Forumúsica: Stage Piano - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Stage Piano Roland RD 700 NX; Kawai MP10; Nord Piano ou Yamaha CP5

#1 User is offline   Where Is My Mind 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 17 May 2011 - 03:14

Olá a todos :cafixe:

Embora já me tenha registado há uns meses no Forum, é a primeira vez que aqui escrevo.
Antes de vir para aqui expor as minhas dúvidas e aflições, li os vários posts de forma a evitar tornar a repetir o que já pudesse ter sido dito.

Espero que me possam ajudar a ultrapassar todas as minhas dúvidas e questões, de forma a poder fazer a melhor compra possível. Espero também que este Tópico possa ser útil a futuros compradores cheios de dúvidas como eu. Um bem haja a todos...

Ora avançando para o que me traz aqui.
Comecei a ter aulas de piano do qual pouco ou nada sei. Desde muito cedo (8/9 anos)que conseguia tirar todas as músicas de ouvido e tocar com uma mão num pequeno teclado da minha irmã, mas nada que tenha evoluido para algo de extraordinário.

Actualmente estou nos trintas e pouco e quero realmente afirmar e dar vida a esta veia músical que tenho em mim. Na impossibilidade de ter um piano, por todas as questões que se impõe a quem reside num apartamento e tem vizinhos bastante complicados, optei por um Stage Piano.

Fiz uma pesquisa exaustiva de Stage Pianos e cheguei a 4 marcas/modelos:

- Roland Rd 700 NX
- Kawai MP10
- Clavia Nord Piano
- Yamaha CP5

Os valores para todos eles estão na ordem dos € 2200 (excepto o Nord que está a €1840). Estes valores são para mim o limite, sendo que ainda gostaria de adquirir um par de monitores de estúdio, ou um monitor (tipo Roland KC...). Se alguém tiver para vender em 2ª mão, estou aberto a propostas.

Embora possa parecer bem documentado, as dúvidas e questões, surgem pela falta de experiência neste tipo de material. Importa dizer que à cerca de 9/10 anos, adquiri o seguinte material, mas do qual nunca dei qualquer uso (espero que seja agora):

- Controlador Midi Roland A-33
- Korg Triton Rack
- Roland JV-2080

Creio que já não esteja mal equipado :blush:

Ora bem, uma das prioridades é ter o melhor teclado com expressão de piano. Os únicos que consegui exprimentar foi o Roland RD 700 NX, o Yamaha CP5 e um Kawai MP8II.

O Roland que foi sempre uma referência que tive desde o RD 700 SX, pareceu-me ter um toque bastante interessante e realistico. Estranhamente os pianos que ouvi não me impressionaram. Senti que faltava algo... A ajudar à desconfiança, já não me lembro onde, mas li num forum algures, que houve alguns Stage Pianos em que a camada branca do teclado se "desfazia" e que portanto tiveram de retornar à Roland, que de acordo com a Musifex, que confirmou ter existido esta situação, foram trocados. Fiquei a ver a Roland com outros olhos :nerd2:
(alguém que me desfaça esta idéia).
Uma das coisas que me agrada é toda a biblioteca de sons que o Roland trás. Mas face aos equipamentos que já tenho, será argumento???? Já agora se alguém puder explicar as diferenças entre General Midi e GM2, agradeço.

O Yamaha CP5, achei o toque das teclas bastante diferente das do RD 700 NX, um pouco mais leves, creio. Os sons de piano bastante mais realisticos/naturais relativamente ao Roland. Embora apresente uma simplicidade estética quer a nivel visual, quer a nivel de controladores, achei que o funcionamento era pouco intuitivo. Tal como o Roland, tem um excelente banco de sons, mas serão tão diferentes daquilo que eu tenho nos meus Racks e que justifique a compra?????

Tanto o RD 700 NX como o CP5, trazem um pedal de Sustain.

O Kawai MP10, só mesmo por encomenda. Na Music Factory onde representam a marca convidaram-me a exprimentar um MP8II. As teclas são sem dúvida muito parecidas com as de um Piano a "sério". Uma das curisidades que fica é o facto de o sistema de teclas que vem no MP10, serem em tudo idênticas às de um verdadeiro piano. O que muda face a um piano "a sério"(assim me explicaram e mostraram o modelo), é a partir dos martelinhos às cordas (perdoem a minha falta de vocabulário técnico). Os sons do MP8II eram muito naturais e muito realisticos. Sendo que uma vez mais, a idéia passada pela Kawai, é que o MP10, quer nas teclas quer nos sons, deu um passo de gigante, face ao MP8II. O Kawai MP10 já traz uns pedais como se de um piano se tratasse. Neste caso o Kawai MP10 apenas traz sons de pianos e e.pianos.

