Forumúsica: Ajuda - "afinar" compressor ashdown... - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Ajuda - "afinar" compressor ashdown...

#1 User is offline   ricardo8reis 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 25 November 2010 - 16:43

Boas amigos baixistas,

Tenho um set composto por um combo Ashdown MAG C115-300 EVO II Combo, com uma coluna Ashdown MAG 210T EVO II Deep Cabinet e juntamente com este conjunto veio um compressor Ashdown Dual Band Compression Pedal ...

A questão é que quando ligo o compressor, nao consigo obter um som bom!..ganha ruidos ou então faz pico....nao me "enche" o som... so tem 5 botões mas que dao comigo em doido pois nao consigo afinar o pedal de modo algum..... alguém, pode dar-me alguma sugestao?

já agora, toco com um Fender deluxe series, jazz bass, active bass...

Outra curiosidade, antes de ter este set, tinha uma coisa mesmo fraquinha (nao que agora tenha algo muito bom mas sempre já é alguma coisa) e usava um pedal baratucho, o Behringer BDI21 V-Tone Bass DI Pedal ... se o usar neste set, dá um "esquentamento" espetacular ao som, assim como maior pujança..... nao percebo porque o compressor nao se encaixa assim!.... :tabem:

#2 User is offline   PiJaMaS 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 November 2010 - 19:38

se não sacas bom som desse compressor algo de muito errado se passa é contigo e não com o material!

1º regula o input e output para, com o compressor ligado, teres o mesmo volume à entrada e à saída quando ligas e desligas o pedal
2º mete o eq balance a flat
3º lê bem o manual e vê se o low comp e high comp estão a zeros ás 12 o'clock ou não.

nota:
um bom compressor "esvazia" o som de todas as más frequências que anda todas doidas à solta, deixando-o arrumadinho e focado.
querer um compressor para encher o som é só mesmo para o lulz de certeza.....

ps: já brinquei com esse compressor e com o pedal de assinatura do lomenzo e eram ambos uma bela tanga.
A watt is a watt. The only thing there apparently is more than one of is ways of measuring them and marketing them.

#3 User is offline   Jota SA 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2010 - 01:43

View PostPiJaMaS, on 25 November 2010 - 19:38, said:

um bom compressor "esvazia" o som de todas as más frequências que anda todas doidas à solta, deixando-o arrumadinho e focado.

Ou então enche o sinal de ruído... :P

Ricardo8reis:

Vê um video ou outro no youtube sobre compressores, não especificamente esse mas outro qualquer para perceberes como funcionam primeiro (se é que já não percebes) .

Verifica se estás a rodar os knobs no sentido correcto para comprimir as frequências. (Low Comp / High Comp)

Frequency balance - às 12 horas! (centro)

Convém que o output seja "superior" ao input, já que estás a comprimir convém que haja alguma compensação de volume!
"To mix music you need good speakers, like Gandhi or Martin Luther King!"

#4 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2010 - 10:51

Não uses isso! O comp é muito mauzinho... vende-o e poupa uns trocos para comprares um EBS Multicomp usado. Esse já não te mata a dinâmica!
Sinceramente não consigo dar um truque para isso funcionar minimamente porque, pura e simplesmente, não o faz!

Abraço
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#5 User is offline   Nikopol 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2010 - 12:04

View PostGhost_Bass, on 26 November 2010 - 09:51, said:

Não uses isso! O comp é muito mauzinho... vende-o e poupa uns trocos para comprares um EBS Multicomp usado. Esse já não te mata a dinâmica!
Sinceramente não consigo dar um truque para isso funcionar minimamente porque, pura e simplesmente, não o faz!

