Forumúsica: Combatendo a Ignorância... - Forumúsica

Jump to content

• (6 Pages)
  • +
  • « First
  • 4
  • 5
  • 6
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Combatendo a Ignorância... Uma Questão Pertinente!

#51 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 17 April 2011 - 10:42

View PostGhost_Bass, on 17 April 2011 - 02:59, said:

Epá... vocês estão a fazer uma ensalganhada*!...

Cada modelo de baixo tem as suas características e timbres próprios. Não se podem comparar baixos diferentes mandando umas "slepadas" naquilo e a partir dai decidir o que é bom e o que é merda! Fónix! Cada baixo encaixa num estilo musical e numa sonoridade/técnica específica! Nunca ouviram dizer que um gajo que saiba tocar bem saca bom som de qualquer tábua com cordas??? É verdade!

Quando experimentam e comparam baixos devem ter atenção a:

- Madeiras - Qualidade, corte, e acabamento das mesmas. Os Warwick têm uma reputação má pois têm uma grande tendência para o neck twist.
- Hardware - as ferragens são boas e bem acabadas ou vão estar perras e ferrugentas ao fim de um ano?
- Acabamentos - Aquilo foi montado com cuidado ou a operação foi levada a cabo por um cego que sofre de parkinson? (sem qualquer intenção de insulto para quem padeça das doenças referidas) Uma boa acção sem fret buzz é essencial!
- Electrónica - componentes de qualidade, sem ruidos no som, e duráveis!
- Equilibrio - ninguém quer fazer malabarismos para evitar que o bacalhau vá ao chão!
- Som - com bom timbre, sustain, e com controlos da tonalidade equilibrados e agradáveis ao ouvido.

Um baixo que corresponda positivamente a todos estes critérios é sempre um bom bacalhau independentemente do timbre que tenha!!! Certo???

Quando experimentam um baixo para satisfazer a vossas necessidades (estilo de musica, timbre, técnicas aplicadas, conforto) então têm de começar por descobrir os modelos com sonoridades que encaixem no que procuram e depois fazer a comparação atrás descrita entre esses!!!

Voltando ao exemplo dos carros (que tem sido muito usado)... "Ah e tal! Eu quero um carro! Sou casado e tenho 2 filhos..." - então fui testar um VW Golf a gasóleo, um Renault Laguna SW a gasolina, um Suzuki Vitara, um BMW a GPL e uma Mercedes Vito - "O Golf é uma merda porque não tem espaço atrás, a Laguna é muito fixe mas gasta muito, o Vitara também é uma merda porque não leva o carrinho de bebé na mala, o BMW é porreiro mas não se pode estacionar no parque do shopping, a Vito é grande demais..."

Dá para perceber?

Abraços

(* Ensalganhada = palavra usada no dialecto luso-serrano para indicar confusão, tumulto)

Daí Ghost eu ter feito uma review ao som e quando disse que o baixo era uma treta, referia-me unicamente ao meu caso pessoal. Tal como as mulheres, por exemplo a tua namorada pode ser muita boa para ti e para mim ser um monte de esterco xD. Contudo realmente o TBird aguentava-se bem em rock, ao dedo +/- mas de palheta muito fixe, mas não era versátil e isso deixou-me decepcionado. Já agora meu o que é o neck twist? :P

Não sei em relação ao VM Nox... As cordas estavam boas, o baixo estava em perfeito estado. Mas o som daquilo não me agradou nada. Pensei que fosse gostar pois a sua cópia na sx, o SJB75, deixou muito impressionado. Mas comparado com o CV não era nada, nada de especial. Nem tão bonito, nem tão bem construído. Talvez o exemplar do VM não fosse o melhor :S

Já vi o Bobby Vega, sim realmente o homem toca muito com a sua palheta mas mesmo assim... Quando toco com palheta sinto que estou muito distante do meu baixo, parece que tenho um certo receio de lhe tocar com a pele dos meus dedos. Por isso prefiro ir sempre ou quase sempre à dedada :D
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#52 User is offline   Bogart 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 17 April 2011 - 10:44

Ghost. Tu consegues ter a paciência de explicar ao miudo as coisas. Eu não tenho. Ele tá marcado com o slap na cabeça. E olha para os baixos todos com aqueles olhos de quem só vê uma verdade. A mais pura das verdades é mesmo essa. Cada baixo tem uma caracteristica diferenciadora. E cada um encaixa numa ou outra vertente.

Só é necessário encontrar o que necessitamos realmente. Para cada um de nós. Num determinado momento.

E continuo a insistir: um belo Jazz Bass. ehehheheheh..

E Careca, o thunderbird mergulha mesmo com o braço ao chão. Quando tocas em pé. Claro. A tua mão esquerda tem de ter dupla função: segurar o braço e tocar. Se o largas ele abusa da lei da gravidade e atira-se logo para baixo. Não é grave se estiveres atento, mas podes bem dar cabo do headsock em algum lado. Não são maricas. É mesmo assim. Mas é algo que se resolve facilmente. Basta mudar o botão da strap para a parte de trás do corpo (como os gibson) e usar uma correia mais larga. É um baixo cheio de personalidade. Tem uma sonoridade característica. Com um grave pronunciado. Corta bem numa mistura mais rockeira, mas no caso do epiphone, acho que o output é moderado. Nada que não se compense com o gain, mas isto comparando com modelos de uma gama acima. Tudo tem solução.