Por último o Nord Piano. Com uma estética apelativa, mas demasiado vistosa (pelo menos identifica-se logo o que é). Fui à União Musical (creio que é assim que se chama a loja), mas não tinham lá em exposição, embora o tivessem em armazém. Uma das diferenças face aos três modelos referidos atrás, é o facto de as teclas não serem de madeira, nem terem o tratamento que a Roland e a Yamaha destacam. Os sons de piano da Nord soam muitissimo bem e pelo que me foi dado a conhecer é também uma referência no sector. Também traz um conjunto de pedais completos (os três) e tem a possibilidade de ter acesso a uma biblioteca de sons que pode ser sempre actualizada.

Como podem compreender pela descrição, pareço uma criança à solta numa fábrica de doces...

Uma das utilizações que pondero é o próprio teclado ser utilizado como Controlador Midi. Creio que o Nord para este efeito fique a perder.

Pedia ajuda à comunidade de teclista na escolha da melhor compra, uma vez que poderão já ter exprimentado ou terem algum deste quatro Stage Pianos.

Numa lógica de tendências segue a posição em que tenho os teclados:

1º Kawai MP10 (muito pela vertente piano que me parece a mais real)
2º Roland RD 700 NX (porque foi aquele que sempre tive como referência numa possível compra e comercialmente acho que no mercado de 2ª mão terá sempre procura)
3º Nord Piano (os pianos e a possibilidade de descarregar actualização dos sons parece uma mais valia)
4º Yamaha CP5 (os sons e o facto de haver tantos fascinados com a Yamaha. Caso para dizer, onde há fumo há fogo)

Caso existam outras alternativas que por estes valores sejam interessantes, não se acanhem :psycho:

Aproveito ainda para pedir desculpa pelo tamanho do documento :freak:

P.S.- Creio que este tópico para além de me poder esclarecer as minhas dúvidas, poderá ser utilizado para discutir aprofundadamente os Stages Pianos de uma gama mais profissional disponiveis no mercado.

Fico desde já a aguardar as vossa opiniões e considerações.

O meu muito obrigado a todos os que participam.

Saudações Teclistas :grin:

#2 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 17 May 2011 - 11:54

Olá e bem vindo.

Bem, eu tenho um Roland RD 700 SX; confesso que o som de piano "default" não é grande coisa, mas com alguns truques consegues sacar um som bom. Quando tiver oportunidade gravo uma pequena demo.

Dos outros não conheço nada. Vi um vídeo do Kawai MP10 no youtube e pareceu-me ter um som bastante porreiro, no entanto, pelo que percebi no site da Kawai, esse teclado só tem uma zona de controlo MIDI, isto é, imagina que queres dividr o teclado em 2 e controlar uma rack numa metade e outra rack na outra... esquece. Com o Roland tens 4 zonas.

Não querendo puxar a brasa à miha sardinha, até porque a sardinha não é minha, mas eu ia para o Roland. Tem sons de tudo e mais alguma coisa, e como ainda tens as racks, podes sempre combinar tudo isso de várias maneiras.

Se quiseres esticar o orçamento, tens o Clavia Nord Stage 2, e ficas, com o mesmo teclado, com uma secção dedicada ao piano, outra a órgãos e outra a synths; se quiseres esticar mais um bocadinho tens o Roland V-Piano, onde podes configurar todos os pormenores de um piano.

Já agora, fica aqui uma brincadeira que fiz com o meu Roland; é tudo sons do teclado.
Roland RD 700 SX Dolphins

Some dolphin-sonar-like sound I came up with; the "sonar" effect is 'activated' with the modulation wheel; it's made with an electric piano, strings and pads and a ring modulator effect; I'll upload the "making of" later. The "noise" you hear in that central zone is not the sound level peaking, is from the sound itself... not intended, obviously.

#3 User is offline   Where Is My Mind 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 18 May 2011 - 03:57

PCanas, obrigado pela tua intervenção :cafixe:

Pode ser que com a evolução do RD 700 SX para o NX a questão dos pianos melhor. Tenho de ir a uma loja ouvir novamente o som e ter em atenção os phones que me passem para as mãos. Quando exprimentei o Kawai MP8II, primeiro foi com uns phones ranhosos e depois trocaram por uns com melhor aspecto e foi uma mudança da noite para o dia.

Aproveito para a crescentar mais um teclado (creio que não seja um Stage Piano), o Kurzweil PC3K8. Pareceu-me uma máquina e tanto.

