Forumúsica: Pratos - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Pratos Zildjian

#1 User is offline   Desventrar 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 12 April 2011 - 15:04

Boa tarde pessoal, tenho que escolher um set de pratos da Zildjian (tem que ser obrigatoriamente desta marca), como não sou baterista não percebo nada do assunto. Procuro uma boa combinação de pratos que seja bom para rock e eventualmente estilos mais agressivos, ou seja procuro um pouco de versatilidade, HHs, 2 crashes, ride e china. Não há limite de preço e o objectivo é ter um bom set de pratos no meu estúdio para gravações.

Agradeço toda a ajuda.

#2 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 April 2011 - 18:02

Queres mesmo os modelos específicos, ou basta a gama? E queres as medidas "recomendadas", ou tens isso já pré-definido?

#3 User is offline   Desventrar 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 April 2011 - 18:34

Acho que basta a gama, mas se quiserem podem dizer modelos específicos, até podem preferir pratos de gamas diferentes. Em relação às medias estava a pensar no habitual, HH de 14", crashes de 16" e 18", ride de 20" e o china talvez de 18".

#4 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 April 2011 - 18:53

Na minha opinião, a gama mais versátil é a A. Tem atenção na espessura dos crashes, se já tens ideia das medidas: com pratos muito grossos, "excluis" bateristas que toquem de forma mais suave; por outro lado, é bom teres uma mistura entre os dois crashes, para que não soem ao mesmo (por exemplo, experimenta um Fast Crash com um Studio ou um Medium). Além disso, e seguindo a máxima tantas vezes repetida do resolectric ("toquem devagarinho nos pratos quando estão em estúdio"), com pratos mais pesados vais ter problemas. Para ride, o Ping Ride é o standard e muito bem visto por uma ampla variedade de músicos. Para pratos de choque, não sei sugerir, nunca utilizei nenhuns desta gama. E China, acho que usei uma ou duas vezes esse tipo de prato, ainda menos posso falar.
Acho que não ajudei muito; na prática é só a ideia de que a série A é a que acho mais versátil para esses géneros, considerando apenas a marca Zildjian. :)

#5 User is offline   Desventrar 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 April 2011 - 19:13

Ajudaste pois, essa noção das diferentes espessuras dos pratos é realmente importante e é um factor a ter em conta na minha escolha final. Eu realmente estava de olho na série A mas vou esperar por mais opiniões, a série K também me desperta bastante interesse mas lá está, eu não sou baterista.

Obrigado Lu.

#6 User is offline   Lu Batera 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 April 2011 - 19:44

A série K é fantástica (eu prefiro-a face à série A, mas não estamos a falar de pratos para mim). O que acontece é que os pratos não são tão resistentes, por causa da técnica de martelagem/martelamento (whatever). Têm um espectro mais rico de frequências, mas para rock e estilos mais agressivos, lá está, corres o risco de os partir mais rapidamente.

#7 User is offline   Desventrar 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 12 April 2011 - 19:54

Isso é um no go. Tudo bem que os pratos são só para gravações mas mesmo assim convém que tenham alguma durabilidade.

#8 User is offline   Looney 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 00:57

No que respeita à relação qualidade/durabilidade sem duvida a série A Custom, ainda por cima tem um aspecto fantástico esses pratos; no entanto para certo tipo de som (jazz por exemplo)prefiro a K.
Ambas as séries têm um defeito, o preço! :P
Se calhar outras marcas terão séries boas e com preço mais atractivo. Mas tiveres disponibilidade de dinheiro, essas da Zildjian são do melhor.

#9 User is offline   Desventrar 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 04:10

O dinheiro felizmente não é problema em relação a isto mas é obrigatório que seja Zildjian.

Obrigado pelos vossos contributos. :)

#10 User is offline   Minizephyr 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 April 2011 - 14:22

Para rock e estilos agressivos também poderás ponderar a série Z.
Pessoalmente não gosto muito porque têm um timbre muito "médio" (e o meu gosto mesmo é Paiste), mas em estúdio os Z portam-se muito bem e são muitas vezes escolhidos porque oferecem alguma versatilidade na equalização (mistura) - tive a oportunidade de conferir este aspecto quando gravei com o Fred de Blasted Mechanism.
Para pratos de choque poderás experimentar uns Zildjian K/Z (que mistura a qualidade acústica dos K com a agressividade dos Z - ouve os discos de Rammstein porque ele usa estes pratos em estúdio)
Para mim são pratos que no nosso kit não são grande coisa acusticamente, mas captados funcionam muito bem.

A série Z é mais grossa, mas lá está, estamos a falar de rock e coisas mais pesadas.

Nota:
Ainda não experimentei os novos Z, por isso a minha opinião foi somente baseada na gama antiga Z.

This post has been edited by Minizephyr: 18 April 2011 - 14:24

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users