Abraço

Então mas um compressor não é para matar a dinâmica? :mellow:

#6 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 26 November 2010 - 12:36

View PostNikopol, on 26 November 2010 - 11:04, said:

Abraço

Infelizmente sim mas também não. O compressor deve equilibrar o som pegando em picos de sinal e degradando-os (diferente de um limitador que só os corta a partir de certo ponto). O compressor também enfatiza sinais mais fracos encorpando-os, dando a sensação de aumento de volume. Um bom compressor tem se ser capaz de fazer tudo isto mas ao mesmo tempo manter a tua dinâmica pois se queres acalmar e tocar suave numa parte não vais gostar que aquela porcaria te aumente o volume como se estivesses a varar nas cordas com vontade! Para a malta que está sempre a esgalhar do principio ao fim isto até é um efeito porreiro mas quem se importa em fazer algo mais do baixo que simplesmente encher uma sala de graves sabe que as dinâmicas são importantes... por isso é que o Multicomp e o TLC são dos mais apreciados.
Este tipo de compressão que este ashdown e, infelizmente, muitos outros pedais fazem é boa para ser feita em estúdio pois podes a seguir subir e descer volumes consoante a dinâmica das musicas. Ao vivo, muito sinceramente, só serve para quem só coça a barriga e não se preocupa com o som...

Eu uso o Multicomp porque me equilibra picos de sinal - especialmente no slap - mas ao mesmo tempo deixa-me fazer um fade out mantendo a nota sempre presente e perceptivel.
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

#7 User is offline   Bassman84 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 November 2010 - 18:07

Tive esse compressor cerca de 8 dias... devolvi-o, para mim não dava...
No entanto acho que a única coisa que ele fazia era mesmo colorir o som simulando de certa maneira um som a válvulas, para tocar com dedos conseguia sacar uns sons engraçados, para slap e notas agudas tocadas com força distorcia o sinal, o que me levou a desfazer dele. Não compreendo bem a tua dúvida mas não podes pensar num compressor como se fosse um equalizador ou um pré, acho que se tocas maioritariamente com dedos ou com palheta tens aí um bom pedal, se gostas de slap, bends e brincar na "parte baixa" desfaz-te dele...
Abraço
There's a kind of courage following one's inspiration...

#8 User is offline   ricardo8reis 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 29 November 2010 - 11:52

obrigado a todos pelas respostas, vou ver o que faço com isto entao!...tentar uma troca! :blush:

até porque nao me entendo nada com isto!

#9 User is offline   Nikopol 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 29 November 2010 - 12:14

View PostGhost_Bass, on 26 November 2010 - 11:36, said:

Abraço

Infelizmente sim mas também não. O compressor deve equilibrar o som pegando em picos de sinal e degradando-os (diferente de um limitador que só os corta a partir de certo ponto). O compressor também enfatiza sinais mais fracos encorpando-os, dando a sensação de aumento de volume. Um bom compressor tem se ser capaz de fazer tudo isto mas ao mesmo tempo manter a tua dinâmica pois se queres acalmar e tocar suave numa parte não vais gostar que aquela porcaria te aumente o volume como se estivesses a varar nas cordas com vontade! Para a malta que está sempre a esgalhar do principio ao fim isto até é um efeito porreiro mas quem se importa em fazer algo mais do baixo que simplesmente encher uma sala de graves sabe que as dinâmicas são importantes... por isso é que o Multicomp e o TLC são dos mais apreciados.
Este tipo de compressão que este ashdown e, infelizmente, muitos outros pedais fazem é boa para ser feita em estúdio pois podes a seguir subir e descer volumes consoante a dinâmica das musicas. Ao vivo, muito sinceramente, só serve para quem só coça a barriga e não se preocupa com o som...

Eu uso o Multicomp porque me equilibra picos de sinal - especialmente no slap - mas ao mesmo tempo deixa-me fazer um fade out mantendo a nota sempre presente e perceptivel.

Acho que estás a falar do que gostas que um compressor seja e não o que é um compressor. Mas eu compreendo-te. :P

#10 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 29 November 2010 - 17:35

View PostNikopol, on 29 November 2010 - 11:14, said:

View PostGhost_Bass, on 26 November 2010 - 11:36, said:

Abraço

Acho que estás a falar do que gostas que um compressor seja e não o que é um compressor. Mas eu compreendo-te. :P

Bem... acho que sim. Mas estou a falar do que deveria ser um "compressor de instrumento". Infelizmente ve-se no mercado muitos "compressores de estúdio" à venda e muitos de marcas conceituadas que dizem tê-los desenhado especificamente para guitarra/baixo...

Abraço

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users