Forumúsica: Gaita de foles - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Gaita de foles

#1 User is offline   Clemente 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 30 August 2010 - 21:19

Boas pessoal comprei esta gaita de foles à coisa de um mês. Já experimentei tocar com ela mas tenho de fazer um esforço muito grande, para sair algum som.Já me disseram que era da palheta estar muito fechada, não sei.À uns bons anitos atrás eu tocava flauta de bisel e até me safava bem, julgando eu que a escala da gaita de foles era igual à da flauta de bisel tratei de comprar uma, mas a escala de uma para outra diverge nalgumas notas.Como tal, pedia à ajuda de vós para me indicarem a escala e algumas dicas.
Aqui ficam umas fotos:

Posted Image

Uploaded with ImageShack.us

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Acham que a palheta está fechada demais?

This post has been edited by Clemente: 30 August 2010 - 21:22

#2 User is offline   ZéGaiteiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 31 August 2010 - 08:13

Quanto a escalas para isso, nada como uma boa "Googlada". No entanto a tabela de posições para a gaita de foles há-de ser semelhante às das antigas flautas transversais de madeira. Pesquisa por tabelas para flautas de 1, 5 ou 8 chaves. Tem também semelhanças com tabelas para clarinetes de 13 chaves ou sistema "Muller". Posições de forquilha, meios buracos, etc. Variam de instrumento para instrumento, consoante o diâmetro interno do tubo e largura dos buracos para os dedos. Uma pequena dor de cabeça, até atinar com a tabela certa ou mais aproximada para esse ponteiro.

Quanto a essa palheta estar aberta ou fechada, não é por foto que te podem dizer algo de útil. Há todo um estudo especifico para palhetas (nesse caso, duplas, como as dos oboés e fagotes). Ela pode até estar com a abertura boa mas ser uma palheta grossa. Quanto mais grossa, espessa, mais dificil a emissão sonora. O gaiteiro deverá aprender a escolher e a preparar as suas palhetas, desbastando-as se necessário. Por isso... procura por um bom tocador de gaita de foles, para que experimente esse instrumento e se possível to calibre ou dê dicas.

Mas por fotos... só dá para dizer: "Olha... é uma gaita."

Boa sorte nas pesquisas e tocatinas.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Cit: Albert Einstein.

#3 User is offline   PiJaMaS 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 31 August 2010 - 14:08

eishh e é mesmo! ....mas olha que esta gaita é muito bonita!
A watt is a watt. The only thing there apparently is more than one of is ways of measuring them and marketing them.

#4 User is offline   Clemente 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 September 2010 - 21:08

View PostPiJaMaS, on 31 August 2010 - 13:08, said:

eishh e é mesmo! ....mas olha que esta gaita é muito bonita!

Obrigado pijamas.
então vou procurar a posição das notas na flauta a ver se me desenrasco+!

#5 User is offline   ZéGaiteiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 05 September 2010 - 08:26

Tens de procurar a posição das notas é na gaita de foles e não em qualquer outro instrumento. Até porque as flautas de bisel não tem a mesma dedilhação. Cada tubo e suas furações variam de instrumento para instrumento.

A dedilhação para as gaitas de foles há de ser semelhante às tabelas de poições para diversos instrumentos de sôpro dos finais do século XIX, princípios do século XX. Daí ter-te falado em flautas transversais de madeira e clarinetes de 13 chaves. Esquece a flauta de bisel como "ferramenta" comparativa para um ponteiro de gaita de foles. Não tem nada a ver.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Cit: Albert Einstein.

#6 User is offline   Clemente 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 13 September 2010 - 22:41

Boas, o que me custa realmente é tocar.Tenho de fazer uma força descomunal para ela dar som, o que me leva a crer que seja da palheta...

#7 User is offline   Pilgrim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 24 October 2010 - 15:49

Aconselho-te a teres aulas, nem que seja para te explicarem a cuidar da palheta e do resto da gaita.

Há uma maneira de adaptar uma flauta de bisel para ficar com a escala de gaita-de-foles, mas na net não encontro informação sobre isso. Por isso seria mesmo melhor arranjares um professor.
"Sem a verdade, sou feliz."

iPUM

#8 User is offline   eco do ego 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 24 January 2011 - 12:24

Olá, primeiro tens de saber qual a afinação do teu instrumento. Se estiver afinada em Do eu posso partilhar contigo as escalas.
Quanto à força que tens de fazer, isso pode ser por vários motivos:
-Com a pratica vais ver que aos poucos te apercebes que não é uma questão de força mas sim de controlo e jeito. A pressão feita sobre o fole tem de ser constante. Se essa pressão tiver de ser muito alta então:
- O Fole ou as ligações podem ter fugas. O fole pode ser de pele e pode conter micro-esporos por onde o ar sai, aumentando assim a força necessária para que a gaita soe.
- A palheta e o palhetão estão bem colocados e vedados? Repara se o ar passa exclusivamente pelas palhetas e não pelas bordas das mesmas. Verificar também se a válvula cumpre a sua função, assim como as ligações entre as buchas e os espigões.

Problemas com a palheta:
- A abertura tem de ser extremamente simétrica, nem muito fechada nem muito aberta. Se for necessário abrir ou fechar, com a ajuda de um alicate aperta o freio metálico na parte lateral para abrir e para fechar na parte contrária.
- A palheta pode também ter de ser cortada, mas isso devera ser feito por um mestre.

A Gaita-de-foles é um instrumento muito sensível e necessita de uma manutenção cuidada.
Estou com pouco tempo por isso de momento vou ficar por aqui mas se quiseres envia-me o teu número de tel ou mail por P.M, será com todo o gosto que ajudarei no que puder.
Abraço

#9 User is offline   ZeLima 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 09 April 2011 - 22:07

Tocar gaita de foles é muito difícil, não? É que me faz uma grande confusão ver as pessoas tocar...

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users