Forumúsica: Acordes no Baixo - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Acordes no Baixo Rate Topic: -----

#1 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 22 June 2011 - 14:53

Olá pessoal! Pronto, é o meu primeiro tópico desde que deixei o Fórum e possivelmente vão ficar admirados com a minha estupidez ou ignorância, mas caso fiquem podem ralhar comigo que já estou habituado xD

Ora indo directo ao assunto, recentemente comecei a interessar-me em tocar algumas coisas com acordes, principalmente aquelas notas longas acompanhadas de piano eheh Experimentei tocar músicas como por exemplo o Bohemian Rapsody dos Queen ou o Brothers In Arms dos Straits e notas como o C da corda A (3º fret) acompanhado do C da corda G (5º fret) ao mesmo tempo, dá um efeito muito engraçado e fica muito bem com o baixo que tenho actualmente nas mãos (um PJ Bass Ibanez Silver Series de '78, o meu GSR foi para arranjar e fiquei com este que tem uns agudos muito atraentes).

Sei que só estou a duplicar o Dó mas soa-me bem...

Ora, não encontro nada de jeito na net sobre acordes no baixo e gostava de saber o que posso fazer neste ramo, que livros posso encontrar, sites, vídeos onde digam que acordes existem e como usá-los. Atenção, eu não percebo nada de acordes no baixo (na guitarra sim xD) por isso se disse algum disparate peço desculpa.

E se quiserem também dizer que acordes costumam usar ou onde aprenderam ou até se a técnica é uma parvoíce que não deve ser usada força, eu cá estou interessado em aprender eheh :)

STC
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#2 User is offline   CSurgy 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 22 June 2011 - 15:16

acordes, são acordes... no baixo ou na guitarra ou em qualquer instrumento, as notas são as mesmas.

ou seja, se na guitarra sabes fazer acordes, também sabes no baixo (não é a posição que é igual, são as notas mesmo)

um Dó maior é sempre Dó+Mi+Sol...

podes pesquisar por "teoria de formação de acordes" por exemplo... ;)
Sabes como é... sou ignorante mas gosto de escrever...

http://www.myspace.com/kalkitosband

Fender Precision '72 - EKO BX7 '82
Trace Elliot GP12smx - Trace Elliot 1028 - Rockson RO 115 Box
Marshall Supa Wha '71 - EHX Bass Big Muff - Boss SX700

#3 User is offline   mojobass 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 22 June 2011 - 15:46

Algumas posições podem ser iguais às dos acordes na guitarra, dependendo do nº de cordas do baixo e da posição em que tocas.
Num baixo de 4 cordas gosto de usar um registo mais agudo, para o som não enrolar.
Assim, para tocar o acorde de Dó Maior faço o seguinte:
- Dedo 1 na 4ª Corda, 8º traste (nota Dó)
- Dedo 3 na 3ª Corda, 10º traste (nota Sol, 5º grau da escala de Dó)
- Dedo 4 na 2ª Corda, 10º traste (nota Dó, uma oitava acima)
- Dedo 2 na 1ª Corda, 9º traste (nota Mi, 3º grau da escala maior, que neste caso constitui uma 3ª Maior)

Se reparares estás a usar uma forma igual à da guitarra (forma de Mi com barra).

Se quiseres fazer o acorde de Dó menor é tudo igual mas, na primeira corda, tocas a nota Mi bemol (3ª menor de Dó) usando o dedo 1 na 1ª corda, 8º traste.

Isto é só o princípio e há imensas combinações, principalmente ao nível do tapping.

#4 User is offline   Jack Smith 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 22 June 2011 - 16:30

por acaso é um campo interessante...muito usado no jazz/blues....os brasileiros costuma ser fortes em acordes/harmonia no baixo...

mas lá está....acorde é acorde....as notas sao as mesmas seja na guitarra seja na concertina.... convém estudares pa teres noçoes de campo harmonico,harmonia, acordes, escalas, improvisaçao etc....mesmo que toques rock de 4 acordes e a dobrar a guitarra convem sempre saber estas cenas para abrir horizontes e veres as coisas de uma outra maneira e nao so a linha de baixo simples que alguns guitarristas tem a "mania" de fazer a pensar que estao a fazer uma grande coisa e ja sabem tocar baixo(isto enerva-me).... :psycho2:

esse Dó que tu fazes nao é nada mais que as oitavas. tipo, os pedais "octave" para baixo fazem isso....pegam na nota e adicionam a oitava....

Careca bem vindo de volta pa... :roque:
Warwick corvette 5.......Hartke Ha 3500........Hartke 4x10XL..........Hartke 1x15 Transporter........ashdown 2x10mag........Roland cube 100....

#5 User is offline   JMBassist 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 22 June 2011 - 16:37

Tens muita coisa no youtube.
Se souberes Inglês:
Ou então em Portugues tb há mt coisa (neste caso em Brasileiro):
Gear
Sadowsky RV5 / MTD Z5 / Fender Jazz Bass Dlx V / Fender Precision / Contrabaixo 3/4 Josef Jan Dvorak

Ampeg PF500 / Carvin BX500 / Epifani PS112 / Ampeg SVT 410HE / GK210 / Ampeg BA115 (p/venda) / EBS Session 60 / Fender Studio Bass / Bugera SVP5500

http://www.bandaoctopus.com/
http://www.wix.com/s...ogralband/index

#6 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 22 June 2011 - 21:07

Bem não fazia ideia que as notas são sempre as mesmas nos acordes, mas já me tinha deparado que usar os agudos (D e G) é melhor pois o som não enrola. Uma coisa que devia haver por aí era uma espécie de livro com a nota raiz e depois alguns acordes que podem ser usados (na guitarra há milhares de coisas do género, há cerca de 2 anos quando comecei a dar os meus primeiros toques na música, numa clássica, comprei um livro no Jumbo a 9€ que provou valer bem o dinheiro xD).

Então teoricamente posso pegar em "qualquer" acorde na guitarra, vendo as notas e tentar tocá-lo no baixo? Caso soe bem estarei a fazer acordes? Mesmo muito interessante eheh

Mojo experimentei o Dó maior que indicaste, epá muito porreiro apesar de ter demorado uns segundos a tentar por os dedos certos (estranho ser mais complicado para mim fazer acordes no baixo do que na guitarra, apesar da guitarra ter 6 cordas e eu ter muito menos experiência nela).

Jack tens toda a razão e no fim destas férias de verão, se o meu horário do 12º ano facilitar vou ter aulas e tentarei aprender todos os campos que indicaste... Nem sabes a falta que as escalas me fazem -.- E obrigado pela recepção calorosa xDD

JM, tive a ver o vídeo e é mais ou menos isso que quero, também vi uns do Myung mas aquilo era tão rápido e ainda para mais com 6 cordas, epá é complicado ver e tocar assim. Dava-me mesmo jeito um livro ou um site com as imagens tipo como há para guitarra.

Realço que tenho um baixo de 4 cordas, só para esclarecer. É bom que a ideia dos acordes até é apreciada por aqui eheh
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

#7 User is offline   JMBassist 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 22 June 2011 - 21:33

Já quase me esquecia....

Este site tem coisas muito giras muitas lições com baixa velocidade e até tem alguma literatura:

http://playbassnow.c...y/learn-chords/
Gear
Sadowsky RV5 / MTD Z5 / Fender Jazz Bass Dlx V / Fender Precision / Contrabaixo 3/4 Josef Jan Dvorak

Ampeg PF500 / Carvin BX500 / Epifani PS112 / Ampeg SVT 410HE / GK210 / Ampeg BA115 (p/venda) / EBS Session 60 / Fender Studio Bass / Bugera SVP5500

http://www.bandaoctopus.com/
http://www.wix.com/s...ogralband/index

#8 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 22 June 2011 - 21:46

View PostJMBassist, on 22 June 2011 - 21:33, said:

Já quase me esquecia....

Este site tem coisas muito giras muitas lições com baixa velocidade e até tem alguma literatura:

http://playbassnow.c...y/learn-chords/

Wow, era mesmo algo do género que andava à procura, tenho agora que ver isto tudo e tentar tocar. Obrigado JM :)
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

#9 User is offline   noxweb 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 22 June 2011 - 23:06

gosto dos diminutos, bué bluesy, indicador numa nota qualquer, .|. uma corda abaixo e um fret pra esquerda, anelar uma corda abaixo e no mesmo fret do indicador

portanto

G 4
D 3
A 4
E

por exemplo
noxtherox's youtube channel

..:: Squier Classic Vibe 60s Jazz Bass ::: SX Pirate Series Les Paul ::: Takamine G320 ::..
..:: Markbass Mini CMD121P ::: Line6 M9 ::: Tech 21 SansAmp BDDI ::: EHX Bass Big Muff ::: Line6 POD HD 300 ::..

#10 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 22 June 2011 - 23:17

View Postnoxweb, on 22 June 2011 - 23:06, said:

gosto dos diminutos, bué bluesy, indicador numa nota qualquer, .|. uma corda abaixo e um fret pra esquerda, anelar uma corda abaixo e no mesmo fret do indicador

portanto

G 4
D 3
A 4
E

por exemplo

Oh tipo um Ré na guitarra não é? Interessante, tenho que ir experimentar isso. Na guitarra isso dá um som bastante "rastafari" numa escala superior mas no baixo, tenho mesmo que ver. Bluesy dizes tu? *o*
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic