Compra de teclado para novato.
Posted 27 December 2010 - 14:45
Ora bem eu desde pequeno sempre adorei o som de piano e adoro ouvir "covers" de grandes músicas tocadas em piano por isso decidi que vou começar a aprender ^^
Eu vou aprender sozinho, já sei tocar guitarra (mais ou menos né? xD) e por isso penso que me consigo safar bem vendo vídeos no youtube / etc, agora a minha dúvida é em relação ao equipamento, o piano mais barato que vi era a 800€, e eu tenho uma margem de 400€ no máximo, mas vi também teclados por volta dos 200/300 euritos, e queria saber qual era a diferença entre estes dois tipos de equipamentos. Reparei que os teclados tinham menos teclas isso irá afectar muito a aprendizagem?
Obrigado =)
Posted 27 December 2010 - 17:00
Se pesquisares um pouco, encontras muitos posts parecidos aos teus.
A conversa do costume é:
1) Se a ideia é aprender a tocar piano (e não teclas/sintetizadores), compra um teclado com teclas pesadas (nada de semi-weighted) com 76 ou 88;
2) O piano digital decente mais barato, isto a comprar na loja, é o Yamaha P-95 (o sucessor do 85) que custa à volta de 600€;
3) Não vale a pena começares com um mau teclado ou um arranger para poupares 100 ou 200€. Junta mais um pouco e compra o P-95 ou um teclado semelhante. Aprender sem teclas pesadas é mau porque terás de te adaptar mais tarde - o que custa e nunca é a mesma coisa do que começar do início -, porque teclas leves não permitem um controlo tão bom da intensidade e porque as teclas também variam em largura; o importante não é tanto o número de teclas, mas sim o peso;
4) Também é uma boa opção procurar um piano digital Roland (da série RD, por exemplo) ou Yamaha usado: mesmo teclados com 10 anos têm teclas porreiras e sons bastante razoáveis;
5) Se não quiseres mesmo esperar, acho que o Yamaha NP-30 é a melhor opção, mas seria melhor esperares e comprares alguma coisa com teclas pesadas.
Respondendo à tua última pergunta, a diferença entre teclados concebidos para tocar piano e os arrangers da série PRS, por exemplo, é que os primeiros têm melhores sons de piano e teclas mais próximas às de um piano, enquanto que os segundos são mais versáteis (têm a vantagem de ter mais sons, ritmos, etc., o que é interessante se quiseres aprender teclas em geral) mas as teclas não são grande coisa para tocar piano nem os sons de piano tão bons. De qualquer forma, mesmo que estejas a pensar em aprender teclas no geral, acho melhor começar pelo piano.
Bottom line: os pianos digitais não são como as guitarras: dificilmente se compra alguma coisa de jeito por menos de 500€.
Boa sorte.
Posted 27 December 2010 - 17:16
Arranja um professor! Se vais mesmo começar do 0, não comeces sozinho.
Mesmo sem pesquisar, posso-te dizer que os teclados de 200/300€ são "teclados de brincar".
Se queres aprender convém arranjar uma coisa mais séria, não necessariamente de topo mas que te permita teres a mínima noção de como é um piano a sério.
Uma das coisas que deves ter em conta quando procuras um teclado é se tem "hammer action" ou não. Isto refere-se à simulação do peso das teclas num piano real (se poderes, numa loja ou coisa assim, experimenta tocar num piano a sério e vais perceber logo ao que me refiro).
Outra coisa que podes ter em conta é o som. Há sons de piano e há Sons de piano; por exemplo, os sons da Casio são muito artificias, os da Roland/Yamaha/Korg são melhores (atenção que não disse "são OS melhores"
Convém ver também se o que vais comprar já traz colunas incorpuradas ou se depois tens que o ligar a qualquer lado (como é o caso do meu).
Algo mais que deves ter em conta é o número de teclas (61/76/88). 88 teclas é um "piano completo", menos que isso... bem, faltam-te teclas.
Se conseguires esticar um pouco o orçamento, podes apontar para um Yamaha P95 (nunca experimentei, só vi no youtube) que custa cerca de 600€ na Musifex, por exemplo.
Vê também o mercado de usados
Posted 27 December 2010 - 18:08
Eu andei a ler tanto aqui neste forum como noutros lugares e para ser sincero acho que é um erro gastar logo tanto dinheiro num teclado, vou fazer tal como fiz com as minhas guitarras compro algo para o "desenrasque" e depois se pretender compro algo a sério.
Andei a ver alguns equipamentos e... penso que vou optar por: http://www.thomann.d...casio_wk500.htm tendo em conta o preço e o número de teclas este é bom?
E quanto ao facto de serem teclados de brincar... eu apenas toco por amor a música, vou tocar apenas parar mim portanto penso que não vou ficar desiludido com um destes teclados.
Obrigado.
Posted 27 December 2010 - 18:29
Posted 28 December 2010 - 19:32
Não terás um som de piano excelente, mas tens sensibilidade que já dá para tocar com alguma expressividade.
É o suficiente para aprenderes
Eu quando tive aulas de piano, tinha um Yamaha PSR150 em casa, que nem sensibilidade à velocidade tinha e deu para praticar.
Mais tarde, se realmente gostares, investe num piano a sério
Mas se queres a minha opinião, evita os digitais, que vão sempre melhorando e o modelo que comprares desvaloriza imenso, que é o mesmo que acontece com as workstations.
Daí recomendar-te uma workstation antiga, porque com 400 euros já compras uma workstation de topo de meados dos anos 90.
Algumas delas entraram em diversas músicas pelos seus sons de piano algo "diferentes"
Posted 23 January 2012 - 11:29
Alguém confirma isto e/ou acrescenta mais alguma opinião sobre estes teclados? Curiosamente a Musifex actualizou os dados do V80 hoje, mas não sei em quê. Será preço?
Tomb of Gods @ myspace
Tomb of Gods @ soundclick (leftovers, work in progress, yada, yada, ...)
Posted 23 January 2012 - 11:29
This post has been edited by Renato: 23 January 2012 - 11:29
Tomb of Gods @ myspace
Tomb of Gods @ soundclick (leftovers, work in progress, yada, yada, ...)
Posted 23 January 2012 - 12:16
- Um professor é fundamental para não te deixar "criar maus vícios".
- Um teclado fraco no início faz uma de duas coisas: ou desmotiva o estudo por tão fraco ser ou te dá ainda mais garra de estudares para quando fores tocar no piano do prof sair tudo uma maravilha! Normalmente o que acontece é a primeira opção porque acabas por te desleixar e querer sempre estudar só no "bom" piano.
- Ver vídeos no youtube é muito bom mas, mais importante ainda, é aprenderes e teres uma boa base teórica para perceberes o que estás a fazer. Não sei se é o caso mas... no piano não se "serram cordas" em posição de power chords. É fundamental saber o que se faz e perceber o porquê da nota naquele sítio.
- Um sintetizador usado, estilo Kurzweil PC88 é, ao contrário do que disseram, um dos melhores pianos digitais de todos os tempos! Se não quer gastar muito, este modelo, por exemplo, é excelente.
- No final de tudo, muita motivação, empenho e MUITO GOSTO no que faz. Pode ser bom mas para si tem que ser o melhor! Deve procurar fazer sempre mais! Se fizer tudo isto, será sem dúvida um bom pianista
This post has been edited by diogo craveiro: 23 January 2012 - 12:17

Help
MultiQuote