Ghost_Bass, on 17 April 2011 - 02:59, said:
Cada modelo de baixo tem as suas características e timbres próprios. Não se podem comparar baixos diferentes mandando umas "slepadas" naquilo e a partir dai decidir o que é bom e o que é merda! Fónix! Cada baixo encaixa num estilo musical e numa sonoridade/técnica específica! Nunca ouviram dizer que um gajo que saiba tocar bem saca bom som de qualquer tábua com cordas??? É verdade!
Quando experimentam e comparam baixos devem ter atenção a:
- Madeiras - Qualidade, corte, e acabamento das mesmas. Os Warwick têm uma reputação má pois têm uma grande tendência para o neck twist.
- Hardware - as ferragens são boas e bem acabadas ou vão estar perras e ferrugentas ao fim de um ano?
- Acabamentos - Aquilo foi montado com cuidado ou a operação foi levada a cabo por um cego que sofre de parkinson? (sem qualquer intenção de insulto para quem padeça das doenças referidas) Uma boa acção sem fret buzz é essencial!
- Electrónica - componentes de qualidade, sem ruidos no som, e duráveis!
- Equilibrio - ninguém quer fazer malabarismos para evitar que o bacalhau vá ao chão!
- Som - com bom timbre, sustain, e com controlos da tonalidade equilibrados e agradáveis ao ouvido.
Um baixo que corresponda positivamente a todos estes critérios é sempre um bom bacalhau independentemente do timbre que tenha!!! Certo???
Quando experimentam um baixo para satisfazer a vossas necessidades (estilo de musica, timbre, técnicas aplicadas, conforto) então têm de começar por descobrir os modelos com sonoridades que encaixem no que procuram e depois fazer a comparação atrás descrita entre esses!!!
Voltando ao exemplo dos carros (que tem sido muito usado)... "Ah e tal! Eu quero um carro! Sou casado e tenho 2 filhos..." - então fui testar um VW Golf a gasóleo, um Renault Laguna SW a gasolina, um Suzuki Vitara, um BMW a GPL e uma Mercedes Vito - "O Golf é uma merda porque não tem espaço atrás, a Laguna é muito fixe mas gasta muito, o Vitara também é uma merda porque não leva o carrinho de bebé na mala, o BMW é porreiro mas não se pode estacionar no parque do shopping, a Vito é grande demais..."
Dá para perceber?
Abraços
(* Ensalganhada = palavra usada no dialecto luso-serrano para indicar confusão, tumulto)
Daí Ghost eu ter feito uma review ao som e quando disse que o baixo era uma treta, referia-me unicamente ao meu caso pessoal. Tal como as mulheres, por exemplo a tua namorada pode ser muita boa para ti e para mim ser um monte de esterco xD. Contudo realmente o TBird aguentava-se bem em rock, ao dedo +/- mas de palheta muito fixe, mas não era versátil e isso deixou-me decepcionado. Já agora meu o que é o neck twist?
Não sei em relação ao VM Nox... As cordas estavam boas, o baixo estava em perfeito estado. Mas o som daquilo não me agradou nada. Pensei que fosse gostar pois a sua cópia na sx, o SJB75, deixou muito impressionado. Mas comparado com o CV não era nada, nada de especial. Nem tão bonito, nem tão bem construído. Talvez o exemplar do VM não fosse o melhor :S
Já vi o Bobby Vega, sim realmente o homem toca muito com a sua palheta mas mesmo assim... Quando toco com palheta sinto que estou muito distante do meu baixo, parece que tenho um certo receio de lhe tocar com a pele dos meus dedos. Por isso prefiro ir sempre ou quase sempre à dedada

Help

MultiQuote