Forumúsica: Escovas de limpeza de vinil - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Escovas de limpeza de vinil Como limpam?

#1 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 29 December 2010 - 23:13

Como limpam os vossos discos de vinil?

Tenho-os cheios de pó. Ando à procura de uma escova mas aqui no Porto encontrei esta loja que as vende a €12 :blink: são todas assim ou é exagero de preço?!

Zona 6

Se usarem métodos mais "caseiros" chutem aí pf.

Obrigado pela ajuda :)

#2 User is online   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 13:21

Sempre usei uma espécie de esponja em veludo e funcionava. Porém, já li que lavá-los com água e sabão é um método que resulta; ainda que, apesar de em alguns locais recomendarem o "wet playiong" (ouvir os discos molhados) parece que não é grande ideia, pois tende a aprofundar a sujidade e pode danificar o disco. Assim, eu diria que essa escova que indicas é uma boa ideia (são 12 euros, mas dura uma vida!), e se estão muito sujos, então lavar com água e sabão (sem molhar o autocolante central) e secar bem antes de ouvir.

Entretanto, hoje descobri que afinal o meu amplificador não tem pré-amplificação para gira-discos. A decisão agora é comprar gira-discos + pré-amp ou um amp novo. :humm:

#3 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 13:35

View PostLu Batera, on 30 December 2010 - 12:21, said:

...A decisão agora é comprar gira-discos + pré-amp ou um amp novo. :humm:

Há gira-discos com saída de linha, com saída digital (S/PDIf) e com saída USB. Também existem uns "prés" com equalização RIAA para ligar gira-discos e que se ligam posteriormente a entradas de linha de qualquer amplificador. Costumam ser muito baratos.

Quanto à escova de limpeza, é o preço normal se for de fibras de carbono. E é melhor que seja. São excepcionais e, como disse o Lu, duram uma vida. A mais frequente é a Vivanco ACB25.

#4 User is online   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 13:53

View Postresolectric, on 30 December 2010 - 13:35, said:

View PostLu Batera, on 30 December 2010 - 12:21, said:

...A decisão agora é comprar gira-discos + pré-amp ou um amp novo. :humm:

Há gira-discos com saída de linha, com saída digital (S/PDIf) e com saída USB. Também existem uns "prés" com equalização RIAA para ligar gira-discos e que se ligam posteriormente a entradas de linha de qualquer amplificador. Costumam ser muito baratos.

(...)

Sim, mas eu queria comprar um gira-discos bonzito, em princípio um Pro-Ject. O que li desses com saída S/PDIf é que, na prática, é o gira-discos que faz de pré-amp, e naturalmente não o fazem lá muito bem. Por isso, acho que preferia optar por gira-discos + um amp porreirito com entrada de phono (estava agora a ler sobre o Marantz PM5004), e despacho o meu, que é um Sony cheio de mariquices de Surround e DTS que eu não uso, só quero mesmo isto para audio.

Pai da Gina, desculpa lá a intromissão no teu tópico, mas acho que é claro que estás armado em forreta sem motivo. Solta lá esses 12 euros para um acessório que te dura para sempre! :D

#5 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 13:59

Obrigadão pelas dicas Lu e resolectric :)

Lu, €12 dá para dois discos de Vinil pelo menos, custa-me um bocado :lol: Mas lá terá de ser...

#6 User is offline   Osga 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 15:28

View PostPai da Gina, on 30 December 2010 - 12:59, said:

Obrigadão pelas dicas Lu e resolectric :)

Lu, €12 dá para dois discos de Vinil pelo menos, custa-me um bocado :lol: Mas lá terá de ser...

Aqui parece que um kit de limpeza completo, com a escova de carbono é mais barato: http://www.danceplan...21-lang_pt.html
"The music business is a cruel and shallow money trench, a long plastic hallway where thieves and pimps run free, and good men die like dogs. There's also a negative side."

-- Hunter S. Thompson

Vendo: Line 6 Verbzilla e Behringer Eurorack MX2642

#7 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 17:58

Excelente! E a escova é igual à da Vivanco. Deve ser feita no mesmo sítio.

Líquido para limpar vinil é que não aconselho. Nada mesmo. É melhor água e detergente da louça, enxaguar bem e deixar a escorrer. As etiquetas não saem desde que não uses água quente nem esfregues. Aquilo é "soldado" no disco e é difícil sair.

