Forumúsica: Pergunta sobre bpm's - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Pergunta sobre bpm's Rate Topic: -----

#1 User is offline   rbarata 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 12 September 2010 - 23:50

Boas

Se eu estiver a tocar uma escala com o metronomo a 120 bmp mas tocar duas notas entre cada beat isso pode-se considerar como estando a tocar a 120x2=140 bpm?
O que acham?

#2 User is online   Drill 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 September 2010 - 23:56

120x2=240 bpms rapaz!!!

This post has been edited by gifun: 12 September 2010 - 23:57

Compro cathedral e memory boy deluxe a bom preço
Vendo Zakk Wah 95€; Big muff Russo (aceitam-se propostas)
Procuro pessoal lisboa projecto: rock alternativo, post rock/hardcore/metal, stoner, etc...

#3 User is offline   rbarata 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 12 September 2010 - 23:59

120x2=240 bpms rapaz!!!

Ou isso...enganei-me!!! :cop:

#4 User is offline   JohnKeeL(R) 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 13 September 2010 - 12:16

View Postrbarata, on 13 September 2010 - 00:50, said:

Boas

Se eu estiver a tocar uma escala com o metronomo a 120 bmp mas tocar duas notas entre cada beat isso pode-se considerar como estando a tocar a 120x2=140 bpm?
O que acham?

Não, se o metronomo estava a 120bpm então tocaste a 120bpm, se quiseres tocar a 240bpm mete o metronomo a 240bpm.
Pela tua lógica quem tocar a 120bpm numa assinatura de 6/8 então esta a tocar a 960bpm?
Não é assim e nem vejo grande lógica na tua pergunta, quem define o metronomo és tu e quem define a possível assinatura és tu.
Devias perder algum tempo a pesquisar sobre tempo e assinaturas de tempo, tenta o wikipedia porque tem lá toda a informação.

Agora se queres saber se és capaz de tocar a 240bpm ou não isso não é propriamente algo muito interessante visto que 240bpm com uma nota por tempo (como tu dizes) não é propriamente difícil, enquanto uma assinatura de 12/8 a 120bpm já é algo complicadito.

#5 User is offline   Hanneman 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 13 September 2010 - 12:22

Normalmente a medida utilizada é a seminina (4 notas por batida) ou seja na prática estavas a tocar a 60BPM's.

#6 User is offline   JohnKeeL(R) 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 13 September 2010 - 15:29

View PostHanneman, on 13 September 2010 - 13:22, said:

Normalmente a medida utilizada é a seminina (4 notas por batida) ou seja na prática estavas a tocar a 60BPM's.

Huh? Não, a medida numa assinatura simples 4/4 é de facto a semínima, mas não são 4 semínimas por batida mas sim 4 semínimas por medida (compasso), ou seja, uma semínima por "batida"(beat).

Se tens uma música a 120bpm vais ter 30 compassos num minuto, dois beats por segundo, ou seja em 4/4 vais ter 4 beats por compasso, uma seminia por beat, quatro semnimas por compasso.

Certo?

Agora a questão é, ele pode interpretar como quiser, mas se está a tocar a 120bpm então está mesmo a tocar a 120bpm e ponto final, o resto é assinatura (a maneira como "espalha" as notas pelos compassos se assim for mais fácil ele compreender).
Eu compreendo a lógica dele ele tá a dizer que se colocar o metronomo ao dobro vai ter 1 nota por beat logo o que ele tá a tocar encaixa em 240bpm em 4/4, mas isso é mesmo assim, a questão será sempre são ASSINATURAS DIFERENTES!

Eu acho que não estou a dizer nenhuma asneira se estiver só se for o facto de estarmos a usar alguns termos em inglês que estejam a gerar confusão.

#7 User is offline   rbarata 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 13 September 2010 - 16:25

Certo?

Certo!

Eu estou a praticar legatos através do livro do Stetina "Speed mechanics for lead guitar".
Normalmente neste tipo de livros, dvd's etc, quando se fala em 120 bpm's presumo que seja sempre 120 bpm's em compassos de 4/4. Ou não?

#8 User is offline   Nikopol 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 September 2010 - 16:36

View Postrbarata, on 13 September 2010 - 16:25, said:

Certo?

Certo!

Eu estou a praticar legatos através do livro do Stetina "Speed mechanics for lead guitar".
Normalmente neste tipo de livros, dvd's etc, quando se fala em 120 bpm's presumo que seja sempre 120 bpm's em compassos de 4/4. Ou não?

Depende da assinatura em que estiver o exercício. Há-de dizer lá 4/4. Se não disser assume-se que é.

Parece-me é que ainda tens que aprender muita coisa básica antes de partires para esse livro. :P

#9 User is offline   JohnKeeL(R) 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 13 September 2010 - 17:02

View Postrbarata, on 13 September 2010 - 17:25, said:

Certo?

Certo!

Sim se lá está 4/4 no inicio do compasso sim. Mas isso é indiferente.
Eu estou para aqui no trabalho e tentar responder mas acho que daqui a mais tá é uma confusão terrível.
A questão é independentemente de como organizas o compasso se tocas a um bpm então é a esse bpm q tocas e é incorrecto dizer o que disseste quando abriste o tópico, pelo menos pelo que eu sei de teoria.

Quanto a organização de compassos falei neles porque seria mais fácil entenderes como é e como pode ser organizadas as notas por compasso, mas a cena de falar em algumas coisas em inglês e outras em português já me começa é a fazer confusão e posso estar a dizer coisas sem lógica nenhuma.

O que eu queria dizer-te é que independentemente do tempo que usas ou dos bpms que usas podes dar as notas que quiseres por beat e é exactamente por isso que existe as assinaturas que é para representares correctamente isso numa pauta.

Por isso tempo é tempo, numero de notas por beat não define tempo é indiferente, e estou para aqui a falar em assinaturas só para te mostrar como se representa isso numa pauta e para te mostrar que a nível teórico uma coisa não implica a outra, existem sim maneiras correctas de as representar numa pauta.

#10 User is offline   rbarata 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 13 September 2010 - 17:12

Eu estou para aqui no trabalho e tentar responder mas acho que daqui a mais tá é uma confusão terrível.

Pois, este tipo de tópicos presta-se a isso. :cafixe:

Percebi a ideia... esta questão pôs-se-me porque nos exercicios não existe nenhuma time signature. Apenas tem o fingering, se tocas com a palheta com um downstroke ou upstroke, se é um pull-off ou um hammer-on...nada mais.
Assim, acho que o melhor é mesmo um beat por nota para saber a quantas ando.

Obrigado pelas explicações.

This post has been edited by rbarata: 13 September 2010 - 17:12

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users