Forumúsica: Aprender Baixo - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Aprender Baixo

#21 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 17 July 2011 - 21:22

View PostCL, on 17 July 2011 - 13:05, said:

View PostStCareca, on 17 July 2011 - 05:45, said:

Tenho que concordar, se passasse os dias todos a tocar baixo aquilo ia perder a sua piada. É por isso que ainda não larguei a bateria, a guitarra eléctrica e até a acústica. O baixo é o prato principal mas os acompanhantes, as entradas e a sobremesa, são indispensáveis eheh

Tenho que concordar que quando era preguiçoso em estudar e passava horas e horas a inventar e gravar e fazer loops e bla bla bla, também pensava assim. Tinha guitarra, baixo, programava bateria, programava teclas, usava todas as combinações de efeitos possíveis no toneport, etc.

Agora tenho o baixo e uma acústica que de longe a longe pego para ver um acorde ou outro, e ainda não fartou nem vai fartar.

Eu sugiro o rapaz comprar uma acústica de 50€. Aprender uns acordes e tal. Se tiver alguém que lhe consiga emprestar um baixo tanto melhor. Agora a escolha de instrumento não deve requerer muita meditação. Vais para o que te chama mais, se depois não for o mais indicado, o normal decorrer das coisas tratará disso.

O que importa musicalmente é a expressão, não o meio escolhido para essa mesma expressão.

Creio que a expressão final terá um outro requinte se passares por mais meios e ganhares não só experiência, como técnica e ouvido... A parte boa de tocares diversos instrumentos é que entendes melhor a sua funcionalidade, entendes melhor a música e é mais fácil penetrares a sua alma. Eu lembro-me que quando tinha os meus 13/14 anos olhava para um palco e reconhecia a bateria (que era a minha paixão) a guitarra solo porque se destacava e a voz porque chama mais. Quando comecei a tocar baixo os outros instrumentos quase que se apagaram e o baixo realça sempre. Se tivesse seguido sempre o mesmo meio a minha expressão actual seria um drum beat ignorante que não ouvia mais ninguém. É sempre bom tocar um bocadinho de cada, para entender a faceta de cada instrumento no mundo da música... IMOH...
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

#22 User is offline   João Bernardo Monteiro 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies

Posted 21 July 2011 - 14:43

Concordo com grande parte daquilo que foi dito aqui :)

Na minha opinião, considero que o baixo é o intrumentos certo para todos os músicos que são atraidos pelo lado mais ritimico & harmônico da música. No entanto, apesar de ser baixista...acho que qualquer instrumento tem o seu valor e o seu propósito na música. Eu gosto de ver a música como uma arte de expressão...e o teu veículo de comunicação(instrumento) é apenas uma ferramenta para fazer chegar a tua palavra aos outros ;)

Abrasom!

#23 User is offline   João Bernardo Monteiro 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies

Posted 21 July 2011 - 14:59

Concordo com grande parte daquilo que foi dito aqui :)

Na minha opinião, considero que o baixo é o intrumentos certo para todos os músicos que são atraidos pelo lado mais ritimico & harmônico da música. No entanto, apesar de ser baixista...acho que qualquer instrumento tem o seu valor e o seu propósito na música. Eu gosto de ver a música como uma arte de expressão...e o nosso veículo de comunicação(instrumento) é apenas uma ferramenta para fazer chegar a nossa palavra aos outros ;)

Abrasom!

#24 User is offline   JorgeMota8 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 24 July 2011 - 00:44

View PostGhost_Bass, on 15 July 2011 - 11:07, said:

Guitarra, baixo, piano, ferrinhos... tudo é igualmente dificil de se tocar e um instrumento especifico só se torna mais fácil de aprender para uma pesso a especifica quando esta gosta muito do instrumento.

Jorge, arranja uma guitara e um baixo emprestados por uns dias ou vai passar umas tardes a uma loja de musica e experimenta, mexe, toca, descobre... só assim vais ter a certeza qual é o TEU instrumento. Se vens para o fórum dos baixistas com uma dúvida como a que puseste é óbvio que todos te vão tentar puxar para o lado negro da Força! Se fizeres um post semelhante e devidamente adaptado no fórum dos guitaristas de certeza que as respostas que vais receber são exactamente as mesmas que estás a ler aqui...

Abraço

Exactamente, eu fiz isso mesmo que disses-te. Estive umas tardes com uns amigos meus, um baixista e outro guitarrista, e gostei de exprimentar os dois. Baixo é algo que me impressiona a sério, se for bem tocado, e sobretudo a alta velocidade. O som, maravilha. É um excelente instrumento.

Mas assim que fiz os acordes que sei na guitarra eléctrica, aquele som radiante a saír do amplificador, disse-me que apesar de gostar destes dois instrumentos, o som de uma guitarra eléctrica diz-me algo mais, não sei explicar. Penso que as minhas dúvidas ficaram desfeitas por agora, eu agradeço a opinião de todos vós, ajudaram-me imenso, sem qualquer problema.

^_^

#25 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 31 July 2011 - 22:05

View PostJorgeMota8, on 24 July 2011 - 00:44, said:

View PostGhost_Bass, on 15 July 2011 - 11:07, said:

Guitarra, baixo, piano, ferrinhos... tudo é igualmente dificil de se tocar e um instrumento especifico só se torna mais fácil de aprender para uma pesso a especifica quando esta gosta muito do instrumento.

Jorge, arranja uma guitara e um baixo emprestados por uns dias ou vai passar umas tardes a uma loja de musica e experimenta, mexe, toca, descobre... só assim vais ter a certeza qual é o TEU instrumento. Se vens para o fórum dos baixistas com uma dúvida como a que puseste é óbvio que todos te vão tentar puxar para o lado negro da Força! Se fizeres um post semelhante e devidamente adaptado no fórum dos guitaristas de certeza que as respostas que vais receber são exactamente as mesmas que estás a ler aqui...

Abraço

Exactamente, eu fiz isso mesmo que disses-te. Estive umas tardes com uns amigos meus, um baixista e outro guitarrista, e gostei de exprimentar os dois. Baixo é algo que me impressiona a sério, se for bem tocado, e sobretudo a alta velocidade. O som, maravilha. É um excelente instrumento.
^_^

Quando eu soube que o baixo era o instrumento indicado para mim, não foi ouvi-lo a uma grande velocidade, bastaram 3 notas, um G uma oitava acima na corda G, 2 trastes acima e por fim um E bem grave e solto. Todas com a duração de um compasso. E quando toquei foi a mesma coisa. Há que admirar o som calmamente... Como uma mulher... Nada é melhor que a primeira e lenta análise ao seu corpo despido eheh.

Força na guitarra meu! Boa sorte e não sejas uma pega mesquinha como grande parte dos guitarristas xD
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic