Forumúsica: Escovas de limpeza de vinil - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Escovas de limpeza de vinil Como limpam?

#11 User is online   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 31 December 2010 - 10:48

View PostPai da Gina, on 30 December 2010 - 22:45, said:

Osga, obrigado pela dica :) mas já não vou comprar nada :lol:

Estive de tarde numa ronda pelas lojas do Porto...resultado, gastei 70cêntimos e tenho o problema resolvido :D

A escova mais barata que encontrei foi a €11 na "Media Market" (em lojas estrangeiras da net andam à volta de €7). Na loja que referi em cima são €12 e na Fnac são €15. Mas já não vou comprar nenhuma.

Estive nesta loja Vinyl Disc e o Sr. Nuno é impecável!hehehe!Esteve a explicar-me tudo preto no branco. Sai cliente desta "loja".

Resumindo, as escovas de carbono são jeitosas sim, mas têm um senão: o rebordo em alumínio. Basta um pequeno descuido e riscamos o vinil com isso. Dentro das rugosidades do vinil acumula-se sujidade e quem a "limpa" por assim dizer é a agulha. Solução...usar um pano de flanela para tirar aquela poeirada do disco (não larga pelo) e deixar o resto para a agulha. Aqui entra o liquido de limpar agulhas...o factor mais importante na limpeza do vinil! Existem líquidos próprios para isso, mas o Sr. Nuno mandou investigar esse liquido e ele não é mais do que...álcool 70! Junto com umas paneleirices só pra dar cheiro e assim. Conclusão, verter álcool 70 (que custa 70cêntimos) para um frasco de rímel que não esteja a ser usado e esteja limpo e com a pontinha limpar a agulha do gira discos. Atenção, limpar na direcção do braço, ou seja, de "fora para dentro". Em sentido inverso pode quebrar a agulha.

E pronto, esta foi a dica do Sr. Nuno que usa estas técnicas há anos e tem uma colecção de 4mil discos de vinil :) Ele também me falou que uma solução mais profissional seria comprar uma máquina de limpeza, mas que elas compensam para quem passa o dia neste oficio, não para quem ouve um disco por dia ou nem isso.

De rimel? Isso é aquela cena que as mulheres pôem nas pestanas? Se bem me lembro, é então uma escova com uma série de pêlos (já não me maquilho há muito tempo :P).
E como é que é "de fora para dentro"? Queres dizer contra o braço? É mesmo assim? É que parece-me que assim é que é "agressivo" para a agulha, mas se calhar estou errado.

#12 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 31 December 2010 - 13:32

Excelente!

Agora, da mesma maneira que terias de ter cuidado para não riscar o disco com a parte de alumínio da escova de fibras de carbono tens de ter cuidado para não pingar alcool da limpeza da agulha em cima do disco :D

Caraças... nunca toquei com a parte de alumínio da escova num disco. Nem com a de plástico. E até acho bem difícil, mas pronto, ele tem 4000 discos, deve saber quantos é que riscou assim.

E de acordo: a agulha é que vai limpar mais fundo do que a flanela. A escova vai limpar mais fundo que a flanela também, mas não tão fundo como a agulha. E a lavagem é o melhor método para limpar mais fundo ainda.
Claro que nada disto dispensará a limpeza da agulha pois essa vai passar grande parte do seu tempo "mergulhada" nos sulcos.

De qualquer modo, se tiveres discos "sujitos" é melhor lavá-los com água fria e limpa, usar um detergente não abrasivo (o da louça costuma resultar) e enxaguar muito bem. Secam-se deixando escorrer, ou com uma ventoinha.

Depois, usa o método que o Sr. Nuno recomendou.

This post has been edited by resolectric: 31 December 2010 - 13:32

#13 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 31 December 2010 - 13:37

View PostLu Batera, on 31 December 2010 - 09:48, said:

...
E como é que é "de fora para dentro"? Queres dizer contra o braço? É mesmo assim? É que parece-me que assim é que é "agressivo" para a agulha, mas se calhar estou errado.

Sim, é agressivo para a agulha.
Sempre que a agulha é pousada no disco a maior pressão que lhe é aplicada é no sentido dos ponteiros do relógio, se olhares para o gira-discos de cima. Portanto, a pressão a que ela é geralmente sujeita, e para a qual está preparada, é do peso para o braço no sentido do utilizador do gira-discos. De trás para a frente.
Como é natural a maior parte da sujidade, micro-partículas de poeira e de vinil (e até gordura) acumulam-se na parte de trás da agulha e para se limpar convenientemente devem ser limpas "de trás para a frente".

Ainda assim isto são preciosismos. Ao "escarafunchar" na agulha com uma escova a sujidade sai. Simples.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users