Forumúsica: Setups clássicos do baixo - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Setups clássicos do baixo pergunta de guitarrista...

#1 User is offline   Renato 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 20 July 2011 - 00:32

Como guitarrista a querer entrar no mundo do baixo, e aqui não é tanto por uma necessidade específica, mas mais por alargar a minha cultura geral, vinha perguntar-vos o que consideram ser os setups clássicos do baixo. No meu caso tenho um baixo activo com dois humbuckers (RBX375) e vou usar as simulações de baixo da minha X3 Live, caso interesse.

A ideia não é ter os settings da praxe, tipo Bass=X, Mid=Y, Treble=Z, porque acho esse tipo de pormenor inútil. Penso que esse tipo de questão é mais típica dos guitarristas iniciantes que pensam que o segredo do som Hetfield está numa combinação mágica de 3 números.

A ideia é ir mais às bases de cada estilo, definindo por um lado aquilo que realmente influencia mais, mas sem entrar em grande pormenor. Obviamente não haverá um setup que seja o ideal de todos, mas haverão setups que não sendo ideais, serão apostas seguras, pelo menos como ponto de partida.

Como exemplo do que eu responderia se fosse ao contrário para alguém que estivesse completamente à nora, seria algo do tipo:

Estilo: Rock ritmo
Amp: Marshall JCM, médios generosos, graves e agudos a gosto
Coluna: 4x12
Guitarra: pickup da ponte, com output médio/alto

Estilo: Metal ritmo
Amp: Mesa Boogie Dual Rectifier, não cortar médios, graves e agudos a gosto
Coluna: 4x12 com V30's
Guitarra: pickup da ponte, com output alto
Opcional: pedal overdrive tipo TS para boost do sinal, controlos todos às 11h

No caso do baixo seria ter este tipo de indicações genéricas do pickup a usar, tocar de palheta ou dedos, mais perto da ponte ou não, amp e coluna, alguma particularidade da eq, etc.

Atenção que a ideia não é dizer o que funciona com cada um, ainda que funcione bem, seria apenas estabelecer alguns "standards" mais ou menos dentro destes moldes, onde os estilos, onde também podem contribuir com mais exemplos seriam: metal, rock, slap, baladas, funk, jazz.

As poucas experiências que fiz até agora foi na onda do metal, onde me sinto mais à vontade, e seguindo aquilo que disse, fiquei-me por:

Pickups com blend a meio, tocado de palheta, com simulação de Ampeg SVT com uma 8x10 (ou 8x8???) com ligeiro overdrive (podem ouvir no link da Soundclick na sig). Acho que devia ter usado menos overdrive. Nesta onda gosto do som dos Megadeth, Pantera, ou o Alex Webster em Blotted Science.

Tenho ideia que para slap é mais comum favorecer o pickup da ponte, mas mais não sei.

Ao nível do jazz não sei dar exemplos, mas estava a pensar num som que nalguns casos é feito com baixos fretless, mas com fretted penso que dá para se aproximar com as condições certas. Tenho que encontrar um exemplo algures porque não consigo explicar melhor.

E então, faz algum sentido este tópico?

#2 User is offline   noxweb 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 20 July 2011 - 01:47

Estilo: Todos
Amp: Qualquer um
Coluna: Qualquer uma com preferência para 4x10
Baixo: Jazz Bass com os 2 pickups Full, Tocado de dedos

works perfectly for everything

no entanto eu gosto de acrescentar um SansAmp com drive a meio gás, balance nas 3 horas, bass e treble flat e presence no máximo, quando toco rock ou metal

e no jazz (e alguns outros estilos) há quem goste de tocar só com o pickup da ponte, com o treble cortado um bocado
noxtherox's youtube channel

..:: Squier Classic Vibe 60s Jazz Bass ::: SX Pirate Series Les Paul ::: Takamine G320 ::..
..:: Markbass Mini CMD121P ::: Line6 M9 ::: Tech 21 SansAmp BDDI ::: EHX Bass Big Muff ::: Line6 POD HD 300 ::..

