Forumúsica: Cursos - Forumúsica

Jump to content

• (7 Pages)
  • +
  • « First
  • 5
  • 6
  • 7
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Cursos saí do secundário Rate Topic: -----

#61 User is offline   alribas 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 24 June 2011 - 20:09

Vamos tentar separar 2 coisas que acho que são importantes.

Ser musico profissional significa viver da musica e fazer disso profissão.

Não e necessario ter formação, se tocar e cantar bem ate se pode safar melhor que muito de nós com empregos normais.

Claro que a formação ajuda mas tambem todos nos sabemos de montes de casos de malta que mal sabe as notas mas que tem aquele jeito especial e com 2 acordes faz 5 musicas brutais.

Aquilo que eu me estava a tentar referir nos posts anteriores era a ideia de musico profissional que estudou, tirou o curso e agora quer fazer disso profissão e modo de vida mas sem estar limitado pelos concertos em bares.
O tocar em bandas fara sempre parte mas alem disso tocar com outros artistas, fazer trabalho de estudio etc.

Aqui tem que haver competividade. Tem e ha de certeza.

Basicamente e como em tudo na vida, escolhemos o que nos da mais garantias de sucesso.

Não tem nada a ver com medir tamanho de pilas.

#62 User is offline   guitarjoe79 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 02 July 2011 - 08:26

Vai para a Lusíada.
É uma boa Universidade com excelentes professores e óptimas condições.

#63 User is offline   BackInBlack 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 26 January 2012 - 13:12

View Postguitarjoe79, on 02 July 2011 - 07:26, said:

Vai para a Lusíada.
É uma boa Universidade com excelentes professores e óptimas condições.

o problema da Lusíada é que a grande maioria dos alunos não sabe tocar jazz e começa a tocar quando entra para lá.
TODOS OS MEUS POSTS COMEÇAM COM: "A MINHA OPINIÃO É QUE"

#64 User is offline   Escolas Valentim Carvalho 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 15 February 2012 - 16:02

Só agora nos apercebemos desta interessante discussão.
Parece-nos que há um equívoco de princípio: entrar num curso superior de música não é só querer ou ter dinheiro para isso, é preciso realizar provas de admissão. E essas provas são altamente competitivas e muita gente fica à partida de fora. Por exemplo, no caso da ESML e da ESMAE (talvez as "melhores"), será muito difícil entrar sem ter anos de conservatório (no mínimo 5º grau, mas o melhor será mesmo o 8º) ou ter preparação específica de jazz (no caso de se escolherem instrumentos com essa vertente).
São raros os alunos que pensam sequer em candidatar-se sem terem frequentado outras escolas de música primeiro, seja ensino oficial ou Escolas de Música de qualidade.
Temos um aluno, por exemplo, que está decidido a entrar em bateria jazz na ESML. Está a trabalhar e, em horário pós-laboral, tem aulas connosco de instrumento (aula individual), formação musical (mais tarde terá treino auditivo e harmonia) e de combo com outros alunos do curso de jazz. Ele estava ciente de que não possuía ainda os requisitos mínimos para se candidatar e irá utilizar o nosso curso de jazz/funk como preparação.
Essa foi a solução já apontada aqui por algumas pessoas e a que fará mais sentido.

Quanto a ser músico profissional: basta dizer que muito poucas pessoas em Portugal vivem em exclusivo de tocar um instrumento ou de compor. Alguns são professores, outros têm trabalhos durante o dia. Dizemos que são poucos em comparação com a quantidade de pessoas que toca um instrumento, claro. Mas aí é preciso separar um pouco as águas: para algumas áreas musicais (como é o caso do jazz), uma formação teórica e técnica específica é absolutamente necessária e essencial, sendo naturalmente valorizada a formação realizada. Não dá tocar, a partir e um determinado nível de qualidade, sem perceber de estruturas, harmonias, improviso, dinâmica, história, etc, já para não falar de coisas mais básicas como tempos e compassos. Existem finais clássicos para fechar um tema que é preciso que todos os elementos da banda conheçam, senão vai simplesmente soar mal.

