Forumúsica: Limiter ao vivo - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Limiter ao vivo é preciso?

#1 User is offline   circling echoes 

• 120 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 27 October 2011 - 03:21

Basicamente é o que o titulo diz, eu só vou usar guitarra eléctrica e guitarra acústica num AC30 + voz, pedais só vou usar uma loop machine e reverb para a voz, mas mesmo assim acham melhor usar um limiter? Tenho medo que algo aconteça e que haja a possibilidade de o som se exceder, e assim estava seguro, certo?

EDIT: devia ter mencionado que não faço ideia do que um limiter faz tirando controlar o som até X, não estou interessado num compressor que me meta o som a X db mas sim algo que não deixe o som passar dali.

This post has been edited by circling echoes: 27 October 2011 - 03:25

#2 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 October 2011 - 12:30

Se tiveres técnico de som, não precisas disso. O técnico tem de trabalhar durante o concerto e não só para fazer som no início.

Se não tiveres, um Compressor serve. Ajustas como Hard Knee, um Ratio elevado, o Threshold na zona próxima dos picos que queres "domesticar" e geralmente resolve.

#3 User is offline   circling echoes 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 28 October 2011 - 01:22

O meu medo é chegar num bar e não terem equipamento nenhum, então também não me custa nada ter um limiter, assim sempre que for preciso está lá! Se há coisas que odeio quando vou ver musica ao vivo nesses ambientes é mesmo isso, aqueles picos de som que parece que te batem nos timpanos. Quero evitar isso

Já agora, aconselhas algum?

This post has been edited by circling echoes: 28 October 2011 - 01:23

#4 User is online   Jota SA 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 October 2011 - 02:03

Tens um PA? (se não tens não percebo como é que vais tocar a um bar que não tenha equipamento, e se o bar tem equipamento duvido que te deixem meter o teu limiter no meio do sistema deles)
O que é que vais usar para amplificar a voz?
A guitarra vai ser amplificada pelo mesmo sistema?

Não vais fazer "teste de som" antes de começar a tocar?

Se és tu a tocar sozinho não tens controlo suficiente sobre a dinâmica da guitarra/voz?
"To mix music you need good speakers, like Gandhi or Martin Luther King!"

#5 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 29 October 2011 - 15:49

View Postcircling echoes, on 28 October 2011 - 01:22, said:

...
Já agora, aconselhas algum?

Posso aconselhar dezenas deles.
Quanto queres gastar?

Mas podes fazer um bom concerto sem gastar nada num compressor.

#6 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 November 2011 - 14:55

Esta é também uma dúvida que tenho. Será necessário um limiter em concertos pequenos, em bares?

Se os volumes estiverem bem nivelados e se o material estiver a trabalhar folgado (falo de, por exemplo, a relação potencia dos amplificadores / colunas) penso que não é necessário definir "um tecto superior" para que o volume sonoro não passe daí. Os próprios músicos têm consciência do que podem tirar do seu instrumento e facilmente um possível problema com picos pode ser visto e rezolvido no teste de som que deve anteceder qualquer momento musical.
Estou certo ou a pensar mal? É apenas uma ideia que tenho, não é nenhuma provocação ou algo do género.

Obrigado

#7 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 November 2011 - 15:00

Porque é que os músicos não podem controlar o volume com que tocam num instrumento e com que cantam?
Onde é que está a capacidade natural do intérprete em se auto-nivelar, controlar as suas dinâmicas?
Não se consegue tocar música hoje em dia sem juntar uma tonelada de arsenal electrónico à saida do instrumento ou da voz?
Não percebo.

#8 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 November 2011 - 15:42

Eu penso que cabe aos músicos o trabalho das dinâmicas. Penso que as fizerem não há problema com os níveis sonoros nem há picos. É uma opinião, falo por mim. Eu consigo entender qual o ponto máximo até onde posso levar os meus teclados. Penso que, mais ou menos, todos os músicos o percebem, certo?

#9 User is offline   resolectric 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 November 2011 - 15:46

View Postdiogo craveiro, on 02 November 2011 - 14:42, said:

...Penso que, mais ou menos, todos os músicos o percebem, certo?

Claro!
Ou se não percebem, deviam perceber. Ou percebiam!

Eu é que não percebeo o porquê de tanta electrónica que interfere na interpretação! Dinâmicas são interpretação.
Como se não bastasse "nós", os técnicos, termos destruído o som da música (primeiro nas rádios e depois na produção dos discos) agora são os músicos que querem ter algo a fazer electronicamente aquilo que os dedos e a sensibilidade deviam ter feito em primeiro lugar.

#10 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 02 November 2011 - 18:04

Sim, sinto-me um bocadinho mal quando quero fazer dinâmicas e mandam tirar a sensibilidade dos teclados para que as notas saiam todas com o mesmo volume!
Não há dinâmica, não há feeling nas passagens e a música perde muito com isso. Um refrão não pode soar igualmente "alto" (volume) em relação a uma estrofe. É uma coisa que sai naturalmente, no refrão o músico tem sempre tendência de puxar mais um pouco porque é a parte em que o público reage mais, canta, dança, sente-se mais confortável...

Vi que a minha ideia afinal não era completamente errada o que é bom :)

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users