#3 User is offline   CSurgy 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 20 July 2011 - 02:12

pois...

é que no baixo não há formulas mágicas para soar a isto ou aquilo... a coisa está nos dedos de quem toca.

se tiveres um precision não tem nada que enganar... volume-full tone-1/2 a full o pickup é esse mesmo (não há outro) e depois é só aprender. ;)
Sabes como é... sou ignorante mas gosto de escrever...

http://www.myspace.com/kalkitosband

Fender Precision '72 - EKO BX7 '82
Trace Elliot GP12smx - Trace Elliot 1028 - Rockson RO 115 Box
Marshall Supa Wha '71 - EHX Bass Big Muff - Boss SX700

#4 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 July 2011 - 10:04

View Postnoxweb, on 20 July 2011 - 01:47, said:

Estilo: Todos
Amp: Qualquer um
Coluna: Qualquer uma com preferência para TODAS MENOS UMA 4x10
Baixo: Jazz Bass com os 2 pickups Full, Tocado de dedos

works perfectly for everything

no entanto eu gosto de acrescentar um SansAmp com drive a meio gás, balance nas 3 horas, bass e treble flat e presence no máximo, quando toco rock ou metal

e no jazz (e alguns outros estilos) há quem goste de tocar só com o pickup da ponte, com o treble cortado um bocado

Fixed! :D

É como te dizem, os baixistas sacam o som usando os dedos e não comprando um stack da Marshall com 4x12 e uma Strat de assinatura de um gajo qualquer e tocando com determinada marca de palheta feita de um material qualquer e usando 30 pedais especificos das marcas X, Y, Z... se encontrares um guitarrista que já tenha tudo isso aposto quanto quiseres que ele não vai conseguir sacar o som que procura... o truque está nas mãos e não no gear!

Com o baixo que tens (já tive um igual) basta meteres a EQ (low e high) a flat, volume no máximo e altera o teu som somente com o pan. Quando usares mais o pickup da bridge o teu som vai ser mais definido e focado e quando usares o pickup do braço vais ter mais gravalhão e corpo no som. Faz o mesmo exercício com a mão direita, se tocares nas cordas mais perto da bridge o teu som fica com mais ataque e fura melhor na mistura e se tocares mais junto ao braço ficas com um som mais suave e grave.

Abraço
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#5 User is offline   Renato 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 July 2011 - 10:28

humm, ok.

Epa, como disse há muito boa referência em guitarristas que foge aos "padrões", e não deixam de ter menos validade por isso. Onde eu queria chegar era que mesmo não sendo mais válidas que outras opções, deve haver configurações clássicas em determinados estilos. Não duvido que alguém com dedos consiga ter um bom som de blues com uma guitarra de 7 cordas com pickups activos. Mas não seria a escolha mais óbvia para quem se estivesse a iniciar. Aliás, penso que uma sugestão dessas neste forum dava direito a sangue... Era mais natural alguém sugerir, à falta de mais informação, uma strat com single coils. Podia não ser a escolha perfeita, mas era segura.

Mas se vocês dizem, suponho que no baixo não seja tão dependente do material como na guitarra.

Obrigado.

#6 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 July 2011 - 11:32

Mesmo a guitarra não é tão dependente, uma maioria significativa dos guitarristas é que são (falo por experiência própria e de quem conheço).
Vou-te dar um exemplo, o meu guitarrista actual foge a tudo quanto é padrão. Toca com uma Les Paul e o amp dele é um Fender Jazzman (o pequenino) com uma coluna minuscula 1x12" e tanto usa aquilo para Jazz como para Funk (o estilo da banda) mas volta e meia liberta algum stress com umas malhas de Aerosmith e o som dele é SEMPRE brilhante! Isso é saber tocar! Ah! E não tem pedais, só mesmo um cry baby que é o único que não pode ter embutido no amp. Todos os outros efeitos são os do amp e controla-os com a pedaleira do mesmo. Outra situação engraçada, se bem que off-topic, o gajo não toca alto. Tenho de baixar o meu baixo para o ouvir, eheh

