Forumúsica: Epiphone Dot - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Epiphone Dot Quem a tem, o que diz dela?

#1 User is offline   paiva' 

• 80 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 10 June 2011 - 13:45

Boas tardes,

Recentemente ganhei um interesse enorme por esta guitarra. Já gostava muito da ES-335 há muito tempo e foi isso que me levou até à Epiphone Dot. Neste momento tenho uma Squier Telecaster Vintage Modified Custom (2 humbuckers) e, apesar da Dot ser diferente (semi-hollow), também tem dois humbuckers. Estou um bocado com receio de comprar outra guitarra e que seja parecida com a minha, mas, pelo que leio/ouço dela, é uma guitarra muito versátil.

Gostava de saber o que é que vocês acham desta mesma guitarra. Pelo que li no forum, as artcore da Ibanez são bastante superiores, mas o meu orçamento está curto para comprar uma dessas (apesar de já ter tocado numa AF125 e ter adorado). Quem tem a Epiphone Dot, acha que vale a pena, pelo preço? (Na thomann e lojas semelhantes, o preço está sempre nos 299€ - a versão Cherry).

paiva'

#2 User is offline   Slydon 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 10 June 2011 - 15:38

Vais tocar beatles "to" foo fighters?
Posted Image

#3 User is offline   paiva' 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 10 June 2011 - 15:47

View PostSlydon, on 10 June 2011 - 15:38, said:

Vais tocar beatles "to" foo fighters?

Pois, esqueci-me de dizer que tipo de música é que pretendo. Basicamente, para tocar blues e jazz. No máximo da distorção, ser uma coisa tipo a Crossroads do John Mayer (a cover dele). Conseguir tirar sons parecidos com os que ele e o Clapton sacam da 335 deles).

#4 User is offline   Jazzster 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 10 June 2011 - 21:53

Boas,

Não reparei se já tocaste numa dot ou não, mas partindo do principio que não, deves estar preparado para o formato do braço. O braço, para quem está habituado a guitarras electricas, é bastante largo. Toco sobretudo jazz e possuo uma tokai love rock, uma peerless jazz city e mais recentemente uma Godin ACS. Em comparação com qualquer uma destas, a dot tem o braço mais desconfortável. Em termos de som, o corpo é extremamente reactivo ao que tocas. Sente-se mesmo a vibração do corpo (este é o aspecto que mais aprecio na guitarra). Com efeitos (toco com um DD6 e com um RAT) conseguirás tirar sons que não consegues com guitarras de corpo solido (também neste aspecto a forma como a guitarra responde é muito boa). Os afinadores (GROVER) são muito bons e a construção também é muito satisfatória para o preço da guitarra. No entanto falta, no interior do corpo da guitarra, o reforço lateral da junção do tampo e costas com os lados. Se não consegues mesmo mais dinheiro, então é uma boa compra. Se consegues esperar mais um tempo e juntar mais alguns trocos aconselhava-te que visse as ibanez AS93, AS73, Epiphone Sheraton e as hagstrom. A Ibanez AS73 creio que é do mesmo preço que a dot.

Vê esta review da Ibanez AS73:
Jesus is the way

#5 User is offline   paiva' 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 10 June 2011 - 22:44

View PostJazzster, on 10 June 2011 - 21:53, said:

Boas,

Não reparei se já tocaste numa dot ou não, mas partindo do principio que não, deves estar preparado para o formato do braço. O braço, para quem está habituado a guitarras electricas, é bastante largo. Toco sobretudo jazz e possuo uma tokai love rock, uma peerless jazz city e mais recentemente uma Godin ACS. Em comparação com qualquer uma destas, a dot tem o braço mais desconfortável. Em termos de som, o corpo é extremamente reactivo ao que tocas. Sente-se mesmo a vibração do corpo (este é o aspecto que mais aprecio na guitarra). Com efeitos (toco com um DD6 e com um RAT) conseguirás tirar sons que não consegues com guitarras de corpo solido (também neste aspecto a forma como a guitarra responde é muito boa). Os afinadores (GROVER) são muito bons e a construção também é muito satisfatória para o preço da guitarra. No entanto falta, no interior do corpo da guitarra, o reforço lateral da junção do tampo e costas com os lados. Se não consegues mesmo mais dinheiro, então é uma boa compra. Se consegues esperar mais um tempo e juntar mais alguns trocos aconselhava-te que visse as ibanez AS93, AS73, Epiphone Sheraton e as hagstrom. A Ibanez AS73 creio que é do mesmo preço que a dot.

