Forumúsica: Isolamento e tratamento acustico das salas da Thape. - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Isolamento e tratamento acustico das salas da Thape. ... and the secret is out...

#11 User is offline   Campinu 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 20 December 2010 - 23:01

Boas! Não sou nenhum profissional da acústica, mas é um assunto que me interessa, e assim sendo já investiguei bastante e experimentei um bom bocado.

Quanto ao dito mito das caixas de ovos, devo dizer que já tive a experiência de forrar completamente as paredes duma sala de ensaios, e o efeito foi incrivelmente notório! Fizemo-lo por ignorância, ainda éramos miúdos e seguimos um (mau) conselho. Posso dizer que a reverberação da sala quase desapareceu, sentíamos apenas (e eram bem óbvias) as reflexões que se davam nas janelas de vidro e num quadro rígido. Mas o nosso único erro foi forrar completamente, se tivessem sido colocadas mais pontualmente, a sala teria ficado mais viva e agradável.

Se pensarmos no que acontece à energia de uma onda ao colidir com um obstáculo com aquela forma, fica óbvio que este faz toda a diferença. Ter uma superfície lisa (parede) a refletir é totalmente diferente de ter uma superfície irregular que funciona como difusor.

Concordo plenamente com o Marco Cerruti, para tratamento funciona sim senhor, para insonorizar não! Isso sim é um mito, devido à baixa densidade, logicamente a dissipação de energia é quase nula.

Obviamente um estúdio profissional não optaria por usar caixas de ovos (quer pela eficiência, quer pela estética), mas para uma banda com baixo orçamento, que tenha um sítio de ensaios com excessiva reverberação ou até flutter echo, a aplicação de caixas de ovos em sitios estratégicos pode fazer toda a diferença! Claro que não são absorsores nem resolvem nenhum problema de graves...
Sem dúvida a eficiência não será a mesma de painéis profissionais, mas posso afirmar com toda a certeza que no que toca aos médios e agudos, as caixas podem mesmo resolver e tornar o ensaio bastante mais confortável.

E ainda existe a vantagem de se conseguirem a custo zero numa pastelaria por exemplo - relação custo-eficiência brutal!

#12 User is offline   api 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 09 March 2011 - 03:04

excelente post!

são muito interessantes as vossas soluções, particularmente ao nivel mais estructural com recurso a materiais tão "exotéricos" como pneus e entulho.

para quando o post sobre a régie?

#13 User is offline   salvini 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 13 April 2011 - 03:59

bem na realidade as caixas de ovos nao fazem exactamente nada

#14 User is offline   Jota SA 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 05:20

View Postsalvini, on 13 April 2011 - 04:59, said:

bem na realidade as caixas de ovos nao fazem exactamente nada

Evitam algumas reflexões!
"To mix music you need good speakers, like Gandhi or Martin Luther King!"

#15 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 10:49

As caixas de ovos funcionam como refractores e não como isolantes, portanto, não existe qualquer mito. Existe é o problema de muita gente não saber ler e de outra muita gente não saber o que é o quê, nem tratar as coisas pelos nomes.

Sim, as caixas de ovos funcionam.
Fossem elas pintadas de dourado e vendidas pela Auralex e toda a gente queria a porcaria das caixas de ovos.

O que é mito é pensar que só em estúdios forrados com materiais de marcas XPTO e com características acústicas medidas ao Hz é que é possível gravar boa música com bom som.
Isso sim, é mito.

Gravei durante 15 anos num estúdio que tinha caixas de ovos suficientes para 6500 ovos e estou à espera que alguém diga que os discos gravados naquela sala soam mal por causa do mito.

Ponham as salas a soar bem e encham-nas com boa música. Isso mata os mitos.

#16 User is online   stratocosta 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 12:39

o problema é que muito pessoal confunde tratamento acustico de um espaço ( reflexões, etc ) com isolamento ( o som que sai da sala para o exterior ).

isso aconteceu numa banda em que toquei. forraram as paredes da garagem com caixas de ovos com o objectivo de reduzir a transmissão para o resto
da casa.

eu avisei, mas como não tenho "patentes" em engenharia acústica, o mito prevaleceu. ( eu não percebia nada, disseram-me que resulta muito bem bla bla bla )

resultado: o "barulho" continou e como abusaram da quantidade de caixas , a sala ( garagem ) ficou demasiado "seca".
Vendo: Rack Yamaha FX900 , pedal preamp V-Stack, Seymour Duncan Little 59N, altifalante Jensen

#17 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 October 2011 - 23:25

Olá.

Não sou nenhum guro da acústica nem nada que se pareça.
Tenho algumas ideias que penso que são importantes reter aqui: quando fazemos uma sala, quer para ensaio ou para gravação, temos que ter em conta a sua utilização futura. Lógico que uma sala de gravação de orquestra, maioritariamente, não terá o mesmo tempo de reverberação óptimo que uma sala para gravação de bandas pop-rock. O que normalmente temos que fazer é um compromisso entre vários aspectos pois não podemos (para quem dinheiro pode...) centrar as atenções para um só género/estilo musical.
A sala tem que ficar com opções que permitam mudar a acústica - através de painéis que possam ser mudados de sítio, paredes onde se possam utilizar dois revestimentos diferentes, cortinas que possam correr e mudar a reflexão/absorção da parede...

Mais assuntos há a mencionar: as dimensões da sala deverão ser pensadas de acordo com o posicionamento das colunas (frequências graves por vezes anulam-se num ponto da sala por causa da "adição" que a onda sofre devido a reflexões); a forma da sala deve evidenciar as reflexões laterais e não as longitudinais...;

Há livros onde estas coisas estão bem explicadas como, por exemplo, Acústica Musical - Luís Henrique http://www.bandasfil...cias.php?id=140

Agradeço correcções e estarei sempre aberto a saber sempre mais

This post has been edited by diogo craveiro: 30 December 2011 - 22:45

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users