O que vos aconselhamos a fazer: antes do Ensino Superior há todo um caminho a percorrer que não é incompatível com continuar a estudar ou começar a trabalhar. Informem-se de horários pós-laborais, preços e conteúdos. Prefiram Escolas que tenham professores que têm a formação que querem tirar (se querem ir para o Ensino Superior procurem professores que lá estejam ou lá tenham estado porque podem dar dicas importantes). Sobretudo não pensem que têm de optar desde já sobre aquilo que querem fazer o resto da vida. Acabem o secundário e tenham aulas numa Escola de Música antes de tomarem decisões definitivas.

E pronto, esta é a nossa singela opinião!
Escola de Música Valentim de Carvalho Lisboa
escolademusicabenfica@valentim.pt
Telef. 217 780 603 – 918 753 335
http://www.valentim.pt/escolas
http://www.facebook....166613776719886

#65 User is offline   BackInBlack 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 16 February 2012 - 09:50

subscrevo.

Ah, e chocou-me foram as primeiras reacções a uma pessoa que veio pedir ajuda.
TODOS OS MEUS POSTS COMEÇAM COM: "A MINHA OPINIÃO É QUE"

#66 User is offline   ruiolas 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 25 February 2012 - 16:39

Eu queria deixar aqui umas coisas em limpo. Ter um curso de música não significa que consigas ser músico profissional e viver exclusivamente disso. Alguém que tire um curso em psicologia pode ter outro emprego que não psicólogo - até porque os há aos montes.

Decidir que queres entrar para a ESML 3 meses antes é um disparate pegado, porque é preciso ser um grande músico para entrar lá. Imagina que decides ser arquitecto daqui a 3 meses, e nem sequer sabes desenhar. É a mesma coisa. Eu também tinha esse sonho desde o início do secundário, mas nem sequer me candidatei à ESML porque estava consciente que não tinha bagagem que chegue.

Tens que te preparar a nível teórico e prático antes de seguires os estudos num curso superior. Tens escolas independentes, conservatórios, o Hot clube e o JBJazz (estas duas últimas são viradas só para o jazz). Conta com muitas horas de treino por dia. Diz-se que são precisas 10 mil horas de treino aplicado para dominares um instrumento. Isto significa 10h por dia durante 3 anos, ou algo equivalente. Vais pagar 100 a 200€ por mês nas escolas de música, a não ser que entres para o conservatório nacional (não pagas mensalidades), embora com a tua idade já só possas inscrever-te em canto lírico e piano, e pouco mais.

Quando te sentires preparado, tens várias hipóteses. A ESMAE no Porto, a ESML em Lisboa e outra em Évora. Seja qual for o curso de especialidade de instrumento, vais encontrar a pior e a mais terrível concorrência. Vê o caso de jazz na ESML em Lisboa: Entram 2 a 3 guitarristas e bateristas por ano. Isto significa os 2 ou 3 melhores a nível nacional. É uma concorrência tão difícil que só os músicos do nível dos profs. do Hot Clube é que conseguem entrar para a licenciatura.

Depois tens a Lusíada, em que o curso é semelhante e qualquer pessoa entra, mediante o pagamento de mais de 3000€ de propinas, fora as outras despesas sem fim. Ora, isto mistura alunos que compraram um instrumento há 2 dias e querem seguir para o superior sem saberem NADA de música, com outros de altíssimo nível que não conseguiram entrar na ESML. Agora pensa um bocadinho e põe-te na pele de um empregador numa escola de música. Tens um emprego vago para professor de música, e tens dois candidatos, ambos licenciados em jazz. Tu empregavas o licenciado na ESML, em que é praticamente impossível conseguir entrar, ou o licenciado da Lusíada, em que qualquer ignorante entra, bastando para isso pagar as mensalidades absurdas?

Depois tens cursos superiores mais acessíveis, em que não é preciso ser um génio da música. Formação musical e direcção na ESML (uns anos de conservatório bastam), Ciências Musicais na FCSH, em que basta ter 14 de média do secundário e não é preciso fazer provas de aptidão para entrar, entre outros.

Abraço.

Share this topic:

• (7 Pages)
  • +
  • « First
  • 5
  • 6
  • 7
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users