Caros amigos.
Estou a fazer uma balada com uma estrutura harmonica simples, baseada em 1 4 5 graus.
So que estou com problemas nos riffs de baixo e guitarra. Pois se meter o baixo a dar o 1 e 5 grau no 1 e 3 tempo e a guitarra a fazer os acordes no 2 e 4 tempo parece musica pimba.
A melodia até acho que esta interessante, pois estou a usar muitas vezes as notas do acorde, 1 3 5 7 sobretudo.
A harmonia é esta:
Eb Eb Eb Eb
Bb Bb Ab Ab
Eb Eb Bb Bb
Bb Bb7 Eb Eb
Que acham da harmonia? acham que posso alterar algo? eu sei que esta tudo à base de Eb mas tambem é o primeiro tema totalmente original.
Quais sao geralmente os rifs do baixo nas baladas a 4
balada (problema na composição de uma original)
Posted 11 November 2010 - 20:14
Não podes mandar um mp3 com a melodia? É que a melodia pode dar várias resoluções possíveis a nível harmónico, e a progressão, dá-te várias possibilidades para o baixo... Experimenta fazer inversões, ou então acordes suspensos, tipo, Eb com baixo em Bb, ou o baixo a fazer a 7ma a acompanhar a progerssão.
A parte que acho que podes espevitar com o baixo é principalmente o compasso inteiro em Eb. Aí podes dar algumas voltas em função da melodia. Quanto ao baixo versus guitarra, numa balada, não gosto muito dessa ideia de fazer baixo num tempo separado e guitarra no outro.
b
Se tivesses a tocar isso só com guitarra o que farias? Provavelmente a guitarra tocaria nos tempos todos. Experimenta isso! Ou experimenta adicionar uma guitarra acústica dedilhada (arpejos). Que tal outros elementos? Strings, piano, orgão, etc...
Na música pop, o baixo deve fazer uma "cama" com o bombo (não é regra, mas é usual) e deves pensar em "meter o baixo" em cima do bombo.
Se quiseres manda-me um link para o mp3 que tenho todo o gosto em dar o toque no arranjo.
A parte que acho que podes espevitar com o baixo é principalmente o compasso inteiro em Eb. Aí podes dar algumas voltas em função da melodia. Quanto ao baixo versus guitarra, numa balada, não gosto muito dessa ideia de fazer baixo num tempo separado e guitarra no outro.
b
Se tivesses a tocar isso só com guitarra o que farias? Provavelmente a guitarra tocaria nos tempos todos. Experimenta isso! Ou experimenta adicionar uma guitarra acústica dedilhada (arpejos). Que tal outros elementos? Strings, piano, orgão, etc...
Na música pop, o baixo deve fazer uma "cama" com o bombo (não é regra, mas é usual) e deves pensar em "meter o baixo" em cima do bombo.
Se quiseres manda-me um link para o mp3 que tenho todo o gosto em dar o toque no arranjo.
Miguel Catalão
Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...
Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...
Posted 12 November 2010 - 18:29
oi e obrigado pela a ajuda
eu meto tudo aqui no domingo à noite, pois este fim de semana nao vou estar em casa
Eu fiz em sibelius e vou fazer um print scren e depois meto aqui
Em termos de harmonia achas que esta interessante?
é que isto vai ser para improvisar como standard de jazz tass a perceber o meu objectivo?
eu meto tudo aqui no domingo à noite, pois este fim de semana nao vou estar em casa
Eu fiz em sibelius e vou fazer um print scren e depois meto aqui
Em termos de harmonia achas que esta interessante?
é que isto vai ser para improvisar como standard de jazz tass a perceber o meu objectivo?
Posted 14 November 2010 - 00:02
Eu acho que posso explicar por ele. O jazz tem, geralmente, mais movimentação harmónica e muitos centros tonais passageiros, ao invés de um assim tão sólido.
Mas, relendo o post original, parece que estás contente com as changes e com a melodia, e queres ajuda com a realização. Qual é o problema específico? A realização do baixo ou o comping da guitarra?
Mas, relendo o post original, parece que estás contente com as changes e com a melodia, e queres ajuda com a realização. Qual é o problema específico? A realização do baixo ou o comping da guitarra?
Posted 14 November 2010 - 00:30
o meu problema é que nunca compos nada sem ser nas aulas de formação musical. e no conservatorio não ensinam a escrever baladas, como é obvio e ainda não tenho atc apesar de estar no 6 grau
E a melodia queria fazer no fim, ja fiz algumas mas acho que estão um pouco fatelas...
Primeiro escolhi a harmonia e agora estou com problemas nas malhas de baixo e guitarra pois parece musica pimba.
E pedia-vos ajuda para me ajudarem a melhorar esse aspecto.
Estou a tentar por o pdf mas esta dificil... heide conseguir dentro de 5 minutos.
E a melodia queria fazer no fim, ja fiz algumas mas acho que estão um pouco fatelas...
Primeiro escolhi a harmonia e agora estou com problemas nas malhas de baixo e guitarra pois parece musica pimba.
E pedia-vos ajuda para me ajudarem a melhorar esse aspecto.
Estou a tentar por o pdf mas esta dificil... heide conseguir dentro de 5 minutos.

Help

MultiQuote