 - 00:38

pois este link ajuda muito pouco vou procurar outros

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic