Forumúsica: Aprender Baixo - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Aprender Baixo

#1 User is offline   JorgeMota8 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 14 July 2011 - 18:58

Boas pessoal,

Sou novo por aqui, apesar do meu registo não ser de agora, encontrei este fórum hoje, decidi explorar, e ao registar-me, percebi que afinal já tinha conta aqui. Pois bem, chamo-me Jorge Mota, tenho 17 anos, e sou de Estarreja (Aveiro). Estou aqui neste fórum porque adoro música e instrumentos de música, costumo cantar com amigos, em instrumentais e assim, e sei que aqui posso aprender muito sobre qualquer matéria.

Pretendo no próximo mês ir para aulas de um instrumento.

Tenho dois instrumentos de eleição: baixo e guitarra eléctrica. Sinceramente, não sei qual começar. Gosto dos dois, pronto. (Pode parecer estúpido, mas por mim aprendia os dois, mas quero mesmo começar só com um, LOL). E então abri este tópico, para que o pessoal mais expert na matéria de Baixo, me possa dar a sua opinião, o que acha verdadeiramente deste instrumento, das suas coisas boas e das más, o que pode vir a ser aprendido facilmente, o que poderá ser mais díficil. Enfim, falem-me um pouco de tudo sobre este instrumento, porque de momento, é o que estou mais inclinado. (Existe um excesso número de guitarristas, e gostava de formar uma banda, e baixistas é quase sempre a maior procura).

Desculpem se as perguntas são um pouco ignorante, mas quero ficar mesmo esclarecido em relação a este instrumento, para ver se desfaço as minhas dúvidas rapidamente! ^_^

Obrigado a todos, e boa música :D

#2 User is offline   mtex 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 14 July 2011 - 20:10

O meu conselho é começares a aprender guitarra e quando já souberes umas coisinhas dedicas-te ao baixo. Geralmente os guitarristas sabem tocar baixo, mas há baixistas que não sabem tocar guitarra, eu nunca tive aulas um dia agarrei na guitarra que está aqui parada pa começar a aprender os acordes, não consegui, não gosto mesmo de guitarras e nem vale a pena tentar. Então pus me a usar a guitarra como se fosse um baixo, e agora se me puseres uma guitarra nas mãos não sei fazer nada, mas um baixo já sei. Por isso é melhor começares com a guitarra e depois passas po baixo, bem mas esta é a minha opinião, posso estar errado.

#3 User is offline   mojobass 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 14 July 2011 - 20:12

Antes de mais, bem vindo.
Eu toquei guitarra (ainda toco) como instrumento principal durante cerca de 10 anos até "ver a luz" e mudar-me para o baixo como instrumento principal há cerca de 8 anos.

A razão foi simples: tocava numa banda como guitarra ritmo, o baixista saiu e eu decidi substituí-lo.

A transição do ponto de vista técnico foi dura, porque abordei o instrumento naquela de que quem toca guitarra toca baixo e depressa descobri que o instrumento tinha potencialidades que nunca imaginei. Do ponto de vista musical foi mais fácil porque sempre gostei mais de criar bases harmónicas e rítmicas para alguém solar ou cantar do que solar propriamente dito.

Actualmente acho-o um instrumento mais interessante que a guitarra porque:

- é, juntamente com a bateria, a rocha ou o fundamento da música que é tocada;
- temos, com a mudança de uma nota, a possibilidade de alterar completamente o ambiente em que estamos;
- podemos fazer tudo o que os guitarristas fazem, mais aquilo que só nós podemos fazer :psycho2:

De qualquer das formas, é aconselhável e muito útil ter noções básicas de um instrumento harmónico por excelência, seja guitarra ou piano. Neste aspecto, tenho descoberto alguns músicos, como o Alain Caron ou o Hadrien Feraud que, apesar de serem baixistas, afirmam que, geralmente, não compõem no baixo, mas no piano ou na guitarra.

Espero ter sido útil.

#4 User is offline   mojobass 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 14 July 2011 - 20:38

View Postmtex, on 14 July 2011 - 21:10, said:

O meu conselho é começares a aprender guitarra e quando já souberes umas coisinhas dedicas-te ao baixo. Geralmente os guitarristas sabem tocar baixo, mas há baixistas que não sabem tocar guitarra, eu nunca tive aulas um dia agarrei na guitarra que está aqui parada pa começar a aprender os acordes, não consegui, não gosto mesmo de guitarras e nem vale a pena tentar. Então pus me a usar a guitarra como se fosse um baixo, e agora se me puseres uma guitarra nas mãos não sei fazer nada, mas um baixo já sei. Por isso é melhor começares com a guitarra e depois passas po baixo, bem mas esta é a minha opinião, posso estar errado.

Discordo totalmente, por várias razões:
1) Apesar de terem algumas semelhanças, como a afinação (as quatro cordas mais graves da guitarra têm a mesma afinação de um baixo de 4 cordas), são instrumentos completamente diferentes na sua função, pelo que tocar guitarra antes de tocar baixo traz vantagens relativamente ao conhecimento das notas ao longo de determinada zona da escala, mas tu aprenderás essas notas se começares a tocar baixo, por isso :facepalm: ;

2) a ergonomia dos instrumentos é muito diferente, sendo, e nisto digo por experiência própria, mais difícil habituares-te a um instrumento em que a relação das notas na escala é fisicamente mais próxima, como na guitarra, e passares para o baixo, do que o contrário;

3) Se souberes alguma teoria, nomeadamente no que respeita à formação de escalas e acordes, podes aplicá-la facilmente na guitarra, sendo que há muitos aspectos deste instrumento que são visuais, por exemplo a aprendizagem dos acordes;

4) Mais importante que tudo: se queres tocar baixo, porquê "perder tempo" a aprender outro instrumento?

This post has been edited by mojobass: 14 July 2011 - 20:40

#5 User is offline   mtex 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 14 July 2011 - 20:54

Bem tenho que lhe dar razão...lol
Os seus argumentos convenceram me...

#6 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 14 July 2011 - 21:20

Baixo -> À Homme!
Guitarra -> À Bitch!

É difícil conseguir escolher entre os dois sabes?

Falando na minha experiência pessoal, eu comecei a tocar bateria há uns 3 anos mais ou menos, nada de sério... Apenas enquanto ouvia música aprendi a distinguir os diversos batuques, ia batendo as mãos, o pé e etc... Depois tive a minha primeira experiência com guitarra. Até achei giro mas não senti nada de especial, acabei por não me aplicar nem tomar interesse porque... Não era aquilo que procurava, era demasiado comum, demasiado banal. A guitarra era aquilo que todos gostavam e todos tocavam... Depois entrei numa banda (não sei como), inicialmente para tocar bateria e enquanto o nosso suposto baixista (nunca tinha tocado baixo nem guitarra) foi experimentar uns baixos eu decidi "dar uns toques" nalguns... Bem, era outra coisa. A sensação, o som, o feelling... O leque que o Baixo oferece é divinal. Comparando o que senti quando toquei guitarra e depois baixo pela primeira vez era como: largares a irmã da canhota e começares a fazer cachorros ou largar a gorda feia cheia de acne e ficares com a gaja boa... Isto para teres uma ideia.

O baixo não é para todos, experimenta e vais ver se é ou não para ti. Comigo foi logo assim que toquei o primeiro Mi, sabia que aquilo estava destinado.

Se queres um instrumento à homem, se queres ser a peça fundamental, se queres ser apreciado pela técnica e pelo som, o baixo é para ti.

Se quiseres ser a putinha da banda... Guitarra é o caminho eheheh

Antes de alguém criticar o que disse, atenção que não falei para insultar, apenas quis brincar e hiperbolizar dando a minha opinião.

Abraço e boa sorte!
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#7 User is offline   Kelav 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 14 July 2011 - 21:49

View PostStCareca, on 14 July 2011 - 21:20, said:

Se queres um instrumento à homem, se queres ser a peça fundamental, se queres ser apreciado pela técnica e pelo som, o baixo é para ti.

Ou ouvir umas quantas vezes a pergunta "porque é que a tua guitarra só tem 4 cordas?" -_-

Sinceramente acho que é mais fácil começar no baixo no que na guitarra, simplesmente porque os acordes demoram tempo a aprender e ao início queremos é evoluir depressa. Outra vantagem que ninguém referiu é que o baixo obriga a ter um ouvido mais atento, principalmente quando tentas aprender sem tabs. Mesmo que o teu ouvido esteja concentrado na "procura" do baixo, acabas por ficar mais sensível a pequenas nuances das músicas.

Do ponto de vista de um iniciante, acho que são dois aspectos fundamentais.

#8 User is offline   JMBassist 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 14 July 2011 - 22:02

Já agora também deixo aqui a minha opinião...

Vou fazer um pouco de historia. Comecei na musica há muitos anos atrás e tirei uma curso sabem do quê?....Acordeão!

Fui para acordeão porque era o instrumento que os meus pais queriam que eu tocasse, mas para ser sincero não gostava muito daquilo, no entanto deu-me uma grande experiencia que acabou por me guiar para o baixo, pois aquilo que mais "pica" me dava no acordeão eram exactamente os baixos! Por muito que a harmonia ou os solos me tentassem, eram aqueles som graves que definiam todo o andamento da musica, que lhe dava alegria ou tristeza, que marcava e guiava quem dançava, quem afinal "mandava" na musica, eram eles...os baixos!

Acabei o curso com 14 anos e aos 16 comecei a tocar num grupo imaginem qual instrumento? Baixo...Claro! Concordo com o mojo que aprenderes outro instrumento mais harmónico dá-te algumas noções básicas que precisarás mais tarde se quiseres seguir o baixo, mas viola? Bem eu também sei tocar guitarra, aliás, como qualquer baixista sabe tocar guitarra, e acredita que é muito fácil a um baixista tocar guitarra que o contrario, os guitarristas que conheço quando se puseram a tocar baixo não saiu de lá nada de jeito.

O meu conselho é que aprendas acima de tudo as noções teoricas de musica (solfejo) e se realmente queres um dia fazer algo da musica ou pelo menos considerares-te um bom musico, deves aprender um instrumento que te permita a utilização de harmonia e ritmo, depois o caminho para seres um bom baixista está practicamente desbravado. Piano é uma boa solução pelo menos durante algum tempo.

Confesso que não conheço tudo nem todos, mas dentro do meu universo de conhecimentos (que já vai longo) nunca conheci um guitarrista que desse um bom baixista. Só o verdadeiro baixista conhece o significado da palavra inglesa: Groove.
Gear
Sadowsky RV5 / MTD Z5 / Fender Jazz Bass Dlx V / Fender Precision / Contrabaixo 3/4 Josef Jan Dvorak

Ampeg PF500 / Carvin BX500 / Epifani PS112 / Ampeg SVT 410HE / GK210 / Ampeg BA115 (p/venda) / EBS Session 60 / Fender Studio Bass / Bugera SVP5500

http://www.bandaoctopus.com/
http://www.wix.com/s...ogralband/index

#9 User is offline   JorgeMota8 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 14 July 2011 - 22:11

Bem pessoal, estou mesmo sem palavras. Adorei as vossas opiniões, obrigado mesmo ! Tenho de exprimentar baixo realmente... Eu adoro o som daquilo, e pelo que vejo em concertos, deve dar um gozo espectacular !

#10 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 14 July 2011 - 23:02

View PostKelav, on 14 July 2011 - 21:49, said:

View PostStCareca, on 14 July 2011 - 21:20, said:

Ou ouvir umas quantas vezes a pergunta "porque é que a tua guitarra só tem 4 cordas?" -_-

Sinceramente acho que é mais fácil começar no baixo no que na guitarra, simplesmente porque os acordes demoram tempo a aprender e ao início queremos é evoluir depressa. Outra vantagem que ninguém referiu é que o baixo obriga a ter um ouvido mais atento, principalmente quando tentas aprender sem tabs. Mesmo que o teu ouvido esteja concentrado na "procura" do baixo, acabas por ficar mais sensível a pequenas nuances das músicas.

Do ponto de vista de um iniciante, acho que são dois aspectos fundamentais.

Qualquer um faz uma linha de 4 notas no baixo... Qualquer um aprende os acordes na guitarra, mas quantos sabem realmente tocar baixo? Tens que ir além da criação, tens que entrar no espírito da música, perceber a sua alma... Sinceramente afirmo, aprendi os acordes na guitarra e não demorei muito tempo. Faço um trabalho bastante razoável em acústico mas no baixo... Já la vai um ano e tal e sinto que há tanto mas tanto por descobrir... Muito mais do que a maioria dos guitarristas que agarra no baixo fazem... É como o JM diz, já vi baixistas a fazerem cenas bastante decentes com uma guitarra mas ainda não vi nenhum guitarristas a tratar um baixo como deve ser... Eheh, let's face it. Estas 4 cordas não são para qualquer um xD

E quando o teu som é apreciado não vai ser por seres bonito ou feio, vai ser mesmo pelo teu som e técnica... Enquanto que muitos guitarristas que conheço e mesmo alguns famosos são apreciados mais por terem uma guitarra, por fazeres solos e por serem giros... Sinceramente.

Lembra-me um concerto que vi há pouco tempo de uma banda de amadores... O baixista estava a fazer uma linha do caralho, parecia o Jack Bruce (era semelhante em termos sonoros) e o pessoal estava tipo "Ok...". Quando o guitarrista chegou ao solo tudo o que ele fez foi tocar a B no 12º traste e fazer bends até a nota acabar... Foi tudo tipo WOOOO! Eu até entendia se ficasse bem na música mas... Foi mais por o gajo ser popular e ter feito uma dança à Angus durante o solo que as pessoas gostaram.

Isto leva a outra "vantagem"... Se durante um concerto te enganares, poucos são os que vão reparar xD Mas se fizeres um solo, tens que mandar calar a guitarra se não o público ignorante nem repara em ti xD

This post has been edited by StCareca: 14 July 2011 - 23:06

StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3