Jump to content

• Log in with Facebook Log in with Twitter Entrar com o LinkedIn Entrar com o Google Entrar
  • Criar Conta
Bemvindo(a) ao Forumúsica!
Registe-se para fazer parte da maior e mais avançada comunidade de músicos em Língua Portuguesa!
Tenha acesso a todas as funcionalidades disponíveis e seja parte desta entusiasmante comunidade!
Uma vez registado(a), pode entrar e criar tópicos, colocar respostas, interagir com outros músicos, ter acesso aos classificados, às análises de material musical, adicionar serviços, enviar mensagens privadas, postar atualizações de estado, gerir os amigos desta comunidade, e muito mais!
Esta mensagem será eliminada após entrar na comunidade.
Entrar Criar Conta
Para deixar de ver este aviso definitivamente,
Clique aqui para fazer parte desta grande comunidade!
Se já é membro, faça login aqui.

será mesmo que se justifica fender americana vs mexico?!

• Por favor, entre na comunidade para responder
12 respostas a este tópico

Guest_trindadeni_*

Guest_trindadeni_*
boas pessoal , esta é uma duvida que vem ao de cima sempre na hora da escolha , é que se por um lado os euros nao abundam por outro o valor comercial de uma am é sempre o que sabemos e com o passar dos anos .. bien, ja toquei em varias fender mexicanas e em algumas americanas , e tenho pra dizer o seguinte se as americanas standard se ficam pelo nivel de uma mexicana falo apenas das standard , highway one etc.. este topico é pra debater exactamente o que compensa mais uma boa mexicana ou uma ameicana menos boa.. ja tive uma thinline mn 69 que parecia manteiga .. arrependo me bem de a ter despachado , as road worn , versao mais barata das relic mas com o mesmo procedimento a bem dizer de fabrico tambem sao optimas as japonesas idem e os modelos 72 das teles mexicanas todos eles sao bem agradaveis , numa perspectiva qualidade preço , o que preferem ?! eu cá prefiro uma boa mexicana ... e ha ate quem diga que a principal diferença entre as am e as mexicanas é que as mexicanas sao feitas no mexico por mexicanos e as americanas sao feitas na america... por mexicanos.. grande abraço
p.s de momento encontro me em fase de reflexao entre uma mexicana de 72 uma thinline e uma road worn .. americanas se entretanto aparecer uma vintage butterscotch usada a bom preço e tiver condiçoes de a pagar parece me que é a minha escolha eheh ^_^

Forumusica

Forumusica
  • Anúncio

alribas

alribas
  • Género:
  • País:
Este assunto ja foi discutido milhoes de vezes aqui no forum, e nunca se chega a nenhuma conclusão porque simplesmente cada um tem a sua opinião.
Depende muito de quem pega na guitarra e do que procura na mesma.
Claro que o melhor é uma boa xicana, ate porque é bem mais barata. Mas é preciso procurar e ter sorte. Não quero com isto dizer que as americanas sejam todas boas, não.

E ha que separar duas coisas importantes, uma é a qualidade da guitarra, madeiras utilizadas, ressonancia, acabamentos etc, outra é se se encaixa nos nosso gostos particulares. Daí toda a gente com cabeça aconselhar a experimentar antes de comprar.
Dizer, "ah, o braço e uma merd@ e a acção estava muito alta, a guitarra não vale nada" não faz grande sentido.

Ja ouvi coisas boas das Road Worn e ja ouvi coisas muito más, la esta, depende sempre de quem pega nelas.

O Carl Verheyen numa entrevista disse uma coisa engraçada. A guitarra que ele mais usa em concertos é uma daquelas velhinhas que comprou a um preço estupido, e ele diz que para usar no dia a dia em ensaios e afins usa uma strat de 300 dls (posso estar enganado mas era qualquer coisa assim)

Edit: Eu tenho uma artist series, quando encontrar uma strat que goste mais, mexicana ou o que for, troco. Ate agora não encontrei, mas tambem não ando a procura. O mais importante e sentirmo-nos bem com a guitarra e gostar do som dela.

Editado por alribas, 24 nov 2010 - 16:11.

Angus Young: There’s no great thing in being a soloist. I think the hardest thing is to play together with a lot of people, and do that right." 

dangerfields

dangerfields
  • Género:
se o objectivo é a venda/troca futura da guitarra, o decalque "made in u.s.a." como sabes vai pesar

no entanto, tal como disse e bem o alribas, tudo depende, depende do uso a dar à bixa, depende da guitarra em si, depende de ti e da percepção que tens da mesma e aquilo que mais valorizas

Pessoalmente, perfiro guitarras mais "baratas" mas que soem bem e que cumpram, com o factor "calças de ganga velhas", são-me mais confortaveis e tenho menos receio de as usar, sinto menos o peso do preço e sinto "menos gente" a pesar os dedos com a guitarra

acabo por ter uma guitarra para todo o uso, seja em casa seja na rua, seja onde for, mas lá esta, põe-me uma mexicana boa e uma americana boa (para mim) em cima da mesa a preços a variar 200 euros e provavelmente irei para a americana, pelos motivos do "valor" que referiste

é demasiado subjectivo

Guest_trindadeni_*

Guest_trindadeni_*
exacto ... eu tambem penso assim , quanto mais velho e usado melhor e ja agora barato pq nao ?!
acho que todos nos gostavamos de ter uma relic ou uma gibson lp custom ou coisa que o valha mas a questão é o será que se justifica mesmo?! pra quem vive da musica a cem por cento talvez dê mas pra nos é bem dificil .. tenho estado bastante indeciso mas como ainda tenho a minha velha washburn hollowbody vai dando pra tudo só que as vezes farta tocar sempre o msm braço e estou em pulgas pra um novo em maple eheh mas quando surgir a oportunidade de algo que goste e a preço acessivel vou nessa , a questão é um pouco tambem do género " é que as vezes aparecem fenderes americanas sem ser standard ao preço de mexicanas novas 800.. por ai .. e nessa ocasiao n sei quem levaria a melhor , nao ha mesmo nada como o ver e o experimentar primeiro

King Nothing

King Nothing
  • Género:
e é também a questão da sorte com a guitarra... com a mexicana podes ter sorte menos vezes que com a americana em que a sorte é quase garantida (ou assim o devia ser).
o conselho é: compra japonesa ;D

rodrigogpmm

rodrigogpmm
  • Género:
Peço desculpa mas não concordo nada com essa afirmação de que as mexicanas se aproximam da americanas american standard. Acho piada que essa afirmação surge sempre quando aparece um anúncio de alguém a querer vender uma strat mexicana, da qual afirma que é bem superior a uma american standard. A mim dá-me para rir. Eu até percebo que queiram valorizar o material, mas por favor. Peguei em muito poucas guitarras mexicanas que se aproximassem da minha americana, é totalmente diferente e sente-se bem a diferença de qualidades, embora admita que hajam algumas boas strats mexicanas.
Agora, a questão do tópico é diferente. Será que nós amadores damos uso ao material que temos e justificamos o seu valor? A resposta na maioria dos casos e no qual me inclúo terá de ser obviamente que não, mas isso é o problema e também a maravilha de ser um hobby, que mistura o gosto pela música com o colecionismo.
Eu ando a ver se arranjo uma mexicana porreira para poder andar aí na rua sem me preocupar e deixá-la no escritório.

fratermagno

fratermagno
  • Género:
Eu pessoalmente não gosto do material que tem um decalque a dizer "Fender"

Não acho que as mexicanas sejan muito inferiores que as americanas, excepto num ponto importantíssimo: Os pickups.
Porra..até hoje nunca gostei do som desses Pickups.

Sugestão: Troquem de imediato... :psycho2:

Lemonade

Lemonade
  • Género:
As MIA são superiores às MIM mas acho que isso não justifica tamanha disparidade na diferença de preço. Mas na minha óptica a melhores Fender na relação preço-qualidade continuam a ser as MIJ.

I don't understand why people keep comparing Hendrix to God... He's good, but he's no Jimi.

alribas

alribas
  • Género:
  • País:

As MIA são superiores às MIM mas acho que isso não justifica tamanha disparidade na diferença de preço.

Se calhar é por aí.
Se bem que a selecção de madeiras tambem é diferente, dependendo dos modelos, mas não sei ate que ponto isso é perceptivel aos ouvidos do comum guitarrista.
Ou então pela simples questão estetica, mas la esta, ha gostos e carteiras para tudo.

Angus Young: There’s no great thing in being a soloist. I think the hardest thing is to play together with a lot of people, and do that right." 

treblemaker

treblemaker
  • Género:

p.s de momento encontro me em fase de reflexao entre uma mexicana de 72 uma thinline e uma road worn .. americanas se entretanto aparecer uma vintage butterscotch usada a bom preço e tiver condiçoes de a pagar parece me que é a minha escolha eheh ^_^

Se as guitarras que estás a ponderar são uma Tele Thinline, uma Custom '72 e uma Road Worn, desconheço alternativas americanas a preços remotamente comparáveis.

Pelos exemplos que me têm passado pelas mãos, de um modo geral prefiro as americanas. Também há americanas menos boas e mexicanas excelentes mas, na média, acho as americanas superiores ao nível do hardware e electrónica, o que acaba por se traduzir em termos sonoros... o que seria de esperar dado que o preço também é mais alto. Agora cabe a cada um decidir se, para si, essa diferença de preço é justificada ou não. Nesse ponto, haverá sempre quem ache que sim e quem ache que não. É por isso que tópicos como este continuarão a aparecer :)

Vendo: Fender Mustang '72, Fender Telecaster Bass '73-'75, Epi LP Custom, THD Univalve, Blackstar HT40, Line6, Boss, Budda, Ibanez, Voodoo Lab, etc. - http://forumusica.co...olab-budda-mxr/

Cabos Klotz com fichas Neutrik de instrumento/para pedais/de coluna à medida/true-bypassing de pedais