Forumúsica: Porquê a escassez de baixistas nas Escolas? - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Porquê a escassez de baixistas nas Escolas?

#31 User is online   miguelbaptista 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 25 October 2011 - 05:22

Sei que na JBJazz onde já andei, perguntaram a um aluno de guitarra se não queria passar para o baixo, uma vez que na aula de combo haviam 3 guitarristas e nenhum baixista. Ele aceitou e está a tornar-se um excelente baixista.
Presumo também que terá maior saída profissional em projectos musicais como baixista do que guitarrista, uma vez que há tão poucos e são sempre precisos....

É talvez uma questão de fazer workshops nesse sentido, incentivar alguns alunos a pegar no baixo e ter um professor que lhes tente incutir o gosto do instrumento. Somos de facto bombardeados por toda a mística à volta da guitarra, mas a história do Baixo também tem exemplos que podem ser cativantes, como é o caso do Jaco, do Flea, Wooten, Steve Harris, Geddy Lee, Les Claypool, Marcus Miller, John Paul Jones, Tal Wilkenfeld....

Já agora, essa história do qualquer um toca guitarra mas baixista é preciso groove... epá... Para tudo é preciso a sensibilidade própria do contexto a que o instrumento se insere, seja explosivo, seja contido, seja rítmica ou melodicamente, a nível de timbre etc. Tudo isso treina-se sendo óbvio que a uns é mais natural que outros. Seja no baixo, seja no Xilofone.

This post has been edited by miguelbaptista: 25 October 2011 - 05:26

#32 User is offline   Escolas Valentim Carvalho 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 25 October 2011 - 18:10

View PostCL, on 24 October 2011 - 23:49, said:

View PostEscolas Valentim Carvalho, on 24 October 2011 - 13:27, said:

View PostCL, on 21 October 2011 - 21:43, said:

Não quero aqui iniciar uma discussão nem criticar ninguem, cada um cobra o que entende. Gostava apenas deixar uma perspectiva utilitarista da coisa.
Por exemplo no meu curso (MI em Engª Mecânica, com profs de topo a nível nacional alguns até a nível internacional, incluindo ex-ministros) pago +- 1000€/ano. Claro que para ser justo teria que usar os valores das univs privadas, mas é apenas um reparo.
Ainda assim hoje em dia ter aulas de música é um luxo, e em tempos de crise poucos podem pagar esse luxo.
Aí está a resposta.

Pessoalmente os anos anteriores ainda ia tendo aulas particulares 1, 2 meses por ano. Agora, com muita pena minha, não dá!
Aprende-se a tocar por cima das músicas, a ver vídeos no youtube e no palco com outros músicos.

Cumprimentos a todos,
CL

Não podemos comparar Escolas financiadas pelo Estado com as que não são. E também não podemos comparar os custos de aulas individuais com os custos de dar aulas a uma turma de 20 ou 25 alunos.
Mas não estamos a falar sequer de falta de alunos: felizmente, e apesar do contexto, crescemos muito este ano. O que aqui estamos a discutir é o facto de, em 93 alunos, apenas termos um de baixo inscrito...

Abraço.

Eu mesmo precavi-me antes de fazer a comparação. Não é uma comparação para ser levada à risca, mas do ponto de vista da utilidade económica, é completamente válida.
Ainda que se compare com cursos não financiados pelo estado, acho os preços na sua generalidade abusados. Não estou a criticar em particular a vossa escola porque não a conheço.
Se tiveram crescimento de alunos, óptimo. Pensava que o país andasse pior do que realmente anda, então.

De resto verificar que formação equivalente a um curso profissional(?), ao 12º ano(?) é brutalmente mais cara que formação superior (no meu caso com qualidade e posso até dizer, com garantias) é algo que me espanta.

A falta de baixistas deve-se aos mesmos motivos de sempre. Desde os primórdios das bandas rock que faltava sempre baixista e até por vezes um dos guitarreiros é que tinha que ocupar o lugar.

One man, one man's opinion.

Cumps

Sim, claro, estamos apenas a trocar ideias sobre estes fenómenos.
O facto da nossa Escola estar a crescer deve-se a especificidades nossas, não pensamos que seja algo generalizado a outras Escolas de música.
O que é generalizado a outras Escolas é a escassez de alunos de baixo.

Gostámos dos argumentos já aqui apresentados, sobretudo os relacionados com a dificuldade em começar a aprender música no baixo. Mas também concordamos que falta alguma cultura geral em relação à música, à sua estrutura e a conhecimentos de outros géneros musicais para além do pop/rock. Se pensarmos que a formação básica no jazz terá de incluir um contrabaixo ou um baixo eléctrico talvez esse problema não existisse se se ouvisse mais este género musical..
Escola de Música Valentim de Carvalho Lisboa
escolademusicabenfica@valentim.pt
Telef. 217 780 603 – 918 753 335
http://www.valentim.pt/escolas
http://www.facebook....166613776719886

#33 User is offline   marijuanaut 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 13 November 2011 - 17:48

Penso que o futebol é uma boa analogia... toda gente quer ser avançado para marcar golos!
só depois é que percebem o valor dos outros... tal como na musica a cena mais importante é secção musical feita normalmente pelo baixo e bateria que sem isso os guitarristas andam a deriva.
Turn on, tune in, drop out

#34 User is offline   jmdesign 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 07 March 2012 - 16:39

A mim parece-me simples, o que leva os miudos e alguns graudos a irem para a escola de musica é o sonho de tocar a frente de alguem e serem vistos como o Show Man! tipico dos guitarristas e não dos gajos que tocam o bacalhau das cordas grossas, logo o sonho é ser estrela e para começar é por algo que dê show e leve a ser visto como musico toco guitarra...é sempre outra coisa nas mentes mais fracas ou de quem não entende o que se está a falar.

