Forumúsica: Isolamento e tratamento acustico das salas da Thape. - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Isolamento e tratamento acustico das salas da Thape. ... and the secret is out...

#11 User is offline   Campinu 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 20 December 2010 - 23:01

Boas! Não sou nenhum profissional da acústica, mas é um assunto que me interessa, e assim sendo já investiguei bastante e experimentei um bom bocado.

Quanto ao dito mito das caixas de ovos, devo dizer que já tive a experiência de forrar completamente as paredes duma sala de ensaios, e o efeito foi incrivelmente notório! Fizemo-lo por ignorância, ainda éramos miúdos e seguimos um (mau) conselho. Posso dizer que a reverberação da sala quase desapareceu, sentíamos apenas (e eram bem óbvias) as reflexões que se davam nas janelas de vidro e num quadro rígido. Mas o nosso único erro foi forrar completamente, se tivessem sido colocadas mais pontualmente, a sala teria ficado mais viva e agradável.

Se pensarmos no que acontece à energia de uma onda ao colidir com um obstáculo com aquela forma, fica óbvio que este faz toda a diferença. Ter uma superfície lisa (parede) a refletir é totalmente diferente de ter uma superfície irregular que funciona como difusor.

Concordo plenamente com o Marco Cerruti, para tratamento funciona sim senhor, para insonorizar não! Isso sim é um mito, devido à baixa densidade, logicamente a dissipação de energia é quase nula.

Obviamente um estúdio profissional não optaria por usar caixas de ovos (quer pela eficiência, quer pela estética), mas para uma banda com baixo orçamento, que tenha um sítio de ensaios com excessiva reverberação ou até flutter echo, a aplicação de caixas de ovos em sitios estratégicos pode fazer toda a diferença! Claro que não são absorsores nem resolvem nenhum problema de graves...