Forumúsica: Microfone de "voz" dá para captar amplificadores? - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Microfone de "voz" dá para captar amplificadores? Membrana larga/grossa, não sei o nome.

#1 User is offline   paki 

• 140 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 25 October 2011 - 16:06

Boa tarde a todos,

ando numa quest por adquirir um microfone engraçado para gravar umas coisas (voz e guitarras). Mas, entretanto surgiu me algumas imagens de videos de bandas ao vivo utilizarem aqueles micros de diafragma (grande?), que normalmente sao usados para voz em estúdio (suponho).

A minha dúvida é, estes microfones são bons e úteis para gravar amps á boca do cone do speaker? Não são demasiado sensíveis? Já agora, sugestões de microfones para fazer esse serviço (o bang for the buck até uns 200 euros, eu sei que a tendência é o pessoal dizer, com 201€ eras mais feliz com microfone X, mas por favor, não me ponham a pensar coisas para desgraçar a minha vida :P).

Se interessar alguma coisa, a minha voz é baixo e as guitarras que gravo é rock, blues (dos puxadotes), ou seja distorção e overdrive.

Muito obrigado a todos desde já!

Um bom dia!

#2 User is offline   Jotacaster 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 October 2011 - 16:13

Durante anos toquei numa banda em que o vocalista usava (e ainda hoje usa) um SM57 para a voz! Dificilmente te sais mal com um micro desses para gravar guitarras!
"If you want to sound better, practice more - that doesn't cost anything."
Posted Image

#3 User is offline   paki 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 25 October 2011 - 16:23

View PostJotacaster, on 25 October 2011 - 15:13, said:

Durante anos toquei numa banda em que o vocalista usava (e ainda hoje usa) um SM57 para a voz! Dificilmente te sais mal com um micro desses para gravar guitarras!

Tou a ver, mas, será que o SM57 capta tudo o que sai do speaker? O que eu quero dizer é, não é um micro direcional? A minha equalização é demasiado muddy para me focar so numa zona do cone, porcausa do big muff e como eu não tenho baixista, quero um som mesmo assim, como ja tenho vindo a apregoar, um som esborratado.

Abraço jota :)

#4 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 October 2011 - 16:37

View Postpaki, on 25 October 2011 - 16:23, said:

Tou a ver, mas, será que o SM57 capta tudo o que sai do speaker? O que eu quero dizer é, não é um micro direcional? A minha equalização é demasiado muddy para me focar so numa zona do cone, porcausa do big muff e como eu não tenho baixista, quero um som mesmo assim, como ja tenho vindo a apregoar, um som esborratado.

Se o microfone estiver colocado muito próximo do altifalante vai captar uma zona mais limitada do mesmo. Isso pode ser desejável.
Para que o microfone capte mais som "geral" de todo o altifalante basta afastá-lo.
Mais afastadao captará também mais som da caixa do combo/coluna e mais afastado ainda começará a captar mais som de sala.

Não há uma única forma correcta de colocar o microfone à frente do altifalante e qualquer pequena variação pode dar resultados desejados, ou não. É uma arte complexa como tocar guitarra.
Não se aprende de um dia para o outro e não se aprende pela internet mas podes começar com um SM57 (como foi muito bem sugerido pelo Jotacaster) pois serve para voz e é uma referência na captação de combos/colunas de guitarra.

Usares um microfone desses grandes que referes (microfone de diafragma largo) não significa que vais captar mais ou melhor. Depende do microfone e da colocação. Há microfones de diafragma largo que captam zonas mais "estreitas" que microfones de diafragma pequeno.

Quanto à sensibilidade, caso o microfone seja muito sensível deve-se reduzir o ganho no pré-amplificador que se estiver a usar. Se mesmo assim o microfone estiver a captar sinal a mais, causando distorção na membrana ou no cricuito interno do microfone (se for um microfone de condensador) a única solução é afastá-lo.
No entanto, os melhores microfones aguentam pressões acústicas elevadíssimas, como por exemplo as que são produzidas por motores a jacto de aviões... a dez metros de distância.
O suficiente para rebentar tímpanos mas não para rebentar alguns microfones.

Posto isto, para voz e guitarra amplificada, um microfone versátil, robusto, fácil de usar, que seja uma referência profissional e que custe menos de 200 Euros: Shure SM57.

Tens milhares de opções mas com este não te enganas.

#5 User is offline   paki 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 25 October 2011 - 16:44

View Postresolectric, on 25 October 2011 - 15:37, said:

View Postpaki, on 25 October 2011 - 16:23, said:

Se o microfone estiver colocado muito próximo do altifalante vai captar uma zona mais limitada do mesmo. Isso pode ser desejável.
Para que o microfone capte mais som "geral" de todo o altifalante basta afastá-lo.
Mais afastadao captará também mais som da caixa do combo/coluna e mais afastado ainda começará a captar mais som de sala.

Não há uma única forma correcta de colocar o microfone à frente do altifalante e qualquer pequena variação pode dar resultados desejados, ou não. É uma arte complexa como tocar guitarra.
Não se aprende de um dia para o outro e não se aprende pela internet mas podes começar com um SM57 (como foi muito bem sugerido pelo Jotacaster) pois serve para voz e é uma referência na captação de combos/colunas de guitarra.