Abraços malta

#35 User is offline   Escolas Valentim Carvalho 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 08 March 2012 - 16:34

Pois, imagine-se este tema sem a linha de baixo!... ;)

Combo III - Californication

#36 User is offline   Codeman 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 26 March 2012 - 16:32

Acho que são vários factores que já foram aqui ditos mas vou reforçar a parte das influencias.

A musica mais comercial que tem divulgação por cá tem pouca ou nenhuma presença de guitarra baixo para além da função de 3a guitarra. (como já foi dito não dá nas vistas)
Isto acaba por ser as influencias que os putos tem, e mesmo que acabem por tocar baixo com influencias destas dificilmente vão precisar ou sentir necessidade de aulas pois só ouvem/tocam linhas de baixo do mais básico possivel.
Por outro lado, com este tipo de influencias também dá a ilusão de ser um instrumento fácil para iniciar.

Se por cá existissem mais bandas de pop/rock ou metal como existem mais para o Oriente, que sabem integrar o baixo de forma espetacular nestes tipos de musica e que acaba por ser genuinamente mais um instrumento na musica e não apenas uma 3a guitarra ou um metrónomo para a bateria, então certamente haveria mais juventude interessado neste instrumento.

A questão dos custos não acho relevante, modelos de iniciados ou em 2a mão arranjam-se tao baratos como as guitarras mas com a diferença de que com alguns baixos mais baratos ou de gama media ja se fica muito bem servido, com uma guitarra já não é bem assim.
Unplugged toca-se tão bem em guitarra eletrica como em baixo eletrico, só é preciso saber o truque.
A nivel de amplificação, combos e stacks decentes começam nos 400eur para ambos, +1000eur em material para concerto tanto para guitarra como baixo. Também não noto muita diferença aqui.
Sim as cordas são mais caras no baixo mas duram muuuuuuito mais tempo que as de guitarra, por isso o custo das cordas também se torna irrelevante.

#37 User is offline   Escolas Valentim Carvalho 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 28 March 2012 - 12:19

View PostCodeman, on 26 March 2012 - 15:32, said:

Acho que são vários factores que já foram aqui ditos mas vou reforçar a parte das influencias.

A musica mais comercial que tem divulgação por cá tem pouca ou nenhuma presença de guitarra baixo para além da função de 3a guitarra. (como já foi dito não dá nas vistas)
Isto acaba por ser as influencias que os putos tem, e mesmo que acabem por tocar baixo com influencias destas dificilmente vão precisar ou sentir necessidade de aulas pois só ouvem/tocam linhas de baixo do mais básico possivel.
Por outro lado, com este tipo de influencias também dá a ilusão de ser um instrumento fácil para iniciar.

Se por cá existissem mais bandas de pop/rock ou metal como existem mais para o Oriente, que sabem integrar o baixo de forma espetacular nestes tipos de musica e que acaba por ser genuinamente mais um instrumento na musica e não apenas uma 3a guitarra ou um metrónomo para a bateria, então certamente haveria mais juventude interessado neste instrumento.

A questão dos custos não acho relevante, modelos de iniciados ou em 2a mão arranjam-se tao baratos como as guitarras mas com a diferença de que com alguns baixos mais baratos ou de gama media ja se fica muito bem servido, com uma guitarra já não é bem assim.
Unplugged toca-se tão bem em guitarra eletrica como em baixo eletrico, só é preciso saber o truque.
A nivel de amplificação, combos e stacks decentes começam nos 400eur para ambos, +1000eur em material para concerto tanto para guitarra como baixo. Também não noto muita diferença aqui.
Sim as cordas são mais caras no baixo mas duram muuuuuuito mais tempo que as de guitarra, por isso o custo das cordas também se torna irrelevante.

A questão é que, para começar, uma guitarra acústica é leve e barata, leva-se para o parque de campismo nas férias, impressiona as miúdas, dá para tocar uma linhas reconhecíveis sem mais instrumentos... O baixo tem mais aparato, e se é um instrumento menos visível e conhecido, menos conhecido ainda é o baixo acústico...

Mas voltamos à questão de fundo: falta cultura do instrumento, das suas capacidades e possibilidades. Dito pelos nossos professores de guitarra, qualquer um pega num baixo e faz uma linhas para "safar", mas cultura de baixo só um baixista tem. Eles próprios afirmam que um baixista tem uma lógica de abordagem, uma técnica e capacidades muito específicas. Pensamos que é isto que falta transmitir aos miúdos...

#38 User is offline   billbpt 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 29 March 2012 - 02:19

Eu fui daqueles que começou por tocar guitarra, mas assim que toquei pela primeira vez num baixo só pra ver como era fiquei logo como que apaixonado pelo instrumento.
Tive cerca de um ano com aulas de guitarra e sinceramente aquilo não era mesmo o meu instrumento, acho que era de não me dar bem com as palhetas. xD
Agora a apenas seis meses que toco baixo mas só pude ter três meses de aulas, pois tive de deixar por razões económicas. Apesar de não ser ainda um grande baixista com muitas habilidades acho que evolui e aprendi (não só a tocar) muito mais como baixista do que como guitarrista.
Ás vezes acho que temos de procurar a nossa vocação e não tocar um instrumento só porque parece que é mais giro ou algo assim, como eu de inicio fiz e acho que foi tempo perdido.
Posted Image

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users