Forumúsica: Qual é o papel do Groove num baixista? - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Qual é o papel do Groove num baixista?

#1 User is offline   Frank 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 18 March 2003 - 03:08

Hello! é o primeiro topic que faço! (já n sou virgem lol :lol: ) agora a sério... tenho pensado ultimamente na cena do groove e qual é sua importância num baixista..gostava de saber algumas opiniões sobre o assunto :P já agora podiam dizer quais são os baixistas que para vçs têm mais groove! 1...2...3 comecem! :D

SUCK MY BASS :slow:

:pray:

#2 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 March 2003 - 05:26

O groove é um clixê dos baixistas!...

Passo a esplicar: groove é QUASE sinónimo de feeling; quase porque trata-se de um feeling especial, ritmado, sincopado, envolvente.

As frequências graves (de um baixo por exemplo) ressoam muito na nossa caixa toráxica. Para se cantar coisas graves, faz-se o som a partir da caixa toráxica e os sons agudos pelo topo da cabeça (forma muito simples de explicar, pois está claro que isto envolve colocação de voz, correcção na postura, etc...)!
Um bom groove de baixo envolve-nos o coração (caso não se lembrem, está resguardado por esta caixa de ressonância!)... com emoções alegres e dansáveis! Esta envolvência apoia o ouvinte (músico incluido), dá-lhe segurança, estimula-o...

Um bom groove é portanto relativo exclusivamente ao ouvinte! nos baixos (lei-a se notas graves...) um bom groove apoia, nos agudos, um bom groove põe a pensar, guia, leva uma pessoa atrás.

O "GROOVE" não é exclusivo dos baixistas, é de todos aqueles que o quiserem usar, sejam baixistas, guitarristas, bateristas ou marcianos!

É importante que um músico saiba ter groove, mas não é essencial.
Acho que é da escolha de cada um o querer ter ou não GROOVE...

Esta é a minha humilde opinião.

#3 User is offline   Lizter 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 March 2003 - 12:12

Um bom groove de baixo envolve-nos o coração

aaaaw. :D

O "GROOVE" não é exclusivo dos baixistas, é de todos aqueles que o quiserem usar, sejam baixistas, guitarristas, bateristas ou marcianos!

Grande verdade. Para mim como musico e como ouvinte dou especial valor a um baterista com groove. O groove é essencialmente ritmico e logo a secçao ritmica deve ter uma certa quimica "groovesca".

É importante que um músico saiba ter groove, mas não é essencial.
Acho que é da escolha de cada um o querer ter ou não GROOVE...

Também concordo. mas achas que se pode "desligar" uma vez "descoberto"?

Esta é a minha humilde opinião.

e seque a minha:

Qual a importancia do goove num baixista? absoluta.

Posso parecer um tanto ou quanto fundamentalista, mas como baixista que sou (e sim, este é também o meu cliché) procuro groove, muitas vezes no que ouço e sempre no que faço.

Nao quero romantizar a coisa, pois o goove foi (e sempre será) algo de muito etéreo "groove is in the heart" já diziam os deee-lite, e disse-o também o tmo de uma forma mais cientifica :P mas a verdade é essa. é algo que nos é intrinseco (ou nao) tanto como ouvintes como executantes.

Sei que se aprende, e que se desenvolve ao longo do tempo. sei pq o meu sentido de groove evoluiu ao longo dos anos.

É dificil falar de groove, é bem mais facil tocar com ele.

#4 User is offline   tmö 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 March 2003 - 16:50

Não sei se pode desligar, pode é estar mais ou menos activo, ser quase imperceptível ou flagrante. Certamente estará lá sempre... de uma forma ou de outra...

#5 User is offline   PiJaMaS 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 March 2003 - 17:26

eu não tenho groove!!! e isso faz de mim mau baixista? depende do tipo de som gostar de fazer!!!! nem todos podemos ser como o bootsy collins ou victor wooten (os quais admiro bastante e venero-os totalmente) o k interessa é tar a tocar a musica para a qual temos tendencia natural e nunca forçar só pq keremos ser como os outros. existe mta gente ai a tocar cenas para as quais ñ tem inspiração nenhuma e isso vê-se a kilometros!!!! eu lá por ser baixista á quase 8 anos ñ ker dizer k vá forcosamente fazer vida disto e k para isso tenha k "prostituir" musicalmente só para ganhar uns cobres!!! eu conheço mtos baixistas k fazem isto!!!!! SHAME ON YOU!!!

#6 User is offline   Lizter 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 March 2003 - 17:32

a prostituiçao musical implica versatilidade, e isso pessoalmente agrada-me.

sim, podes cagar de alto no groove. o John Myung é um virtuoso do intrumento e de 0 a 10, a nivel de groove dou-lhe um 3.

tens toda a razao, o groove nao faz um bom baxista de death metal, por exemplo.

o groove é acima de tudo uma escolha...mas muito honestamente nunca conheci ninguem que fizesse algo com groove e se saisse com um a frase "porra! tenho de tirar o groove a isto!!!". mas ha gente para tudo. ;)

#7 User is offline   PiJaMaS 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 March 2003 - 17:40

tens toda a razão!!!! mas como se diz na fabrica do meu pai: "se toda a gente gostasse do amarelo o k seria do castanho!"
á espaço para todos nós!!!! e mal seria se não houvesse

#8 User is offline   JCM 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 March 2003 - 17:46

Ter groove é por exemplo, ir para estúdio... gravar com banda ou metrónomo e deixar lá uma performance que não seja fria, tipo... totalmente no tempo... às vezes puxa-se para trás, outras vezes puxa-se para a frente... é o "swingar" do músico e isso é o mais importante! Se fosse para ficar imaculadamente perfeito, programávamos a cena num PC ou máquina, o que na minha opinião retira toda a beleza da arte do músico e a sua capacidade de "dizer" algo diferente de todos os outros. Mesmo na grande àrea da "Música Clássica" [contemporanea, etc...], os bons interpretes dão quase sempre "aquele" toque pessoal às peças escritas!

#9 User is offline   Lizter 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 March 2003 - 18:31

hummm...

eu acabo por diferenciar swing de groove. swing para mim foi o que descreveste, "falhar" ligeiramente no tempo, estratégicamente, dando á musica um certo "balanço" proprio do interprete.

O groove para mim (e como baixisa, entenda-se) é mais uma questao de "estetica". Onde vai ficar a tonica, os contra tempos, etc.

é como teres um compasso 7/8 e em vez de contares 1.2.3.4.5.6.7 contas 1.2.1.2.1.2.3

é um exemplo ranhoso, mas talvez assim me faça entender.

enquanto que no 7/8 normal das a tonica no 1 repetidamente, na segunda forma vais faze-lo no 1, 1 e finalmente no ultimo 1, tonicas essas que vao bater no tempo 1,3 e 5 do baterista, batendo no fim certo para ambos com o novo compasso a começar no 1.

é a melhor forma que tenho de te explicar o que para mim é o groove de uma forma mais ou menos "cientifica"...

espero nao ter metido os pes-pelas-maos, isto para mim é um pouco natural e estar a teorizar nao me é facil, infelizmente...mas estou a resolver o assunto. ;)

#10 User is offline   sk8er 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 30 March 2003 - 20:03

..........wOoooooooooooo gande explikçoes eu ka nao sou baixista lo0l0o mas admiro mt o groOve nao sei explikar o q é ! e akela coisaaaaaaaaaaaaaaaa
“Não quero acordes complicados. Agarro na minha guitarra e faço-a gemer com lentidão, energia e paixão".
John Lee Hooker

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users