Forumúsica: Help - Afinação/Cordas - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Help - Afinação/Cordas Baixo

#1 User is offline   HumanAsh 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 03 May 2011 - 16:30

Boas, tenho um baixo de 5 cordas, como todos sabem a afinação standart está em B E A D G mas quero afina-lo 4 tons e meio a baixo, ficando assim D G C F A (como uma guitarra em D, só que sem a corda D mais alta).

A minha questão é, se alguém sabe as medidas das cordas que devo comprar para fazer isto.

Obrigado.

#2 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 03 May 2011 - 17:04

Acho que as cordas são a menor das tuas preocupações com essa afinação! Eu estaria mais preocupado em encontrar amplificação e especialmente colunas capazes de reproduzir esse D tão grave! Isso nem deve ser audível...

Se fosse a ti afinava antes 1 tom e meio acima para ficar com a mesma afinação (mas uma oitava acima) e conseguir reproduzi-la... Neste caso diria que um set .110/.090/.070/.050/.030 seria capaz de aguentar essa afinação. Isto equivale a dizer-te para afinares o teu baixo em EADGC (igual às últimas cinco cordas de um baixo de 6) e baixar um tom!

ATENÇÃO: Não sei se o queres fazer propositadamente mas quando dizes que queres uma afinação em DGCFA, como a guitarra, deverias dizer que queres uma afinação em DGCFA# pois o baixo afina em quartas e não tem a paneleirice que a guitarra tem da diferença de meio tom na afinação da 2ª corda (porque os meninos têm dedos demasiado delicados para fazer acordes à homem!)! Claro que se o escolheres fazer é contigo e não há problema nenhum desde que tu te entendas.

Abraço
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#3 User is offline   Age 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 03 May 2011 - 18:41

Wow, isso sim é grave

#4 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 03 May 2011 - 18:52

View PostGhost_Bass, on 03 May 2011 - 17:04, said:

ATENÇÃO: Não sei se o queres fazer propositadamente mas quando dizes que queres uma afinação em DGCFA, como a guitarra, deverias dizer que queres uma afinação em DGCFA# pois o baixo afina em quartas e não tem a paneleirice que a guitarra tem da diferença de meio tom na afinação da 2ª corda (porque os meninos têm dedos demasiado delicados para fazer acordes à homem!)! Claro que se o escolheres fazer é contigo e não há problema nenhum desde que tu te entendas.

Abraço

Ahah bem dito!!

Para quê tanto trabalho a arranjar essa afinação? Eu sinceramente levava isso a um luthier ou a alguém que percebesse da coisa, poupava-te dinheiro caso te enganasses a comprar as cordas e ainda te deixava a tensão do truss proporcional a essa afinação...

Nem sei como vais tocar com uma afinação assim... É uma loucura meteres isso tão grave :eyebrow:

This post has been edited by StCareca: 03 May 2011 - 18:53

StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#5 User is offline   duca2208 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 03 May 2011 - 19:54

Abraço

São questões históricas meu amigo, questões históricas.
SÓ MAMO GORDAS
PQ ME DÃO COMIDA NA CAMA
SOU UM PAPA AÇORDAS

#6 User is offline   gordinNi 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 03 May 2011 - 23:19

Boas,

numa tentativa de te ajudar...já tive essa afinação no meu baixo. o que te aconselho é usares umas cordas ditas normais (as medidas das mesmas irão variar consoante o teu gosto), porém digo-te desde já que baixares os 4 tons e meio irá ser "suicídio" para ti que não irás perceber o que estás a tocar com uma coisa tão grave (falando em banda) e partindo já do pressuposto que terás uma amplificação "supersónica" para aguentar isso, assim como para quem te ouve, que ficará "What the fuck?!o_O"

Portanto o meu conselho é baixares somente um tom, e ficarás com uma afinação A D G C F, em que o teu "bordão principal" será a 4ª corda do baixo. Ficas então com uma mais grave para poderes brincar há vontade. De qualquer maneira, aconselho-te vivamente a levares isso a um luthier, isto se não perceberes bem como mexer num Truss. Cuidado, às vezes estas brincadeiras saem muito mais caro do que imaginas. Mais vale despenderes uns trocos agora do que daqui a uns meses teres isso tudo empenado.
Com a afinação que te falei e com o dito Setup, eu já andei muito tempo e nunca tive problemas.

Abraço

#7 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 04 May 2011 - 00:02

View Postduca2208, on 03 May 2011 - 19:54, said:

Abraço

São questões históricas meu amigo, questões históricas.

;)
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#8 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 04 May 2011 - 06:58

View PostgordinNi, on 03 May 2011 - 23:19, said:

Boas,

numa tentativa de te ajudar...já tive essa afinação no meu baixo. o que te aconselho é usares umas cordas ditas normais (as medidas das mesmas irão variar consoante o teu gosto), porém digo-te desde já que baixares os 4 tons e meio irá ser "suicídio" para ti que não irás perceber o que estás a tocar com uma coisa tão grave (falando em banda) e partindo já do pressuposto que terás uma amplificação "supersónica" para aguentar isso, assim como para quem te ouve, que ficará "What the fuck?!o_O"

Portanto o meu conselho é baixares somente um tom, e ficarás com uma afinação A D G C F, em que o teu "bordão principal" será a 4ª corda do baixo. Ficas então com uma mais grave para poderes brincar há vontade. De qualquer maneira, aconselho-te vivamente a levares isso a um luthier, isto se não perceberes bem como mexer num Truss. Cuidado, às vezes estas brincadeiras saem muito mais caro do que imaginas. Mais vale despenderes uns trocos agora do que daqui a uns meses teres isso tudo empenado.
Com a afinação que te falei e com o dito Setup, eu já andei muito tempo e nunca tive problemas.

Abraço

+1
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#9 User is offline   PiJaMaS 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 08 May 2011 - 20:20

View PostHumanAsh, on 03 May 2011 - 16:30, said:

Boas, tenho um baixo de 5 cordas, como todos sabem a afinação standart está em B E A D G mas quero afina-lo 4 tons e meio a baixo, ficando assim D G C F A (como uma guitarra em D, só que sem a corda D mais alta).

A minha questão é, se alguém sabe as medidas das cordas que devo comprar para fazer isto.

Obrigado.

oh 'migo explica-me lá qual o motivo e necessidade de baixar 4, (quatro) tons e meio a afinação.

num encordoamento 130 105 85 65 45 baixar mais que um tom já fica laço a dar cum pau e é quase intocavél por causa da tensão a menos que se fica.

eu uso, há já varios anos, um F# que é apenas uma quarta abaixo de B, (dois tons e meio) e sempre que baixo ainda mais a afinação a coisa fica para lá do intocável....

depois arranjei um C# um quarta abaixo do F# e só assim tive tensão como deve ser....

qual é a tua necessidade em ter uma coisa destas?!?!?

será que tu tens a mínima noção do que estás a queres dizer?!?!? eu acho que não.
A watt is a watt. The only thing there apparently is more than one of is ways of measuring them and marketing them.

#10 User is offline   rpls 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 09 May 2011 - 01:29

paulo foste muito brandinho ... tás a perder faculdades meu amigo!
dinah craik

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users