Lu: eu tenho um Denon DP-DJ150 com saída Phono, Linha e SPDif e soa bem em todas. Soa a vinil...
É incrívelmente práctico!

Lu: se comprares o Pro-Ject verifica o que há em termos de pré RIAA para Phono. Assim podes escolher qualquer etapa de potência, sem pré.

#8 User is online   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 18:19

View Postresolectric, on 30 December 2010 - 17:58, said:

Excelente! E a escova é igual à da Vivanco. Deve ser feita no mesmo sítio.

Líquido para limpar vinil é que não aconselho. Nada mesmo. É melhor água e detergente da louça, enxaguar bem e deixar a escorrer. As etiquetas não saem desde que não uses água quente nem esfregues. Aquilo é "soldado" no disco e é difícil sair.

Lu: eu tenho um Denon DP-DJ150 com saída Phono, Linha e SPDif e soa bem em todas. Soa a vinil...
É incrívelmente práctico!

Lu: se comprares o Pro-Ject verifica o que há em termos de pré RIAA para Phono. Assim podes escolher qualquer etapa de potência, sem pré.

Não encontro esse Denon à venda, para ter uma ideia de preço. :(

Isso que dizes é tentar comprar um pré-amp para Phono? O que vejo é para cima de 200 euros, e por pouco mais compro uns amps bem jeitosos já com Phono e assim livro-me do meu (que é um Sony STRDE445). Já vi uns quantos bem jeitosos:

NAD C316 - 299
Marantz PM5004 - 379
Denon PMA710AE - 399
Rotel RA04SE - 400
Yamaha AX497 - 229
Pioneer A307 - 185
Yamaha AS500 - 399

Se quiseres dar umas dicas sobre estas opções, agradeço. ;)

Quanto a gira-discos, acho que será mesmo o Pro-Ject Debut III. As comparações que vi com o Rega P1 eram favoráveis ao Debut, e está na mesma gama de preços. Não posso passar desse orçamento.

#9 User is offline   Osga 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 18:37

Para quem precisa de um pré RIAA barato, acho que este interface da Reloop funciona em modo stand alone: http://www.lismusica.pt/?product=5825
"The music business is a cruel and shallow money trench, a long plastic hallway where thieves and pimps run free, and good men die like dogs. There's also a negative side."

-- Hunter S. Thompson

Vendo: Line 6 Verbzilla e Behringer Eurorack MX2642

#10 User is offline   Pai da Gina 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 December 2010 - 22:45

Osga, obrigado pela dica :) mas já não vou comprar nada :lol:

Estive de tarde numa ronda pelas lojas do Porto...resultado, gastei 70cêntimos e tenho o problema resolvido :D

A escova mais barata que encontrei foi a €11 na "Media Market" (em lojas estrangeiras da net andam à volta de €7). Na loja que referi em cima são €12 e na Fnac são €15. Mas já não vou comprar nenhuma.

Estive nesta loja Vinyl Disc e o Sr. Nuno é impecável!hehehe!Esteve a explicar-me tudo preto no branco. Sai cliente desta "loja".

Resumindo, as escovas de carbono são jeitosas sim, mas têm um senão: o rebordo em alumínio. Basta um pequeno descuido e riscamos o vinil com isso. Dentro das rugosidades do vinil acumula-se sujidade e quem a "limpa" por assim dizer é a agulha. Solução...usar um pano de flanela para tirar aquela poeirada do disco (não larga pelo) e deixar o resto para a agulha. Aqui entra o liquido de limpar agulhas...o factor mais importante na limpeza do vinil! Existem líquidos próprios para isso, mas o Sr. Nuno mandou investigar esse liquido e ele não é mais do que...álcool 70! Junto com umas paneleirices só pra dar cheiro e assim. Conclusão, verter álcool 70 (que custa 70cêntimos) para um frasco de rímel que não esteja a ser usado e esteja limpo e com a pontinha limpar a agulha do gira discos. Atenção, limpar na direcção do braço, ou seja, de "fora para dentro". Em sentido inverso pode quebrar a agulha.

E pronto, esta foi a dica do Sr. Nuno que usa estas técnicas há anos e tem uma colecção de 4mil discos de vinil :) Ele também me falou que uma solução mais profissional seria comprar uma máquina de limpeza, mas que elas compensam para quem passa o dia neste oficio, não para quem ouve um disco por dia ou nem isso.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users