Forumúsica: Isolamento acústico para bar - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Isolamento acústico para bar

#1 User is offline   Dark Flame 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 03 February 2011 - 10:49

Boas pessoal.
Bem recentemente surgiu a ideia de abrir um pequeno bar de rock onde vivo (Alverca).
Desde então tenho andado a fazer umas contas de quanto ficaria o projecto e deparei-me então com o problema do isolamento, pois apesar de não estar com ideias de ter musica muito alta, tinha ideia de fazer alguns concertos de vez em quando (aí sim, precisaria mesmo do isolamento).
O problema é k o local é num prédio já meio "velho", pelo que tenho sérias dúvidas do isolamento dele.
As boas notícias (acho eu), é só ter vizinhança por cima.

Gostaria então de pedir opiniões que qual a melhor solução para isolar o espaço, com o mínimo de espessura possível.

Aqui vai a planta para ajudar um pouco mais a perceberem a situação.

Aproveito também para colocar outra questão: no caso de usar 500w de som espalhados pelo salão, que potencia seria a ideal em termos de graves (subwoofers) e a melhor localização para o(s) mesmo(s).

Posted Image

#2 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 03 February 2011 - 11:34

Se tens vizinhos em cima, a planta é a parte menos importante para resolver o problema que vai fazer com que te fechem o bar.
O que vai fazer com que sejas despejado não é a área do bar mas sim a altura disponível para baixares um metro ou mais com um perfeito isolamento.

Altura!

E depois, passa para as paredes estruturais, aquelas que vão levar para os vizinhos de cima todo o som que tens no bar e que eles não vão querer ouvir.

E, claro, no dia em que tiveres música ao vivo, também vão sentir a vibração. Portanto, chão isolado por baixo do palco e do PA.
Portanto: altura disponível, características das paredes, pilares no meio da sala, etc.

Resumindo: tens vizinhos em cima, ou eles gostam muito de música por baixo ou então ficas com o bar reduzido a metade do espaço.

E ainda por cima tens o palco encaixado exactamente por baixo do prédio.
Não me parece que a profundidade do palco seja sequer suficiente para isolares essa parede (e tecto).

This post has been edited by resolectric: 03 February 2011 - 11:36

#3 User is offline   Demon Hunter 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 04 February 2011 - 12:17

Não quero desmoralizar, mas um café/bar com vizinhos por cima does not compute.
Ás 10 o bilhar tem que parar e o dono do café tem que dizer aos clientes para falar mais baixo, isto é só um exemplo, mas real.

Mesmo tudo bem isolado tenho quase a certeza que se ia ouvir ou sentir alguma coisa para cima.
Agora se tiveres vizinhos porreiros e avisares que sexta ou sabado vai haver concerto e ás x horas no máximo o barulho pára, e ele concordar, tinhas um bom ambiente bar/vizinhos, O inverso era mau ambiente e muitas vezes policia á porta.

#4 User is offline   andreb 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 February 2011 - 13:20

Olá

Precisas de alguém que te faça um projecto de licenciamento acústico, fora os outros projectos todos.... ninguém abre um bar assim sem mais nem menos !

Predios velhos e bom isolamento no compute... e a legislação é muito difícil de cumprir sem investires muito $$.. mesmo muito !

Queres ter um espaço para concertos, arranja outro sitio LONGE de vizinhos

Abre um bar chill out com musica ambiente (vais ter que isolar o tecto na mesma)...
Acustica - http://www.someacustica.com - Produtos Acústicos - Isolamento e Tratamento Acustico. Projectos e Consultadoria Acústica
Musica: http://www.sonicflames.com - Recording Label, Composição de música e serviços de aúdio - mistura e masterização

#5 User is offline   Dark Flame 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies

Posted 04 February 2011 - 16:11

O Bar vai ser algo tipo Lounge, excepto em alguns dias é que vai haver mais "barulho" quando houver concertos, mas isso sei ser possível pedir autorizações especiais para isso. Apesar de estar a pensar equipar o bar com cerca de 500w de som, não vão ser usados nas noites normais, sendo apenas para ter um som ambiente de boa qualidade e distribuido por todo o espaço, pois não quero um bar para o pessoal ir abanar o capacete, mas algo onde se possa conversar e passar um bom bocado.
Em relação aos vizinhos julgo não haver grande problema, pois neste momento funciona um café/tasca no mesmo sítio.
Portanto, gostaria de saber como isolar o som de conversas e som ambiente, nada de especial.
Até gostaria de arranjar outro espaço sem vizinhança, mas quase todos os cafés e bares por aqui são em prédios.
Entretanto estive a vasculhar pela net e encontrei alguns artigos sobre o uso de pneus velhos, camadas de lã de rocha e green glue (entre outras coisas), que acham?
Volto a repetir a 2ª pergunta em relação aos graves: no caso de usar 500w de som espalhados pelo salão, que potencia seria a ideal em termos de graves (subwoofers) e a melhor localização para o(s) mesmo(s).

#6 User is offline   andreb 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 February 2011 - 14:48

tecto original - la de rocha com apoios antivibraticos - placa de pladur 13 mm -Green Glue - olaca de paldur 13 mm -Green Glue - placa de paldur 13 mm em principio dar-te-a os 58 dB
de isolamento entre comercio e habitação

Mais a parte de tratamento acustico que tens que fazer obrigatoriamente

Isso das licenças especiais é tudo muito bonito mas a CM pode as recusar-te, particularmente se tiver havido queixas de vizinhos
Acustica - http://www.someacustica.com - Produtos Acústicos - Isolamento e Tratamento Acustico. Projectos e Consultadoria Acústica
Musica: http://www.sonicflames.com - Recording Label, Composição de música e serviços de aúdio - mistura e masterização

#7 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 November 2011 - 20:29

A questão dos graves é: são 500 watt, como estão distribuídos? Tens sub-grave, tens topos... tens colunas compactas... Refere o sistema que queres lá meter. No entanto acho que não são precisos 500 watt de som lá. Mais vale investires num PA com um pouco mais, talvez uns 1200watt, e utiliza-lo como "Pa da casa".

Eu tenho um sistema da LG com 300 watt e acho que daría um bom som para o teu bar. Além disso foi muito barato, apenas 99€, e tem um som bestial. Tem a vantagem de que lá podes ligar a televisão e a box e ver bons filmes, bons jogos de futebol e teres o pessoal a vibrar com o jogo e com os golos marcados pela sua equipa. É 5.1 e tem um bom comprimento para dispores à vontade as colunas.

Em relação ao isolamento, ou gastas muito dinheiro (estou a falar nuns 3000 ou 4000 euros) ou então nada feito. Soluções para desenrascar não são válidas e como a construção já está feita não podes "mexer" nas paredes/tecto/chão. Eu fiz a minha sala de ensaios/sala de catações de raíz e consegui um bom isolamento acústico mas gastei dinheiro e pensei no que fiz. O que acontece na maioria das vezes é que os construtores não utilizam o que é bom, utilizam o que lhes é mais rentável. Eu utilizei tijolos que custam 4 ou 5 vezes mais do que os comuns.
Não sou a melhor pessoa para te dizer o que fazer ou o que não fazer! Pede a um eng. acústico, ele saberá o que te dizer. Arranja um que seja amigo ou mais ou menos teu conhecido e se ele te disser que vais ter uns problemas daqueles valentes e que te vai reduzir a altura do bar em 30 ou 40 cm não fiques "ah???" porque é mesmo verdade.

Espero ter ajudado.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users