Ukulele
Posted 16 May 2011 - 14:56
Comprei à pouco tempo um Ukulele, e como não sou muito entendido nisso, gostaria de saber se alguém me poderia dizer qual é a afinação padrão, visto que encontro mil-e-umas afinações diferentes.
E já agora, se soubessem, os acordes básicos correspondentes à afinação padrão.
Obrigado.
PS: Se acharem que têm mais informação útil sobre os instrumento eu agradeço =)
Posted 16 May 2011 - 19:50
Parabéns pelo ukulele! Há uns meses atrás não pensava noutra coisa e foi um óptimo instrumento para reorganizar as minhas ideias em termos harmónicos.
Assumindo que o teu uke é tenor ou soprano, a afinação mais comum é G, C, E, A (Sol, Dó, Mi, Lá), sendo que o Sol está uma oitava acima. Também é possível afiná-lo uma oitava abaixo mas terás de substituir a corda por uma de calibre superior, caso contrário irás perder afinação e volume.
Neste site encontra-se uma aplicação que te dá uma boa dose de acordes nas várias afinações: http://www.ukulele.nl/chordfinder.php
Boa sorte e diverte-te com isso.
Posted 16 May 2011 - 19:52
andreguerra, on 16 May 2011 - 14:56, said:
Comprei à pouco tempo um Ukulele, e como não sou muito entendido nisso, gostaria de saber se alguém me poderia dizer qual é a afinação padrão, visto que encontro mil-e-umas afinações diferentes.
E já agora, se soubessem, os acordes básicos correspondentes à afinação padrão.
Obrigado.
PS: Se acharem que têm mais informação útil sobre os instrumento eu agradeço =)
Olá companheiro de ukulele!
Tambem tenho um, e são estupidamente divertidos de tocar.
A afinação é GCEA ou seja, Sol Dó Mi Lá.
Para acordes tens este site http://www.ezfolk.com/uke/chords/ é só escolher o acorde em cima e em baixo diz onde por os dedos.
Abraço
This post has been edited by Darklighter: 16 May 2011 - 21:13
Posted 16 May 2011 - 20:01
Posted 16 May 2011 - 21:14
V8, on 16 May 2011 - 20:01, said:
Foi nessa loja que comprei o meu. Recomendo bastante.
Posted 16 May 2011 - 21:44
Por acaso essa afinação é a que mais aparece quando pesquisei.
E também tinha notado que a corda ficava demasiado solta, e por isso afinei uma oitava a cima. Já agora que calibre tem que ter a primeira corda para afinar no G normal?
Relativamente à loja, se for na Covilhã ainda melhor, pois por acaso estudo na UBI, e se tiverem loja física até dou lá uma saltada.
O meu comprei-o na dolphinmusic.co.uk, mas foi o modelo mais barato... só mesmo para me divertir um bocado com a sonoridade do bicho =P
Mais uma vez, obrigado!
EDIT: Reparei agora que o Daklight tinha um tópico já aberto sobre o Ukulele... My bad...
This post has been edited by andreguerra: 16 May 2011 - 22:35
Posted 16 May 2011 - 23:32
andreguerra, on 16 May 2011 - 21:44, said:
Por acaso essa afinação é a que mais aparece quando pesquisei.
E também tinha notado que a corda ficava demasiado solta, e por isso afinei uma oitava a cima. Já agora que calibre tem que ter a primeira corda para afinar no G normal?
Relativamente à loja, se for na Covilhã ainda melhor, pois por acaso estudo na UBI, e se tiverem loja física até dou lá uma saltada.
O meu comprei-o na dolphinmusic.co.uk, mas foi o modelo mais barato... só mesmo para me divertir um bocado com a sonoridade do bicho =P
Mais uma vez, obrigado!
EDIT: Reparei agora que o Daklight tinha um tópico já aberto sobre o Ukulele... My bad...
Não sei se eles têm loja fisica mas acho que não.
Quanto ás cordas normalmente quando compras o "set", escolhes entre standard e low G.
PorEx:
http://www.ukefixe.c...?id_product=104 <--standard
http://www.ukefixe.c...?id_product=105 <-- Low G
Mas não sei se existem cordas de Low G para todos os ukuleles ou se só os tenores e baritonos.
Posted 11 April 2012 - 20:10
Pela internet fala-se muito bem dos Makala Dolphin Soprano Ukulele e dos Lanikai. Não sei se soprano não será muito pequeno pois venho da guitarra (sei que gente com mãos bem grandes toca sopranos... mas se calhar preferia maior)
Alguém capaz de me aconselhar? Agradecia mesmo pois ando perdido

Help
MultiQuote