Os envelope filter e os bass synth partilham o facto de usarem osciladores (electrónicos) para modificar o sinal. O tipo de processamento obtido num EF é apenas um dos tipos de processamento disponíveis num bom BS, ou seja, poderíamos dizer sem disparatar muito que um EF é um BS específico.
São ambos sensíveis à dinâmica (intensidade com que tocas), o que significa que se tocares com força obtens um certo som, se tocares mansinho obtens outro. Alguns destes pedais têm um controlo SENS para regular a sensibilidade do pedal à dinâmica do baixista ou ao output do baixo. Da minha experiência pessoal, acho que os pedais sensíveis à dinâmica funcionam melhor com baixos passivos e de output moderado.
No caso particular da dupla Boss SYB-5 e Roland EV-5, a sensibilidade do pedal SYB-5 é comandada não pela força com que se toca, nem por um controle SENS, mas pelo movimento do pé no pedal de expressão EV-5. Cada modo do SYB-5 proporciona uma sonoridade diferente que, combinada com o EV-5, dá uma grande variedade de sons, uns mais musicais do que outros (mas tb depende do que se quer fazer).
Quanto à ordem dos pedais, é uma velha discussão. Pessoalmente prefiro pôr no início da cadeia, e sempre ANTES do compressor, os pedais sensíveis à dinâmica. Há 2 motivos: primeiro, se metes o compressor antes, o sinal fica comprimido e o pedal parece que tá a dar sempre o mesmo som pq o som vem todo uniforme do compressor; segundo, porque os osciladores em geral (EF, BS e também os phaser, chorus, etc.) introduzem ondas muito dinâmicas que, num momento de ressonância, podem dar cabo de uma coluna. Quem utiliza phasers com ondas muito profundas (controlo depth puxado) sabe de que estou a falar.
Em resumo, numa cadeia de efeitos linear linear e para tocar covers genéricas, usaria assim caso usasse todos estes pedais:
BAIXO --> Tuner --> Envelope Filter OU Bass synth --> Overdrive OU Fuzz OU Distortion --> Chorus OU Flanger OU Phaser --> Compressor --> DI (com ou sem pré) --> AMP e mesa de mistura.
Mas tudo depende do que se quer obter e fazer...
Abraço!
This post has been edited by anton: 01 August 2011 - 16:00

Help

MultiQuote