Fico a aguardar mais intervenções.

Obrigado a todos mais uma vez.

#4 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 18 May 2011 - 09:58

View PostWhere Is My Mind, on 18 May 2011 - 03:57, said:

Pode ser que com a evolução do RD 700 SX para o NX a questão dos pianos melhor. Tenho de ir a uma loja ouvir novamente o som e ter em atenção os phones que me passem para as mãos. Quando exprimentei o Kawai MP8II, primeiro foi com uns phones ranhosos e depois trocaram por uns com melhor aspecto e foi uma mudança da noite para o dia.

Aproveito para a crescentar mais um teclado (creio que não seja um Stage Piano), o Kurzweil PC3K8. Pareceu-me uma máquina e tanto.

Meu Deus, como me pude esquecer da Kurzweil?!? Esquece todos os outros e compra um Kurzweil PC3X, ficas com pianos muito fixes, órgão, synths, e tudo e tudo e tudo. E é metade do orçamento; a sério, o PC3X não é bem uma máquina para iniciantes (refiro-me à programação do teclado), mas tem tudo, com qualidade e a um preço bastante acessível.

#5 User is offline   ecosdadega 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 19 May 2011 - 18:34

Boas.
Sou um teclista da velha guarda e já tive um Roland 500 (grande máquina) que substitui recentemente pelo Roland 700 GX expandido. Tenho nord electro 2 com excelentes sons de piano e já tive um módulo da Kurzweil que tinha o Grand piano. De todas as opções escolhi o Roland porque tem umas teclas e sons fenomenais é é um controlador excelente (3 midi out. Não conheço o Kaway. Penso que melhor piano (sem controlador) só o Nord Stage.
Abraço para todos,

#6 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 May 2011 - 16:43

Experimentei todos esses teclados há cerca de dois meses (não me lembro se foi o MP8II ou o MP10). Sinceramente, depois de experimentar Yamahas, nunca mais consegui gostar do som ou das teclas da Roland; passei mais tempo com o FP-7 e o RD300GX, que são inferiores ao 700NX, mas não fiquei com grande impressão deste último. Gostei bastante do CP5 (que tem um painel confuso, sim, mas deve ser só uma questão de hábito) e do Kawai (que tem um teclado muito muito bom e um bom som, quase parecia que estava a tocar num acústico). Do Nord não sei bem o que dizer, achei o string ressonance um pouco exagerado e experimentei sem sustain; precisaria de o ouvir outra vez. Como toquei nos teclados em dias diferentes não posso fazer uma comparação séria, mas o Roland não estaria na minha lista. Acrescento apenas que o Nord não tem graded action; para mim não é muito importante, mas seria uma coisa a que teria atenção quando experimentasse.

Quanto a monitores, os que estão na moda agora são os QSC série K, se não estou em erro. Os Roland KC não têm grande fama. Dá uma olhadela no fórum do Piano World, acho que tem um tópico muito parecido a este e threads dedicadas aos vários teclados (talvez não tenha sobre o Kawai).

#7 User is offline   Where Is My Mind 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 22 May 2011 - 03:11

View PostPCanas, on 18 May 2011 - 09:58, said:

View PostWhere Is My Mind, on 18 May 2011 - 03:57, said:

Meu Deus, como me pude esquecer da Kurzweil?!? Esquece todos os outros e compra um Kurzweil PC3X, ficas com pianos muito fixes, órgão, synths, e tudo e tudo e tudo. E é metade do orçamento; a sério, o PC3X não é bem uma máquina para iniciantes (refiro-me à programação do teclado), mas tem tudo, com qualidade e a um preço bastante acessível.

Boas PCanas.

Uma vez mais obrigado pela tua interveção.

Quanto ao Kurzweil, creio que já me comece a afastar um pouco do meu propósito, que é o de comprar um Stage Piano. Do que pude ver na loja União Musical (até à data o único representante da marca que conheço), o tipo de teclas já foge em muito ao que pretendo. Tem de facto um banco de sons muito interessante, mas creio que o meu Triton Rack e o Roland Jv-2080, também estejam à altura a nivel de sons e funcionalidades. Apesar dos anos, espero não estarem tão desactualizados e ultrapassados. :blink:

Para já estou realmente indeciso no Kawai MP10; Roland RD 700 NX e Yamaha CP5.

Continuo no entanto a contar com a tua opinião e feedback que ajuda bastante.

Uma vez mais obrigado e abraço.

