Forumúsica: Teclado pra viagem - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Teclado pra viagem

#1 User is online   skryptus 

• 160 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 06 September 2010 - 15:32

Estava a considerar comprar um teclado para levar em viagens. Andei a passear pla net e dei de caras com estes 3:
Akai LPK25
M-Audio Pro Tools Keystudio
M-Audio KeyRig 49
Sim, eu sei que a qualidade não é nada por aí além, mas a ideia é poder levar em viagens de avião e dar uns toques no hotel ou assim. E, pra juntar o útil ao agradável, acabava por ficar com um (deveras básico e roskoff) teclado MIDI.

Pelo que vi na net, a compatibilidade destes do Pro Tools com WinXP é boa, com Vista nem por isso, o que poderá ser um problema para gravar. No entanto, presumo que possa usar ambos os teclados com outro software para aproveitar as capacidades MIDI, certo?

Note-se que eu ainda não toco piano, ando só a aprender a dar uns toques. Tenho o teclado de aprendizagem da esposa na casa dos pais dela, uma coisa bastante básica, pelo que ainda não tenho bons hábitos em teclas pesadas nem semi-pesadas, nem ouvidos muito exigentes.

Pedia-vos assim que me dissessem o que acham destes teclados ou me indicassem alternativas viáveis e dentro da mesma gama de preços (limite 150/200€, dado ser algo apenas pra desenrascar em viagem).
"Words. Wasted time between solos". - Gibson Guitars

#2 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 06 September 2010 - 22:07

Eu esquecia o Akai, tem mini-teclas. Tens mesmo a certeza de que queres um teclado sem sons? É um pouco aborrecido estar sempre a ligar ao PC, especialmente se não tiveres tudo montado e uma placa de som razoável.

Eu sei que falei em mini teclas, mas acho que o mais divertido seria um synth tipo o Microkorg (XL ou não) ou o Alesis Micron/Akai Miniak (só mudam a embalagem e os presets, se não me engano).

Mas isto também depende do que queres aprender a tocar. Sugeria-te que perguntasses no SynthsPT e no Harmony Central, deves conseguir mais respostas e mais interessantes, que eu não estou muito por dentro desse tipo de equipamento.

#3 User is offline   Waltheer 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 06 September 2010 - 22:11

boas,

tens também coisas deste tipo: http://www.amazon.co...c/dp/B0027G7KNA

#4 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 06 September 2010 - 23:26

Já agora, talvez uma melódica.

#5 User is online   skryptus 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 07 September 2010 - 09:54

Também considerei a melódica e, embora tenha a vantagem de não precisar de pilhas nem coluna, tem a desvantagem de não poder tocar com fones, por exemplo.

Relativamente à questão dos teclados MIDI, uma das minhas dúvidas é exactamente essa: os teclados MIDI não têm nenhum som sem ser ligado a um PC? Nem sequer um básico/mauzinho de piano? E se há teclados MIDI com essa feature (dentro da gama de preços indicada, i.e. o mais barato possível e menos de 200€), podem-me indicar alguns?

Edit: também tenho as opções dos teclados Casio, tipo este ou este, mas aí estava a reduzir a portabilidade (estes são maiores) e a funcionalidade (não servem de interface MIDI), pagando o mesmo ou mais.

This post has been edited by skryptus: 07 September 2010 - 10:04

#6 User is offline   JohnKeeL(R) 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 07 September 2010 - 10:52

Exactamente, um teclado controlador midi não tem sons, salvo algumas excepções.
Se comprares um teclado com sons desde que tenha saída MIDI podes usar também como controlador MIDI, se bem que regra geral a nível de controlo é mais limitado.

#7 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 September 2010 - 13:30

O que é que queres tocar, exactamente? Queres aprender piano acústico, órgão, sintetizadores? Queres soar como alguma banda ou artista? Quais são as dimensões que pretendes?

Como não tens muitas noções sobre teclados, aconselhava-te a não ires para um controlador MIDI. Precisas de um computador razoável, de uma placa de som porreira, que terás provavelmente de comprar à parte, e de software. Tens de configurar o equipamento, e sempre que quiseres tocar tens de ligar o teclado ao computador, ligar o computador, ligar a placa de som externa, abrir o DAW/VST host, carregar o VST e só aí podes tocar.

Acho que seria mais interessante teres um teclado com sons engraçados on-board. Todos (ou quase todos) os teclados têm MIDI out e in. Hoje em dia, muitos têm USB. Um conversor MIDI usb é barato. Podes comprar um teclado com sons e, se quiseres, podes usá-lo como controlador e ligá-lo ao PC.

#8 User is online   skryptus 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 07 September 2010 - 14:51

Não tenho grandes pretensões, pelo menos por enquanto. Quero aprender um pouco de piano e orgão (a minha esposa é organista, e tem uns livros do Cebolo pra me iniciar nessa parte - o piano será com outra literatura do mesmo género), mas principalmente melhorar a parte teórica da música - escalas, acordes, ler pautas, etc.

Em termos de dimensões, como é pra viagem, quanto menor melhor. O problema dos teclados com sons é que ocupam muito espaço (presumo que com os módulos que interpretam as teclas e produzem som). Além disso, os que têm funcionalidade MIDI, pelo que vi, sobem um pouco além do que tinha em vista gastar. Posto doutra forma, como é pra viagem convinha ser barato, e se não for prático pra viagem não vale a pena pra já.

Mas têm sugestões em termos de teclados com sons? Sugeriam-me os Casios básicos, ou alguma coisa melhor e por volta do mesmo preço?

#9 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 September 2010 - 15:04

Para aprenderes piano e órgão, dava jeito teres, no mínimo dos mínimos, 49 teclas. Os teclados com vários sons e 61 teclas costumam ser assim granditos como esse Casio. O que talvez fosse interessante era arranjares um módulo de sons barato (tipo o Alesis NanoPiano e um controlador de 49 teclas. Só precisas de um cabo MIDI para ligar os dois, nada de computadores nem interfaces. O teu orçamento é que é bastante reduzido para as duas coisas. A vantagem do módulo é que é sempre útil, e podes depois comprar um controlador maior e usar o módulo na mesma.

#10 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 07 September 2010 - 17:16

Os teclados com sons não têm que ocupar muito espaço.
Bons exemplos disso são o XioSynth da Novation e o Alesis Micron.
Penso que terás alguma dificuldade em encontrar algum deles por 200 euros ou menos, mas são bastante compactos.

Contudo se queres mesmo começar a tocar, o melhor seria arranjares um teclado com pelo menos 49 teclas.
Nesse caso, o XioSynth de 49 teclas era capaz de ser o ideal.
Pode ficar mais caro que os 200 euros, mas é muito compacto e podes gravar directamente para o computador com ele (serve de placa de som) e ainda de controlador MIDI.

Se quiseres um equipamento maior, eu não te recomendava um teclado da Casio...
Como já disse umas quantas vezes acho que mais vale comprar um equipamento de topo mais antigo que a menos que apenas te interessem sons muito realistas.
Os samples actuais podem ser mais realistas, mas a qualidade de som e capacidades de síntese é bastante superior aos modelos actuais que compras novos por esse preço.

Se quiseres arranjar um teclado MIDI, não te recomendava M-Audio... a qualidade das teclas é bastante má.
Eu tinha um Edirol PCR-M50 (que vendi à pouco tempo) que era bastante bom, tinha alguns controlos e boa sensibilidade de teclas.
Mas quando se tem muito equipamento e se precisa de espaço... o mais lógico é deixar ir o teclado MIDI.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users