Vê esta review da Ibanez AS73:

Obrigado pela informação. Nunca toquei nesta guitarra, mas já me fartei de ler/ver reviews, ouvir o som dela e cada vez gosto mais dela. Adoro o formato do corpo (porque é exactamente igual à ES-335, à excepção do headstock e do pickguard, mas isso é secundário). Já tinha ouvido falar dessa AS73 da Ibanez, mas é um pouco mais cara (cerca de 50/60€) e, tal como muitas pessoas, sofro do síndrome do "orçamento curto". Conseguir os 300€ para dar para a Dot vai custar-me um bocado, porque não trabalho. Portanto, a diferença (em termos de sonoridade, visto que estamos a falar de uma semi-hollow) desta para a minha guitarra será notável, certo? (tenho uma squier telecaster custom vintage modified c/ 2 humbuckers, tudo de origem.

Quando falaste no braço ser largo, estás a referir-te à espessura dele? Estou habituado ao braço da minha telecaster (C-neck) que é mais grosso do que muitas outras guitarras que já toquei e sinto-me confortável com ele.

This post has been edited by paiva': 10 June 2011 - 22:47

#6 User is offline   lost in space 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 11 June 2011 - 05:02

" No entanto falta, no interior do corpo da guitarra, o reforço lateral da junção do tampo e costas com os lados. "

na percebi bem isto a que te referes ?

ja tive uma dot e axo os pickups e electronica das mais recentes (made in china) muito ruins ..
Posted Image

#7 User is offline   paiva' 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 11 June 2011 - 11:54

View Postlost in space, on 11 June 2011 - 05:02, said:

" No entanto falta, no interior do corpo da guitarra, o reforço lateral da junção do tampo e costas com os lados. "

ja tive uma dot e axo os pickups e electronica das mais recentes (made in china) muito ruins ..

São assim tão maus? O que achaste da qualidade de construção da guitarra? O sustain é porreiro?

#8 User is offline   lost in space 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 11 June 2011 - 15:22

ya tem bom sustain por ser set-neck e tal mas os pickups sao mt toscos pouca definição e nitidez ...
Posted Image

#9 User is offline   paiva' 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 11 June 2011 - 17:05

View Postlost in space, on 11 June 2011 - 15:22, said:

ya tem bom sustain por ser set-neck e tal mas os pickups sao mt toscos pouca definição e nitidez ...

Mas se mais tarde se trocasse por uns Gibson Classic 57 não valia a pena?

#10 User is offline   Jazzster 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 11 June 2011 - 18:58

View Postlost in space, on 11 June 2011 - 04:02, said:

Vou tentar explicar melhor. No interior da maioria das guitarras de caixa (acusticas, hollow, semi-hollow) existem, como forma de reforçar a união entre o tampo e costas da guitarra com os lados, duas "tiras" de madeira serrilhada. :
http://www.darrellco...buildarch5.html - podes ver aqui na primeira foto. A dot não tem nada disso. O tampo e as costas unem-se directamente aos lados da guitarra sem nenhum reforço.

Quanto aos pickups, o do neck é bastante bom para jazz e blues, mas o da bridge é muito mau para tudo. A minha também trasteja bastante. Para evitar isso tive que subir a accção um pouco mais do que é o meu gosto.

Agora o aspecto interessante. Apesar disto tudo, quem houve e toca na guitarra, refere que não se sente grande diferença para uma das actuais 335 da Gibson. A coisa anda nivelada tão por baixo que as dot já estão a chegar ao mesmo nível de som. Em termos de qualidade, obviamente que suspeito que as Gibson seja melhores e com melhor electronica, mas também já não me surpreenderia se coisa não fosse assim.

É uma questão de experimentares várias e escolheres aquela que esteja melhor. Sei que a Sinfonia recebe, de quando em quando, encomendas de dot's. Pode ser que eles ainda tenham várias.
Jesus is the way

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users