#8 User is offline   Where Is My Mind 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 22 May 2011 - 04:26

View Postpudim, on 20 May 2011 - 16:43, said:

Experimentei todos esses teclados há cerca de dois meses (não me lembro se foi o MP8II ou o MP10). Sinceramente, depois de experimentar Yamahas, nunca mais consegui gostar do som ou das teclas da Roland; passei mais tempo com o FP-7 e o RD300GX, que são inferiores ao 700NX, mas não fiquei com grande impressão deste último. Gostei bastante do CP5 (que tem um painel confuso, sim, mas deve ser só uma questão de hábito) e do Kawai (que tem um teclado muito muito bom e um bom som, quase parecia que estava a tocar num acústico). Do Nord não sei bem o que dizer, achei o string ressonance um pouco exagerado e experimentei sem sustain; precisaria de o ouvir outra vez. Como toquei nos teclados em dias diferentes não posso fazer uma comparação séria, mas o Roland não estaria na minha lista. Acrescento apenas que o Nord não tem graded action; para mim não é muito importante, mas seria uma coisa a que teria atenção quando experimentasse.

Quanto a monitores, os que estão na moda agora são os QSC série K, se não estou em erro. Os Roland KC não têm grande fama. Dá uma olhadela no fórum do Piano World, acho que tem um tópico muito parecido a este e threads dedicadas aos vários teclados (talvez não tenha sobre o Kawai).

Olá Pudim.

A ti também agradeço o teu post. Tenho seguido alguns tópicos e consequentemente algumas das tuas intervenções que me têm elucidado bastante, pelo que é com muito agrado que recebo a tua intervenção.

Pelo que vejo, partilhamos algumas opiniões no que toca às referências que fizeste.
No caso do Kawai, provavelmente exprimentaste o MP8II, dado que o MP10 só deverá chegar a Portugal lá para o final de Junho, ou só mesmo em Setembro. Pelo que fui informado não deverá chegar mais do que uma unidade... :cry:

Passo a partilhar a minha experiência nos últimos dias de pesquisa:

Roland RD 700 NX:

Fiquei bastante desiludido com o teclado, isto porque vou ouvindo várias opiniões (umas mais positivas que outras). Abordando a questão do som, voltei a sentir o que senti a primeira vez que o exprimentei. Falta de brilho, de expressividade e um som muito apagado que só melhora um pouco com o Sound Focus ( e mesmo assim...), ficando depois demansiado estridente. Acho que nem lhe vale os Super Natural Piano Sound Engine!!! Aproveito para dizer que não percebo de questões técnicas e nem faço pretensões de impor qualquer tipo de conhecimento técnico. Pura avaliação de gosto, que tal como as opiniões, vale o que vale.
Não sei como era com as anteriores séries dos RD's 700 (no caso do PCana poderá dar aqui o seu contributo), mas o teclado é muito mau e digo isto porque esperava mais da Roland. Para além da fusão da tão aclamada camada Ivory Feel à suposta madeira, ter folgas (basta mesmo ver as teclas com promenor...), a suposta camada é um bocado de plástico ou lá que material é, com um pigmento a tentar simular os veios da madeira, com a agravante de um mau acabamento das arestas. Quanto ao peso das teclas nada tenho a dizer. Parece-me ser bom... Pergunto é como é possível um Stage Piano de preço e qualidade idêntica aos que referi atrás, apresentar este tipo de acabamentos?!? Pior, só mesmo o facto de o V-Piano custar cerca de € 5000 e as teclas serem rigorosamente as mesmas.
Estes detalhes fazem com que o RD 700 NX vá para uma última escolha, só ainda o mantendo como possibilidade por causa do banco de sons. Aqui peço uma ajuda que é, tendo eu o Triton Rack e o JV-2080, não me chegará perfeitamente?!

Yamaha CP5:

No mesmo dia que tive oportunidade de tocar no Roland RD 700 NX, exprimentei o CP5 que creio estarem no mesmo nível (pelo menos no que ao preço diz respeito). Embora tenha algumas reservas com a Yamaha, tenho de referir a qualidade das teclas, que são mesmo de madeira, embora um pouco mais "leves" que as da Roland. Mas têm óptimo ar e um excelente acabamento. Quanto aos sons de pianos, pareceram-me interessantes, não fosse o Nord Piano e o Kawai MP10 (neste caso MP8II). O funcionamento do painel continuou na fase do mega confuso, mas como disseste, poderá ser uma questão de hábito. Aqui e tal como o Roland, fico com o bichinho do banco de sons e possível polivalencia do teclado em si.

