Forumúsica: Combatendo a Ignorância... - Forumúsica

Jump to content

• (6 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Combatendo a Ignorância... Uma Questão Pertinente!

#1 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 13 April 2011 - 20:41

Nunca vos aconteceu estarem a tocar e a sentirem o vosso groove, seja na rua, num concerto, em casa ou até numa loja de música quando uma ignorante alma vos interrompe a jam perguntando algo do género: "Uh bonito instrumento, o que é?" ; "Então tocas guitarra? Muito fixe." ; para os que reconhecem que afinal é um baixo "Olha tocas baixo, diz-me lá qual é a diferença disso para a guitarra?" e para os que já entendem um pouco mais "Para que serve o baixo numa banda? Ou na música em geral?". Há ainda aqueles que dizem "Que merda de som, tudo grave nem se percebe nada. Guitarra ou bateria é que é fixe!" (O último que me disse isto levou uma cabeçada no nariz :psycho2: )

A questão é, não podemos responder tecnicamente porque se as pessoas nem um baixo sabem reconhecer quanto mais a definição técnica deste lindo instrumento... E mesmo que saibam o que é, quando perguntam qual a diferença do baixo para a guitarra ou para que raios serve o baixo, como devemos responder sucintamente, sem interromper durante muito tempo a nossa jam e de modo a deixar as pessoas esclarecidas?

Digam-me lá o que costumam responder :D

Pessoalmente se for um gajo da minha idade respondo "Lol ? Fuck Off meu...", se for um adulto lá tento dar a minha resposta elaborada e se for uma gaja boa pisco-lhe o olho e continuo a tocar.

'Bora lá trocar opiniões pessoal, é que estas perguntas são mesmo chatas e deixam um gajo à nora =O
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#2 User is offline   In-Culto 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 13 April 2011 - 21:04

Bom tópico porque algo que sempre me perguntei e que ainda estou para perceber é: para que serve o baixo numa banda? :psycho2:
just kidding... -_-

#3 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 21:06

LOL isso deu-me vontade de bater com a Careca contra a parede xD
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

#4 User is offline   noxweb 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 21:20

quando não estão a gozar dou sempre respostas úteis e construtivas, porque realmente há pessoas que não sabem mesmo, enquanto que outras estão só a trollar.

no entanto por um lado tenho vantagens, a minha namorada odeia solos de guitarra mas adora grooves de baixo :D (embora também gosta de uma guitarra com groove)
noxtherox's youtube channel

..:: Squier Classic Vibe 60s Jazz Bass ::: SX Pirate Series Les Paul ::: Takamine G320 ::..
..:: Markbass Mini CMD121P ::: Line6 M9 ::: Tech 21 SansAmp BDDI ::: EHX Bass Big Muff ::: Line6 POD HD 300 ::..

#5 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 21:39

Mas e quando não estão a gozar mas não têm paciência para ouvir a história toda? O que dizes nesse caso?

A minha namorada curte é ouvir-me a tocar guitarra ou bateria <.< Não acha grande piada ao baixo :cry:
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

#6 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 13 April 2011 - 23:03

Simplesmente dizes-lhes para se calarem e ouvirem! E começas a tocar sem cais na masturbação musical (como os guitarristas muito gostam de fazer) debitando milhentas notas por segundo! Tocas simples, com groove e com muito bom gosto. Vai refinando a tua técnica pois um baixo bem tocado não fica indiferente a ninguém nem leva a que as pessoas porguntem o que é! Uma boa linha de baixo faz toda a gente começar a bater o pé ou sacudir a bunda!

Não cais nos clichés parvos de mandar bocas ou dar respostas feitas por ficares azedo com essa malta! Simplesmente continua a tocar e deixa-os a ouvir...
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#7 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 14 April 2011 - 02:14

Eu sei disso Ghost mas ainda não tenho técnica para mandar um bom groove daqueles graves e sentidos, tipo Another One Bites The Dust. Quando começo a fazer slap aí o pessoal até curte e começa a sentir o som mas mesmo assim... É que não estás bem a ver isto meu, uma vez tive que levar o baixo para a escola e não resisti, comecei a tocar nas aulas. Aquilo unplugged não manda som quase nenhum, só mesmo em slap e então fui alvo da completa ignorância...

Fiquei impressionado com um gajo que saca 18's, 19's e 20's em tudo e mais alguma coisa na escola e fez a triste pergunta "Bela guitarra mas onde arranjaste isso? Não costumam ter 6 cordas?" Eu calei-me e continuei a tocar... Esta sociedade... Ensina os jovens a calcular a probabilidade de mil e uma merdas com mil e uma fórmulas, ou ensina-nos quem foram panascas como Mouzinho da Silveira ou o Costa Cabral mas cai na ignorância quando se fala em música... As flautas no 5º e no 6º ano são giras mas há tanto por detrás disso...

This post has been edited by StCareca: 14 April 2011 - 02:14

StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

#8 User is online   skynet 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 14 April 2011 - 09:46

Podes dizer que o baixo é aquele instrumento que só faz falta quando não está lá.
Os meus hobbies...

View Postfdb, on May 5 2010, 08:03, said:

fechem este topico sff, nunca vi tanto non sense sem sentido junto

Posted Image

Vendo pedais

#9 User is offline   lmbalcao 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 14 April 2011 - 10:19

View PostStCareca, on 13 April 2011 - 21:39, said:

Mas e quando não estão a gozar mas não têm paciência para ouvir a história toda? O que dizes nesse caso?

A minha namorada curte é ouvir-me a tocar guitarra ou bateria <.< Não acha grande piada ao baixo :cry:

Isso é falta de porrada.. Três lambadas na tromba e deixava logo de estar com essas m*rdas.. :lindo:

#10 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 14 April 2011 - 11:10

Quem tem falta de porrada? A minha namorada? O.O
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.