problemas de velocidade
Posted 06 August 2011 - 10:40
Pessoal
Estou com um problema, de velocidade.
Estou a aprender a tocar uma parte do solo dos METALLICA - AM I EVIL. Acontece quando acelero fico com dores nos musculos e começo a perder a consistencia.
O que fazer?
Tenho praticado a metronomo a baixas velocidades, mais ou menos 140 BPM e devia ser a 240 BMP, mas esta ser difil porque começo a ficar com falta de força e velocidade.
Obrigado, toda info e aconselhamento sera bem vinda.
Posted 06 August 2011 - 13:30
7dust, on 06 August 2011 - 10:40, said:
Tenho praticado a metronomo a baixas velocidades, mais ou menos 140 BPM e devia ser a 240 BMP, mas esta ser difil porque começo a ficar com falta de força e velocidade.
Obrigado, toda info e aconselhamento sera bem vinda.
baixa ainda mais a velocidade do metronomo para uma velocidade em que estejas confortavel e consigas tocar sem perder consistencia, vai praticando a essa velocidade e as maos vao ganhando "memoria", depois podes ir aumentando aos poucos ate conseguires tocar a velocidade da musica.
edit: uma coisa para soar bem a "alta velocidade", tem que soar primeiro bem devagar....
This post has been edited by DaSoul: 06 August 2011 - 13:31
Posted 17 October 2011 - 19:31
Posted 17 October 2011 - 21:58
Mas é como disseram, toca devagar primeiro. Depois vais lentamente aumentando a velocidade, quando deres por ti estás a tocar isso na boa à velocidade normal.
fdb, on May 5 2010, 08:03, said:

Vendo pedais
Posted 20 November 2011 - 12:37
A velocidade surge como consequência disto tudo!
O truque que tenho estado a usar, tanto em mim como nos meus alunos, é praticar sempre a velocidades confortáveis para a pessoa em questão mas ir sempre aumentando a complexidade dos exercícios.
O que acontece:
Imagina que fazes um exercício de forma relaxada a uma certa velocidade e ficas tenso assim que sobes um pouco.
Arranjas um exercício um pouco mais complexo e praticas esse até o tocares relaxado á mesma velocidade do outro.
Eu aposto que quando voltares ao exercício mais simples já o tocas mais rápido.
Muita atenção que a palavra chave aqui é "relaxado". Pensa nos teus dedos como uns bebés que estão a aprender coisas novas. Eles não sabem distinguir entre o certo e o errado. Só sabem memorizar o que tu os fazes repetir! Mais nada! Se treinares acima da tua capacidade e, portanto, em tensão, os teus dedos vão aprender a tocar em tensão e vais ficar preso nas chamadas "speed walls".
O que tu queres é ensinar os dedos a tocar relaxados. Por isso pratica SEMPRE a velocidades que consigas tocar relaxado! Isto é a chave mestra acredita!
http://rockgp.net
EDIT: Correcção de gralhas. O post original foi escrito no telemóvel...
This post has been edited by Antonio: 20 November 2011 - 17:37
Posted 20 November 2011 - 12:47
Antonio, on 20 November 2011 - 11:37, said:
É claro que se treina!
Senão não havia provas de 100 e 200 metros.
Tocar guitarra é antes de mais nada um exercício muscular e como tal pode ser treinado para a velocidade.
Só não se sabe fé em quê"
Posted 20 November 2011 - 13:02
Senão não havia provas de 100 e 200 metros.
Tocar guitarra é antes de mais nada um exercício muscular e como tal pode ser treinado para a velocidade.
Leste o resto do post?
This post has been edited by Antonio: 20 November 2011 - 17:40
Posted 09 December 2011 - 16:04
Antonio, on 20 November 2011 - 11:37, said:
O que o António diz tem MUITA razão de ser.
Esta é uma dúvida *extremamente* comum que é fácilmente clarificada quando se percebe como os músculos funcionam.
Talvez já saibas que os teus músculos tenham memória. É isso o que te possibilita a tu efectuares accoes como jogar futebol, por exemplo. O Cristiano pratica os livres dele através de repeticão ate estes estarem perfeitos. No entanto, ele treina sempre a execucao do livre na perfeicao: primeiro a colocacao da bola no sitio certo da bola, depois a trajectoria e por fim a velocidade. O músculo efectua tantas vezes *EXACTAMENTE* o mesmo músculo que quando o Cristiano precisa de efectuar esse movimento, esse sai-lhe bem a maior parte das vezes.
Num instrumento, a teoria é a mesma. Tu tens que efectuar o mesmo movimento *correctamente* as vezes necessárias de forma a este sair perfeito cada vez que o quiseres à velocidade pretendida. Se tentares "apressar" a aprendizagem do movimento (tentares tocar a uma velocidade acima da que consegues), estarás na verdade a efectuar um processo de desaprendizagem do músculo, em que este efectua os movimentos que não pretendes. Isto é mau, pois o músculo não distingue o "bom" movimento do "mau", ele simplesmente se lembra daquilo que faz.
Esta e uma técnica do Tom Hess (agora não estou a econtrar, peco-te que procures) são técnicas extremas para conseguires obter o que queres em qualquer exercicio, mas servem para tu perceberes a ideia.
Posted 10 December 2011 - 04:40
(como se costuma dizer; os primeiros 10 anos são os piores lol )

Help

MultiQuote