Porquê a escassez de baixistas nas Escolas?
Posted 12 October 2011 - 13:22
Todas as Escolas de Música que vamos conhecendo têm um problema crónico de falta de alunos de baixo... Para vos dar uma ideia, a nossa Escola tem mais de 90 alunos e apenas dois de baixo. De guitarra, por exemplo, temos 25. E o professor de baixo que temos é simplesmente brilhante, com óptimo CV e a dar aulas.
Achamos por aqui que o baixo é muito subestimado. O baixo é fundamental para segurar qualquer banda, é o chão que agarra a música e lhe cria uma identidade. Porquê esta escassez?
Sabemos que a nossa Escola do Porto e outras na zona de Lisboa constatam o mesmo. Conseguem ajudar-nos a perceber este fenómeno?
Cumprimentos,
escolademusicabenfica@valentim.pt
Telef. 217 780 603 – 918 753 335
http://www.valentim.pt/escolas
http://www.facebook....166613776719886
Posted 12 October 2011 - 13:56
é só a minha opinião no entanto
..:: Squier Classic Vibe 60s Jazz Bass ::: SX Pirate Series Les Paul ::: Takamine G320 ::..
..:: Markbass Mini CMD121P ::: Line6 M9 ::: Tech 21 SansAmp BDDI ::: EHX Bass Big Muff ::: Line6 POD HD 300 ::..
Posted 12 October 2011 - 14:06
Alem disso como instrumento de composição acaba por não ter as mesmas capacidades dum piano ou guitarra. Basta ver que os artistas a solo na sua grande maioria usam estes instrumentos. E mesmo em casa dá sempre jeito ter um destes dois à mão.
Uma sugestão à escola. Já que há tanta gente que desconhece a importância e beleza deste instrumento, porque não põem os alunos a rodar vários instrumentos, provavelmente alguns deles só estão agarrados ao piano ou à guitarra porque nunca exprimentaram mais nada. Não só seria importante para o seu conhecimento musical como poderiam vir a escolher o baixo como instrumento principal.
Posted 12 October 2011 - 14:11
Também há a questão economica a guitarra geralmente é um instrumento + barato e portatil do que 1 piano mas mesmo assim acho que não é por aí pq os paizinhos compram tudo aos meninos.
Eu também dou aulas numa escola de musica dita "moderna" e constato essas figuras !!! pessoal que quer mesmo aprender a tocar 1 instrumento com força de vontade, disciplina e que não se enquadram nessas chamadas modas do momento são muito poucos ...
cumps
This post has been edited by guitarpro: 12 October 2011 - 14:11
Posted 12 October 2011 - 14:14
tibpson, on 12 October 2011 - 13:06, said:
Alem disso como instrumento de composição acaba por não ter as mesmas capacidades dum piano ou guitarra. Basta ver que os artistas a solo na sua grande maioria usam estes instrumentos. E mesmo em casa dá sempre jeito ter um destes dois à mão.
Uma sugestão à escola. Já que há tanta gente que desconhece a importância e beleza deste instrumento, porque não põem os alunos a rodar vários instrumentos, provavelmente alguns deles só estão agarrados ao piano ou à guitarra porque nunca exprimentaram mais nada. Não só seria importante para o seu conhecimento musical como poderiam vir a escolher o baixo como instrumento principal.
A sugestão é interessante. O que planeámos foi uma aula aberta de baixo na Fnac Colombo no sábado de 29 de Outubro às 18h30 e convidar todos os nossos alunos a estarem presentes. Quem irá dar a aula é o nosso professor de baixo e pode ser que consigamos aliciar alguns para esse instrumento. Tentaremos igualmente fazer um workshop de iniciação em breve no espaço da Escola.
A questão do destaque é importante, sobretudo porque os miúdos nestas idades gostam é de brilhar e fazer solos. Mas será que há mesmo ignorância em relação à importância do baixo?