Nord Piano:

De acordo com a resposta da União Musical, "se o quer ver e exprimentar, só mesmo se o comprar". Tinham bastantes em armazém (cerca de 11 se não estou em erro), mas só o põe na loja se for para o levar. Também me faziam um preço especial a mim, por alguns conhecimentos paralelos, mas no site, no Outlet deles, parece que o preço é igual para todos... Bem mas isso, será tema para um Topico relacionado com o excelente atendimento que se faz por cá em termos de lojas musicais :newman:
Portanto neste caso e por norma, não compro nada que não possa exprimentar, ainda para mais tendo em atenção o tipo de valores que estamos a falar. Outra falta de argumento da Nord é a incapacidade de ser utilizado como controlador midi. Nord Piano no fim da lista de opções.

Kawai MP10:

Conhecia muito pouco acerca da marca, mas arriscaria em dizer que para Stage Pianos, sem dúvida a melhor marca do mercado e atenção que não tenho nada desta marca a não ser uma mesa de mistura muito antiga que é de combate, que me possa dar tal preferência. Não querendo ser tendencioso, contra factos não há argumentos.
Exprimentei o Kawai MP8II e sem dúvida que se se quer sons de pianos, é ali que eles estão. Teclas de piano? Só mesmo aquele sistema que é em tudo idêntico ao de um piano acustico. O sistema apenas altera no local onde o martelo deveria tocar na corda. Fiz a experiência de dar uns toques num piano de cauda e noutro vertical e a nivel de teclas e felling, não existem diferenças significativas. As maiores diferenças (para além das óbvias), é a ressonância natural que o piano acustico emite, mas que mesmo assim o MP8II não envergonha. Para quem toque piano a sério naturalmente que sentirá diferenças, mas que creio sentirem-se mais a nivel de expressão. Mas lá está, estamos a falar de um Stage Piano.
Sinceramente e é fácil de ver pelo meu discurso, estou quase quase rendido ao MP10 e contrariando-me no que toca a comprar alguma coisa que não possa exprimentar. Sendo uma evolução e, segundo pesquisei, um passo de gigante face ao MP8II, deve valer o risco. As diferenças entre este dois é o facto de o MP8II ter um banco de sons mais alargado e o MP10 ficar-se "apenas", por 28 tipos de sons (maioritarimente pianos e e.pianos).
As minhas dúvidas surgem no que toca à função de controlador, que ainda não consegui perceber se é bom ou não. Já vi em alguns sites, bons elogios a este ponto e noutros algumas reservas...

Continuo a aguardar mais opiniões e intervenções, de forma a poder fazer a melhor compra possível.

Uma vez mais obrigado.

#9 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 22 May 2011 - 19:12

Isso de terem pianos em armazém e só os tirarem para vender é incrível; nem precisavam de ter mandado vir tantos. Quem é que compra um teclado de 2000€ sem experimentar?

Quanto à Kawai ser a melhor marca no mercado, sinceramente fiquei um pouco desiludido com os modelos ES na casa dos 1000€. Por esse preço (800€, aliás), considero o CP33 a melhor opção (foi a minha escolha há pouco tempo). Para modelos de topo já não sei. Estou surpreendido por teres achado o som do MP8II muito superior ao do Yamaha. Não os experimentei lado a lado, mas pareceu-me que o Yamaha estivesse à altura. Só experimentando novamente. Quanto às teclas do CP5, a Yamaha anda desde os P80/90 a tirar peso às teclas e não percebo porquê; gostava que as do CP33 fossem mais pesadas, e as do CP50 são mesmo excessivamente leves.

Parece-me que escolheres o teclado que mais te agrada é o mais importante, e a julgar pelo comentário que fizeste sobre o Roland acho que temos preferências semelhantes. Acho que devias tentar experimentar o Nord Piano, é suposto a livraria de sons ser excelente, para além de que a vão actualizando. Só há uma loja a vender Nord em Portugal?

#10 User is offline   pgranadas 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 22 May 2011 - 20:30

Ora boas,
Estive a ver o site da Nord, e o representante oficial para Portugal é a Adagio com sede em Espanha :wacko: , mas segundo o site da Adagio, os distribuidores deles em Lisboa são a IOP (RUA DA MADALENA, 168), alguém se lembrou de ver se lá há Nord's disoniveis para testar?
Também referem a Lismusica, uma tal de O PIANO MUSICAL (ALAM. MAHATMA GANDHI, 6 A) (nunca tinha ouvido falar) e O SALAO MUSICAL LISBOA (RUA DOS ANJOS, 59 C).

Curiosamente a União não aparece...11 né?...

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users