CL, on 17 July 2011 - 13:05, said:
StCareca, on 17 July 2011 - 05:45, said:
Tenho que concordar, se passasse os dias todos a tocar baixo aquilo ia perder a sua piada. É por isso que ainda não larguei a bateria, a guitarra eléctrica e até a acústica. O baixo é o prato principal mas os acompanhantes, as entradas e a sobremesa, são indispensáveis eheh
Tenho que concordar que quando era preguiçoso em estudar e passava horas e horas a inventar e gravar e fazer loops e bla bla bla, também pensava assim. Tinha guitarra, baixo, programava bateria, programava teclas, usava todas as combinações de efeitos possíveis no toneport, etc.
Agora tenho o baixo e uma acústica que de longe a longe pego para ver um acorde ou outro, e ainda não fartou nem vai fartar.
Eu sugiro o rapaz comprar uma acústica de 50€. Aprender uns acordes e tal. Se tiver alguém que lhe consiga emprestar um baixo tanto melhor. Agora a escolha de instrumento não deve requerer muita meditação. Vais para o que te chama mais, se depois não for o mais indicado, o normal decorrer das coisas tratará disso.
O que importa musicalmente é a expressão, não o meio escolhido para essa mesma expressão.
Creio que a expressão final terá um outro requinte se passares por mais meios e ganhares não só experiência, como técnica e ouvido... A parte boa de tocares diversos instrumentos é que entendes melhor a sua funcionalidade, entendes melhor a música e é mais fácil penetrares a sua alma. Eu lembro-me que quando tinha os meus 13/14 anos olhava para um palco e reconhecia a bateria (que era a minha paixão) a guitarra solo porque se destacava e a voz porque chama mais. Quando comecei a tocar baixo os outros instrumentos quase que se apagaram e o baixo realça sempre. Se tivesse seguido sempre o mesmo meio a minha expressão actual seria um drum beat ignorante que não ouvia mais ninguém. É sempre bom tocar um bocadinho de cada, para entender a faceta de cada instrumento no mundo da música... IMOH...

Help

MultiQuote