Posted 12 October 2011 - 14:20
guitarpro, on 12 October 2011 - 13:11, said:
Também há a questão economica a guitarra geralmente é um instrumento + barato e portatil do que 1 piano mas mesmo assim acho que não é por aí pq os paizinhos compram tudo aos meninos.
Eu também dou aulas numa escola de musica dita "moderna" e constato essas figuras !!! pessoal que quer mesmo aprender a tocar 1 instrumento com força de vontade, disciplina e que não se enquadram nessas chamadas modas do momento são muito poucos ...
cumps
Nesse aspecto somos uma Escola um pouco diferente porque funcionamos sobretudo com aulas individuais e a falta de evolução de um aluno chama-nos de imediato à atenção e "atacamos" o problema.
A falta de visibilidade do baixo poderá ser, de facto, o grande problema...
Mas na escola onde dá aulas também tem o problema de falta de baixistas? É que temos percebido que a coisa está, de facto, muito generalizada...
Posted 12 October 2011 - 14:22
Escolas Valentim Carvalho, on 12 October 2011 - 14:14, said:
A sugestão é interessante. O que planeámos foi uma aula aberta de baixo na Fnac Colombo no sábado de 29 de Outubro às 18h30 e convidar todos os nossos alunos a estarem presentes. Quem irá dar a aula é o nosso professor de baixo e pode ser que consigamos aliciar alguns para esse instrumento. Tentaremos igualmente fazer um workshop de iniciação em breve no espaço da Escola.
A questão do destaque é importante, sobretudo porque os miúdos nestas idades gostam é de brilhar e fazer solos. Mas será que há mesmo ignorância em relação à importância do baixo?
Eu penso que sim. Nunca me lembro de discutir sobre este ou aquele baixista quando era miudo, bateristas e guitarristas sim. Eu proprio comecei a tocar baixo porque uma vez por brincadeira duns amigos meus que já tocavam guitarra me convidaram para ir fazer barulho para um estudio, o instrumento disponivel era um baixo e nunca mais larguei, mas se não fosse isso secalhar também continuaria na ignorancia. Aulas abertas e workshops são boas iniciativas, pois não há nada melhor do que exprimentar e ser cada pessoa a tirar as suas próprias conclusões.
Posted 12 October 2011 - 14:57
1- Falta de protagonismo. Coisa que a maioria da malta que está a começa a tocar não abdica. Afinal de contas em muitos casos é essa a maior motivação;
2- Ignorância em relação à importância do baixo na banda;
3- Falta de oportunidade para curtir o baixo em contexto de banda.
Posted 12 October 2011 - 16:43
Nesse aspecto somos uma Escola um pouco diferente porque funcionamos sobretudo com aulas individuais e a falta de evolução de um aluno chama-nos de imediato à atenção e "atacamos" o problema.
A falta de visibilidade do baixo poderá ser, de facto, o grande problema...
Mas na escola onde dá aulas também tem o problema de falta de baixistas? É que temos percebido que a coisa está, de facto, muito generalizada...
[/quote]
Sim, na escola há de facto poucos baixistas ...
pq é mais facil começar na guitarra !!!o pessoal não começa no baixo acustico ??!! tem que ser electrico logo baixo+amplificador= +euritos e depois qq um guitarrista pega no baixo e faz umas linhas ...não é a mesma coisa mas resolve.
Posted 12 October 2011 - 19:07
guitarpro, on 12 October 2011 - 16:43, said:
LOL... os baixistas dizem o mesmo! qq baixista agarra numa guitarra e toca (até porque, como dizes e bem, a maior parte começa pela guitarra) enquanto a maioria dos guitarristas não soam a nada com 1 baixo nas mãos. É que a cena não está nas linhas... está no groove até podes dar só uma nota
http://www.myspace.com/kalkitosband
Fender Precision '72 - EKO BX7 '82
Trace Elliot GP12smx - Trace Elliot 1028 - Rockson RO 115 Box
Marshall Supa Wha '71 - EHX Bass Big Muff - Boss SX700

Help
MultiQuote