Como vês não existem fórmulas para se tocar um instrumento. Eu adoro o som do Marcus Miller mas sei que se a meio de um concerto ele me chamasse para cima do palco e me desse o baixo dele para as mãos com todo o equipamento e técnicos a trabalhar para mim eu nunca conseguiria sacar aquele tone. Tenta descobrir por ti o que resulta para o que queres fazer com o baixo que tens (usa as minhas dicas do post anterior) senão este tópico corre o risco de se tornar mais uma do género: Queres tocar metal? - Baixo activo com humbuckers, Jazz/Blues? - Jazz Bass, Rock? - Precision... ...e esta ideia é tão errada....

Abraço
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#7 User is offline   noxweb 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 20 July 2011 - 11:32

Mas se vocês dizem, suponho que no baixo não seja tão dependente do material como na guitarra.

Creio que por isto é que também quase não se vêem amps a válvulas, não há necessidade para tal.
noxtherox's youtube channel

..:: Squier Classic Vibe 60s Jazz Bass ::: SX Pirate Series Les Paul ::: Takamine G320 ::..
..:: Markbass Mini CMD121P ::: Line6 M9 ::: Tech 21 SansAmp BDDI ::: EHX Bass Big Muff ::: Line6 POD HD 300 ::..

#8 User is offline   mojobass 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 20 July 2011 - 16:29

Se tens a pod x3 e o software é o gear box, ela tem uns sets porreiros que dão uma ideia do tipo de amps, configurações e equalizações mais ou menos típicas para determinados estilos. Não gosto muito dos sons, achando que está feita para guitarristas e as cenas de baixo estão lá apenas como uma mais valia, mas pronto.

Quanto ao resto, é mais ou menos o que já te disseram, o som está nas mãos.

Ao longo do tempo, o que mais procurei, e neste momento estou satisfeito com isso, foi material o mais transparente possível que me permitisse usar o meu amplificador natural: as mãos.

Ultimamente tenho tocado numa banda de covers de música dos anos 80, desde rock a funk, passando por reggae e pop e uso o baixo flat, com o balance nos dois pickups, equalização quase nenhuma, apenas para compensar algumas frequências da sala e voilá, tá feito.

Acho o post do Ghost bastante útil no que respeita às potencialidades do baixo que tens.

#9 User is offline   StCareca 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 20 July 2011 - 17:38

É tudo uma grande (ou mínima) combinação de parâmetros... Se tiveres um baixo com um som flat decente, afinado, um bom amp (presume-se que não te estrague o som e tenha volume para te ouvirem) e tocares bem... Ninguém te vai dizer que estás mal. Depois disto, podes acrescentar o "sal e a pimenta q.b.", ou seja dar o teu toque pessoal ao teu som. Queres toca metal? Fixe, ninguém te diz se fica melhor a usar flat, distorção, fuzz, overdrive... E se disserem são ignorantes. Cliff Burton, olha a carrada de gain em cima daquilo? Steve Harris, olha a pureza do som? E ambos tocavam metal... São ambos lendas no mundo da música.

Tens que combinar tudo e descobrir o teu som, não é uma tarefa fácil mas no fim vais chegar à milagrosa sigla KISS (creio que saibas o significado, foi muito usado na arte).

Eu falo por mim, sentia-me muito confuso quando via guitarristas com 20 pedaleiras e baixistas a passarem 20 min a arranjarem o amp a cada música que tocavam. Subi ao palco a primeira vez, meti o single coil full, o split a meio e um cheirinho de tone, o amp flat, tal como gostava do som em casa. Fomos de Mata Ratos a The Cranberries, passando por originais trash. Preocupei-me mais em tocar bem do que com o som e efeitos e... Fui aplaudido por estar a tocar bastante bem e ter um som do caraças. Claro, não estava a tocar bastante bem mas o som simples foi suficiente para satisfazer o público.

Mantém a tua atitude, encontra o teu som e KISS!
StCareca Status:
-> Bandless.
-> Jobless.
-> Playing his ass off.

I'm nothing without my bass!

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users