paki, on 25 October 2011 - 16:23, said:
Jotacaster, on 25 October 2011 - 15:13, said:
Durante anos toquei numa banda em que o vocalista usava (e ainda hoje usa) um SM57 para a voz! Dificilmente te sais mal com um micro desses para gravar guitarras!
Tou a ver, mas, será que o SM57 capta tudo o que sai do speaker? O que eu quero dizer é, não é um micro direcional? A minha equalização é demasiado muddy para me focar so numa zona do cone, porcausa do big muff e como eu não tenho baixista, quero um som mesmo assim, como ja tenho vindo a apregoar, um som esborratado.
Abraço jota
Se o microfone estiver colocado muito próximo do altifalante vai captar uma zona mais limitada do mesmo. Isso pode ser desejável.
Para que o microfone capte mais som "geral" de todo o altifalante basta afastá-lo.
Mais afastadao captará também mais som da caixa do combo/coluna e mais afastado ainda começará a captar mais som de sala.
Não há uma única forma correcta de colocar o microfone à frente do altifalante e qualquer pequena variação pode dar resultados desejados, ou não. É uma arte complexa como tocar guitarra.
Não se aprende de um dia para o outro e não se aprende pela internet mas podes começar com um SM57 (como foi muito bem sugerido pelo Jotacaster) pois serve para voz e é uma referência na captação de combos/colunas de guitarra.
Usares um microfone desses grandes que referes (microfone de diafragma largo) não significa que vais captar mais ou melhor. Depende do microfone e da colocação. Há microfones de diafragma largo que captam zonas mais "estreitas" que microfones de diafragma pequeno.
Quanto à sensibilidade, caso o microfone seja muito sensível deve-se reduzir o ganho no pré-amplificador que se estiver a usar. Se mesmo assim o microfone estiver a captar sinal a mais, causando distorção na membrana ou no cricuito interno do microfone (se for um microfone de condensador) a única solução é afastá-lo.
No entanto, os melhores microfones aguentam pressões acústicas elevadíssimas, como por exemplo as que são produzidas por motores a jacto de aviões... a dez metros de distância.
O suficiente para rebentar tímpanos mas não para rebentar alguns microfones.
Posto isto, para voz e guitarra amplificada, um microfone versátil, robusto, fácil de usar, que seja uma referência profissional e que custe menos de 200 Euros: Shure SM57.
Tens milhares de opções mas com este não te enganas.