Embora já me tenha registado há uns meses no Forum, é a primeira vez que aqui escrevo.
Antes de vir para aqui expor as minhas dúvidas e aflições, li os vários posts de forma a evitar tornar a repetir o que já pudesse ter sido dito.
Espero que me possam ajudar a ultrapassar todas as minhas dúvidas e questões, de forma a poder fazer a melhor compra possível. Espero também que este Tópico possa ser útil a futuros compradores cheios de dúvidas como eu. Um bem haja a todos...
Ora avançando para o que me traz aqui.
Comecei a ter aulas de piano do qual pouco ou nada sei. Desde muito cedo (8/9 anos)que conseguia tirar todas as músicas de ouvido e tocar com uma mão num pequeno teclado da minha irmã, mas nada que tenha evoluido para algo de extraordinário.
Actualmente estou nos trintas e pouco e quero realmente afirmar e dar vida a esta veia músical que tenho em mim. Na impossibilidade de ter um piano, por todas as questões que se impõe a quem reside num apartamento e tem vizinhos bastante complicados, optei por um Stage Piano.
Fiz uma pesquisa exaustiva de Stage Pianos e cheguei a 4 marcas/modelos:
- Roland Rd 700 NX
- Kawai MP10
- Clavia Nord Piano
- Yamaha CP5
Os valores para todos eles estão na ordem dos € 2200 (excepto o Nord que está a €1840). Estes valores são para mim o limite, sendo que ainda gostaria de adquirir um par de monitores de estúdio, ou um monitor (tipo Roland KC...). Se alguém tiver para vender em 2ª mão, estou aberto a propostas.
Embora possa parecer bem documentado, as dúvidas e questões, surgem pela falta de experiência neste tipo de material. Importa dizer que à cerca de 9/10 anos, adquiri o seguinte material, mas do qual nunca dei qualquer uso (espero que seja agora):
- Controlador Midi Roland A-33
- Korg Triton Rack
- Roland JV-2080
Creio que já não esteja mal equipado
Ora bem, uma das prioridades é ter o melhor teclado com expressão de piano. Os únicos que consegui exprimentar foi o Roland RD 700 NX, o Yamaha CP5 e um Kawai MP8II.
O Roland que foi sempre uma referência que tive desde o RD 700 SX, pareceu-me ter um toque bastante interessante e realistico. Estranhamente os pianos que ouvi não me impressionaram. Senti que faltava algo... A ajudar à desconfiança, já não me lembro onde, mas li num forum algures, que houve alguns Stage Pianos em que a camada branca do teclado se "desfazia" e que portanto tiveram de retornar à Roland, que de acordo com a Musifex, que confirmou ter existido esta situação, foram trocados. Fiquei a ver a Roland com outros olhos
(alguém que me desfaça esta idéia).
Uma das coisas que me agrada é toda a biblioteca de sons que o Roland trás. Mas face aos equipamentos que já tenho, será argumento???? Já agora se alguém puder explicar as diferenças entre General Midi e GM2, agradeço.
O Yamaha CP5, achei o toque das teclas bastante diferente das do RD 700 NX, um pouco mais leves, creio. Os sons de piano bastante mais realisticos/naturais relativamente ao Roland. Embora apresente uma simplicidade estética quer a nivel visual, quer a nivel de controladores, achei que o funcionamento era pouco intuitivo. Tal como o Roland, tem um excelente banco de sons, mas serão tão diferentes daquilo que eu tenho nos meus Racks e que justifique a compra?????
Tanto o RD 700 NX como o CP5, trazem um pedal de Sustain.
O Kawai MP10, só mesmo por encomenda. Na Music Factory onde representam a marca convidaram-me a exprimentar um MP8II. As teclas são sem dúvida muito parecidas com as de um Piano a "sério". Uma das curisidades que fica é o facto de o sistema de teclas que vem no MP10, serem em tudo idênticas às de um verdadeiro piano. O que muda face a um piano "a sério"(assim me explicaram e mostraram o modelo), é a partir dos martelinhos às cordas (perdoem a minha falta de vocabulário técnico). Os sons do MP8II eram muito naturais e muito realisticos. Sendo que uma vez mais, a idéia passada pela Kawai, é que o MP10, quer nas teclas quer nos sons, deu um passo de gigante, face ao MP8II. O Kawai MP10 já traz uns pedais como se de um piano se tratasse. Neste caso o Kawai MP10 apenas traz sons de pianos e e.pianos.
Por último o Nord Piano. Com uma estética apelativa, mas demasiado vistosa (pelo menos identifica-se logo o que é). Fui à União Musical (creio que é assim que se chama a loja), mas não tinham lá em exposição, embora o tivessem em armazém. Uma das diferenças face aos três modelos referidos atrás, é o facto de as teclas não serem de madeira, nem terem o tratamento que a Roland e a Yamaha destacam. Os sons de piano da Nord soam muitissimo bem e pelo que me foi dado a conhecer é também uma referência no sector. Também traz um conjunto de pedais completos (os três) e tem a possibilidade de ter acesso a uma biblioteca de sons que pode ser sempre actualizada.
Como podem compreender pela descrição, pareço uma criança à solta numa fábrica de doces...
Uma das utilizações que pondero é o próprio teclado ser utilizado como Controlador Midi. Creio que o Nord para este efeito fique a perder.
Pedia ajuda à comunidade de teclista na escolha da melhor compra, uma vez que poderão já ter exprimentado ou terem algum deste quatro Stage Pianos.
Numa lógica de tendências segue a posição em que tenho os teclados:
1º Kawai MP10 (muito pela vertente piano que me parece a mais real)
2º Roland RD 700 NX (porque foi aquele que sempre tive como referência numa possível compra e comercialmente acho que no mercado de 2ª mão terá sempre procura)
3º Nord Piano (os pianos e a possibilidade de descarregar actualização dos sons parece uma mais valia)
4º Yamaha CP5 (os sons e o facto de haver tantos fascinados com a Yamaha. Caso para dizer, onde há fumo há fogo)
Caso existam outras alternativas que por estes valores sejam interessantes, não se acanhem
Aproveito ainda para pedir desculpa pelo tamanho do documento
P.S.- Creio que este tópico para além de me poder esclarecer as minhas dúvidas, poderá ser utilizado para discutir aprofundadamente os Stages Pianos de uma gama mais profissional disponiveis no mercado.
Fico desde já a aguardar as vossa opiniões e considerações.
O meu muito obrigado a todos os que participam.
Saudações Teclistas

Help
MultiQuote