Não deves é ser preconceituoso. Tocar de palheta não é um crime lesa pátria: como já te disseram vai ouvir o Bobby Vega e depois vez o que é. E outros tantos como ele. Que usam a palheta. Além disso, não podes logo saltar para conclusões assim malucas sobre este ou aquele baixo. Pelo que percebi experimentaste imensos modelos. Isso deixou-te muita experiencia com cada um deles? ou baseias-te apenas numa primeira impressão e na ideia que experimentaste muitos e que isso condiciona sempre.

Nunca toquei num Gibson USA. Adoro o Thunderbird. Estéticamente acho-o lindo. Mas nesta fase da minha vida baixística não faz muito sentido. Por isso deixei-o ir. Mas não quer dizer que seja um mau baixo. Há um ano e pouco atrás fiz um teste com o pessoal aqui. gravei 3 baixos: o Jazz VM, o Jazz MIA, e o Thunderbird da Epi. E depois o pessoal tinha de acertar qual era qual.

E olha que o som do epi foi muitas vezes confundido como sendo o fender ou o squier. Pouca gente acertava neste.

:)

#53 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 17 April 2011 - 11:55

Mas por exemplo Bogart, eu não toquei só slap nele, não desgostei dos restantes estilos no baixo mas o slap decepcionou-me... Não sei, eu gosto muito de tocar em slap, adoro mesmo e um baixo que não tenha o som que procuro simplesmente não serve. Mas isto é para mim, não para toda a gente. Entendam por favor que o que disse realmente baseou-se numa primeira impressão e é extremamente pessoal, não podem criticar o que achei nem eu posso criticar o que acham. Opiniões são feitas para ser diferentes e isso origina discussão o que é bom.

Agora comparando ao Jazz. O Jazz é um baixo muito versátil, um tanque de guerra que cobre tudo aquilo que quisermos que ele cubra. Slap de sonho, punk de sonho, rock de sonho. Até mesmo um metal ele aguenta. E isso para mim é um bom baixo, algo que me dê liberdade, variedade de tons e versatilidade. O TBird deu-me um bom estilo e foi razoável nos restantes, mau no slap. Unicamente por isso digo que não é um bom baixo, PARA MIM.

Ah já agora meu, se não explicarem as coisas ao miúdo, ele vai continuar a criar tópicos estranhos e a ser um baixista ignorante, apaixonado e dedicado, mas ignorante xD
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

#54 User is offline   Diamond_Baby 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 May 2011 - 16:28

Eu respondo sempre "BRUTAAAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaallllllllllllll Chavallllll", mesmo se me perguntarem se quero o bitoque ou o frango assado.

This post has been edited by Diamond_Baby: 04 May 2011 - 16:28

.: o meu myspace :.
Posted Image
Nova música online CHECK IT!

#55 User is offline   olipaulo 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 08 June 2011 - 14:05

View PostStCareca, on 13 April 2011 - 22:39, said:

Mas e quando não estão a gozar mas não têm paciência para ouvir a história toda? O que dizes nesse caso?

A minha namorada curte é ouvir-me a tocar guitarra ou bateria <.< Não acha grande piada ao baixo :cry:

Diz-lhe que os baixistas têm dedos mais musculados e aguentam muito mais tempo naqueles movimentos tipo... do... aquela coisa tipo digital... que elas adoram e que até se agarram às almofadas com a boca para não acordar os vizinhos! :flirt:

Para todos os outros chico-espertos que te perguntam que instrumento é esse, podes sempre dizer que o teu instrumento verdadeiro é tuba, pois leva muito mais vinho dentro que um baixo. :freak:
Status Empathy 5 strings ||| Eden Nemesis RS410 ||| Kit d'unhas

#56 User is offline   DaSoul 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 25 June 2011 - 06:30

View PostGhost_Bass, on 17 April 2011 - 02:59, said:

(* salganhada = palavra usada no dialecto luso-serrano para indicar confusão, tumulto)

fixed :nerd2:

#57 User is offline   gandula 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 04 July 2011 - 14:48

View Postolipaulo, on 08 June 2011 - 14:05, said:

View PostStCareca, on 13 April 2011 - 22:39, said:

Mas e quando não estão a gozar mas não têm paciência para ouvir a história toda? O que dizes nesse caso?

A minha namorada curte é ouvir-me a tocar guitarra ou bateria <.< Não acha grande piada ao baixo :cry:

Diz-lhe que os baixistas têm dedos mais musculados e aguentam muito mais tempo naqueles movimentos tipo... do... aquela coisa tipo digital... que elas adoram e que até se agarram às almofadas com a boca para não acordar os vizinhos! :flirt:

Para todos os outros chico-espertos que te perguntam que instrumento é esse, podes sempre dizer que o teu instrumento verdadeiro é tuba, pois leva muito mais vinho dentro que um baixo. :freak:

EHEH e tambem podes dizer que tocas com a lingua e que tens a lingua mais musculada da tua zona!!!
vais marcar pontos.......

#58 User is offline   PiJaMaS 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 July 2011 - 19:32

o Gene Simmons tocava baixo com os dedos e também ia lá com a língua.....deve ser esse o segredo para o sucesso que ele teve com as meninas.....
A watt is a watt. The only thing there apparently is more than one of is ways of measuring them and marketing them.

#59 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 16 July 2011 - 12:16

View PostPiJaMaS, on 04 July 2011 - 19:32, said:

o Gene Simmons tocava baixo com os dedos e também ia lá com a língua.....deve ser esse o segredo para o sucesso que ele teve com as meninas.....

Agora percebo porque é que ele se tornou tão próximo da Mansão Playboy e também a causa do sorriso constante da sua mulher o.O
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

Share this topic:

• (6 Pages)
  • +
  • « First
  • 4
  • 5
  • 6