Ghost_Bass, on 12 May 2011 - 18:00, said:
A construção da boss deixa um pouco a desejar, os componentes (jacks e knobs) não são de grande qualidade e teimam em não meter true-bypass nos pedais! Já era hora para acordarem e perceberem o porquê de haver tantos gajos a fazer mods e cópias DIY dos pedais deles... e a vende-los mais caros! Certamente não será por serem piores ou mais baratos...
Mas concordo contigo quando dizes que auem não se quer chatear e não é tão picuinhas com o timbre (como eu) deve arranjar uma multifx por ser mais abrangente e portátil.
Até ver tive e vendi: CS-1: o compressor não deixa espaço a dinâmicas, veio o multicomp fazer melhor serviço; (x2) ODB-3: nunca me convenceu totalmente mas o blend tornava-o muito usável, comprei um segundo para tirar teimas e vendi-o logo; AW-3: porreirito mas tendo o 3Leaf este torna-se num brinquedo sem graça; SYB-5 (emprestado): achei que o digitech sacava sons mais engraçados, nem vos falo do EHX microsynth! brutal; RC-2: o unico que gostei e vendi por não precisar, faltava só o true bypass;
Abraços
Boas!
Apesar de andar um pouco ausente por falta de tempo, não resisti a deixar um comentário, uma vez que sou um verdadeiro admirador dos pedais Boss.
Discordo no que diz respeito à construcção (que se fo*a o acordo ortográfico, dscpem lá), sobretudo se falarmos nas séries antigas (nos MIJ, p. ex.) que são verdadeiros tanques de guerra. Os pedais mais recentes são bem razoáveis em termos de construcção, IMHO... mas realmente não têm a solidez dos 'irmões' mais velhos. O bypass para mim tb nunca foi questão; é "limpo" nas transições e não come sinal; já agora, não acham o switch da Boss incrivelmente funcional?...
Os DIY'ers copiam porque são realmente bons pedais. E se os modificam, ficam canhões.
Os pedais de que falas talvez sejam maus exemplos, na verdadeira acepção da palavra, por serem mesmo maus ou, vá, pouco bons (comi a minha própria cabeça a escrever esta frase LOL). Mas vejamos: a série CS não é efectivamente dedicada ao baixo - nem que eles digam que é, porque não é; o ODB-3 não é grande charuto, também, mas a meu ver a Boss também ainda não acertou nas distorções para baixo - se calhar não viram necessidade...; ao AW-3 não o vejo bem como um envelope filter, por isso não o comparo com outros, porque sai a perder dessa forma; mas tem algumas funções bem fixes (só aplicáveis com alguma imaginação do utilizador, reconheço) como o sweep com o pedal de expressão, as vocalizações e o auto-wah com o LFO controlado por Tap tempo; (eu não posso realmente dizer isto... isto é mesmo muito tendencioso e no fundo tou na tanga mas...) assim sendo, deste ponto de vista, o GR leva na boca pesado do AW-3

[malta, não se exaltem, tou na tanga, atenção].
Os synths são para mim uma área de interesse particular no seio da pedalada... E apesar do tracking esquizóide do SYB-5, ele tem funções que dificilmente se conseguem reunir noutros sem se gastar umas massas - refiro-me em particular ao controlo da velocidade do LFO com o pedal de expressão, uma questão muito badalada no TB e que só vai ver um verdadeiro avanço quando o gajo da Iron Ether lançar o Bubble Chamber. Digo-te, sinceramente, que apesar de ter um Deep Impact, um Octavius Squeezer, um EHX BMS e de poder fazer combinações tipo OC-2+Heliotrope+Filter, arranjava espaço na board para um SYB-5, nem que fosse para curti-lo uns tempos e despachar de seguida. O mesmo já não digo do synth da Digitech, que não acrescenta nada...
E, já que falei nele, o OC-2 é, para mim, o melhor octaver que já ouvi. É mesmo do caralho. Tanto assim é que comprei um só para ter de reserva!
E ainda posso continuar mais um bocadinho... deixo mais alguns pedais de referência utilizados no baixo: TU-2, CE-2B/CEB-3 e BF-2. Os reverbs e os delays funcionam perfeitamente. O Equalizador é muito fixe (extremamente silencioso, hás-de reparar) e muito útil - quando achares que o teu Bass Big Muff é uma mer*a, espeta-lhe com o GEB-7 à frente e sobe as frequências médias graves e dp diz qq csa

O LMB-3 para efeitos de compressão extrema é altamente; pelo que custa então...
O último pedal Boss que comprei foi um Tremolo, um PN-2, um clássico, já não se fabrica há muitos anos. É incrível o que se consegue fazer quando se junta um tremolo a uma carga de outros pedais... Este, para além de Tremolo, é panner e já se fez há muitos anos... Um pedal que era capaz de comprar se não fosse tão caro é o VB-2, esse então é mesmo raro e anda a ser vendido por valores ridículos! É o vibrato de referência.
Não gostei assim muito do PH-2 no baixo, há Phasers melhores, no entanto, não é fácil encontrar Phasers fixes para baixo sem gastar umas coroas...
Falta pouco para correr os efeitos quase todos...
Vejo as coisas desta forma: para o que custam, são grandes pedais. Sinto-me capaz de fazer uma grande board só com pedais Boss comprados a 50€ (com um fuzz de outra marca, vá...). Se me perguntares se trocava cada um deles por pedais de boutique (e aqui também tínhamos de rever bem a definição de pedal de boutique...), acho que sim, acho que era bem possível que trocasse... se mos oferecessem, claro.
Já agora, parabéns pelo Driver, tá muito fixe e é tá excelente ideia!
Grande abraço e espero que não leves a mal este post, não tem a mínima intenção de ser agressivo ou nada do género! Representa apenas a minha opinião, vincadíssima, como vês, sobre os pedais da Boss.
JP
Edit: Esqueci-me do LS-2, que pode fazer TODA a diferença numa board de um baixista.
Depois pronuncio-me sobre a questão dos efeitos separados vs. multi-efeitos
[]
JP
This post has been edited by jpdabass: 12 May 2011 - 19:35