Usares um microfone desses grandes que referes (microfone de diafragma largo) não significa que vais captar mais ou melhor. Depende do microfone e da colocação. Há microfones de diafragma largo que captam zonas mais "estreitas" que microfones de diafragma pequeno.

Quanto à sensibilidade, caso o microfone seja muito sensível deve-se reduzir o ganho no pré-amplificador que se estiver a usar. Se mesmo assim o microfone estiver a captar sinal a mais, causando distorção na membrana ou no cricuito interno do microfone (se for um microfone de condensador) a única solução é afastá-lo.
No entanto, os melhores microfones aguentam pressões acústicas elevadíssimas, como por exemplo as que são produzidas por motores a jacto de aviões... a dez metros de distância.
O suficiente para rebentar tímpanos mas não para rebentar alguns microfones.

Posto isto, para voz e guitarra amplificada, um microfone versátil, robusto, fácil de usar, que seja uma referência profissional e que custe menos de 200 Euros: Shure SM57.

Tens milhares de opções mas com este não te enganas.

Muito obrigado pela resposta :)

Se não houvesse sm57 no mundo, qual seria a vossa opção? Acham que a qualidade paga se mais barata em micros sem ser de diafragma largo? Eu estou a excluir um pouco o SM57 porque já o usei para voz e não me dou com aquilo... (Desculpem lá a minha esquisitice)

Abraços.

#6 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 October 2011 - 16:50

View Postpaki, on 25 October 2011 - 16:44, said:

Muito obrigado pela resposta :)

Se não houvesse sm57 no mundo, qual seria a vossa opção? Acham que a qualidade paga se mais barata em micros sem ser de diafragma largo? Eu estou a excluir um pouco o SM57 porque já o usei para voz e não me dou com aquilo... (Desculpem lá a minha esquisitice)

Abraços.

Nada! Absolutamente normal!
Eu também não uso o SM57 para tudo nem para todos os amps de guitarra que gravo.
Uso muitas vezes, mas não sempre.

Posto isto, e falando por mim (cada user poderá ter opções e opiniões diferentes) para combo/coluna gosto também do e606 da Sennheiser, gosto do RB100 da TBone com transformador Lundhal, gosto do Royer R121 e gosto do Neumann M149.

Destes penso que tanto o Sennheiser como o TBone custam menos de 200 Euros (ainda que o transformador Lundhall custe mais) mas tens de usar um pop-screen para o TBone RB100. E talvez também para o e606.

Começo a pensar na tua questão e as opções são tantas, tantas, tantas... é difícil aconselhar um, ou dois.

EDIT: em relação à qualidade, não tem nada a ver com o facto de os micros serem de diafragma largo ou não.
Há micros bons e maus em qualquer classe de micro: de fita, de condensador ou dinâmico, electret, de diafragma largo ou estreito, etc.
A qualidade não tem nada a ver com o tipo de micro que é.

Nem com a marca!
O Behringer ECM8000 é excelente. Um futuro clássico.
(mas não serve para o que queres)

This post has been edited by resolectric: 25 October 2011 - 16:54

#7 User is offline   paki 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 25 October 2011 - 17:23

Se portanto me decidisse por um E606, teria portanto um microfone bom para amps e com um pop screen seria bom para gravar voz, correcto ? (Considerando que ha outras hipóteses que poderiam ser igualmente boas mas não se pode ter tudo nem experimentar tudo e yada yada :) )

Muito obrigado, vou ouvir uns samples e decidir me! :)

#8 User is offline   Jotacaster 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 October 2011 - 18:12

Ainda não tinha visto ninguém aconselhar o e606 para guitarra já que a referência é normalmente o e609 que parece ser muito boa escolha também.
Por curiosidade, encontrei este ficheiro que é uma comparação audio entre o SM57 e o e609: http://www.esnips.co.../Mic-Comparison

old ESP LTD M100 (EMG 81) > Peavey XXL > Marshall 1960A > SM57/e609 >MOTU 8pre

its all one clip, the first mic is the SM57 the second is the e609 bottom right speaker (G1275T) sneap style (pointing at the join between dustcap and cone)

This post has been edited by Jotacaster: 25 October 2011 - 18:13

"If you want to sound better, practice more - that doesn't cost anything."
Posted Image

#9 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 October 2011 - 18:40

View PostJotacaster, on 25 October 2011 - 18:12, said:

Ainda não tinha visto ninguém aconselhar o e606 para guitarra já que a referência é normalmente o e609 que parece ser muito boa escolha também.

Já o tinha feito aqui no forum ;)
Usei em amps de guitarra e gostei.
O 609 deve ser melhor mas então, um bocadito acima dos 200 euros começam a surgir outras opções de que gosto ainda mais, nomeadamente da Beyer Dynamic.

#10 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 25 October 2011 - 18:45

Seja como for são menos versáteis que o SM57.
A mudança da distância na colocação causa maior alteração no som destes Sennheiser pois são hipercardióides.

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users