Forumúsica: Sequencia Dedos - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Sequencia Dedos A ver se me consigo explicar Rate Topic: -----

#1 User is offline   pica_tainhas 

• 180 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 03 November 2011 - 15:24

Boas, estou a tentar aprender a maltratar outro instrumento musical, desta feita o baixo!
Estou com umas duvidas existenciais para as quais solicitava vossa ajuda. Passo a (tentar) explicar!

De um video method q estou a tentar seguir, e referido que a ordem pela qual se "palheta" as cordas e ( seguindo nomenclatura "pima":
- 2 dedos: m i
- 3 dedos: a m i
Ou seja " de fora para dentro"!

Acontece que este sentido me atrofia todo ( e me mais sples seguir de dentro pra fora.

A outra questao e se debo tocar sempre com os 3 defos pu se devo alterar !

Thanks

#2 User is offline   lmbalcao 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 03 November 2011 - 15:36

View Postpica_tainhas, on 03 November 2011 - 14:24, said:

Boas, estou a tentar aprender a maltratar outro instrumento musical, desta feita o baixo!
Estou com umas duvidas existenciais para as quais solicitava vossa ajuda. Passo a (tentar) explicar!

De um video method q estou a tentar seguir, e referido que a ordem pela qual se "palheta" as cordas e ( seguindo nomenclatura "pima":
- 2 dedos: m i
- 3 dedos: a m i
Ou seja " de fora para dentro"!

Acontece que este sentido me atrofia todo ( e me mais sples seguir de dentro pra fora.

A outra questao e se debo tocar sempre com os 3 defos pu se devo alterar !

Thanks

Se o sentido que é sugerido não te é natural (o que é estranho!), utiliza um que te seja mais familiar.. Não há problemas nisso desde que o ataque de todos os dedos seja o mesmo.

Até respondia à outra questão, mas não consegui perceber o que é perguntado..

This post has been edited by lmbalcao: 03 November 2011 - 15:37

#3 User is offline   pica_tainhas 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 04 November 2011 - 09:08

View Postlmbalcao, on 03 November 2011 - 14:36, said:

Se o sentido que é sugerido não te é natural (o que é estranho!), utiliza um que te seja mais familiar.. Não há problemas nisso desde que o ataque de todos os dedos seja o mesmo.

POis, dá-me muito mais jeito seguir a ordem (i) (m) (a) ao inves de (a) (m) (i), e estava tentar perceber se isto tinha algo "de fundo" que eu não estivesse a ver (lembro-me quando comecei a tocar guitarra o alterante picking era um pavor, mas depois compensou mais á frente).

A segunda pergunta (que pelo facto de ter dedos de "cavador" e estar a postar de um telemovel, ficou cheia de "gralhas") era se devemos tocar sempre que com os 3 dedos ou se alteramos de acordo com o ritmo/tempo da musica (as mudanças de corda com 3 dedos são bem mais lentas do que com apenas 2)

E obrigado pela resposta já dada entretanto!

#4 User is offline   CSurgy 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 04 November 2011 - 10:35

Não há uma regra rígida na ordem dos dedos ou quantos/quais deves usar...

depende do que pretendes fazer. em determinadas malhas até podes usar (i)+(m) e em algumas passagens usares tb o (a) em qualquer dos sentidos (dentro-fora / fora/dentro) o que é importante é que consigas que com qualquer dos dedos a intensidade e o ataque à corda seja o mesmo. (tal como te disse o lmbalcao)

naturalmente não é necessário tocar sempre com os 3 dedos... se tocas uma balada em que dás 1 nota por compasso só o indicador já chega ;)
Sabes como é... sou ignorante mas gosto de escrever...

http://www.myspace.com/kalkitosband

Fender Precision '72 - EKO BX7 '82
Trace Elliot GP12smx - Trace Elliot 1028 - Rockson RO 115 Box
Marshall Supa Wha '71 - EHX Bass Big Muff - Boss SX700

#5 User is offline   lmbalcao 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 04 November 2011 - 10:38

View Postpica_tainhas, on 04 November 2011 - 08:08, said:

View Postlmbalcao, on 03 November 2011 - 14:36, said:

POis, dá-me muito mais jeito seguir a ordem (i) (m) (a) ao inves de (a) (m) (i), e estava tentar perceber se isto tinha algo "de fundo" que eu não estivesse a ver (lembro-me quando comecei a tocar guitarra o alterante picking era um pavor, mas depois compensou mais á frente).

A segunda pergunta (que pelo facto de ter dedos de "cavador" e estar a postar de um telemovel, ficou cheia de "gralhas") era se devemos tocar sempre que com os 3 dedos ou se alteramos de acordo com o ritmo/tempo da musica (as mudanças de corda com 3 dedos são bem mais lentas do que com apenas 2)

E obrigado pela resposta já dada entretanto!

As mudanças de corda com 3 dedos são mais lentas por falta de hábito. A utilização de 3 dedos prende-se a uma gestão de esforço e aumento de velocidade. Utilizar 1 2 ou 3 é como a aplicação de qualquer outra técnica.. Depende da necessidade.

#6 User is offline   João C. 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 10 March 2012 - 13:57

A minha tecnica e que tento sempre fazer i m a m i m a m i etc. Ao inicio vai parecer confuso e nao vais seguir a ordem muitas vezes. Mas a musica e feita de experiencia e acabas por chegar la. Praticas umas escalas com metronomo, dividindo a batida, aquilo que toda a gente faz e depois la passas para as malhas dos teus artistas favoritos. Tentando sempre alternar os res dedos, imamimamima.
Coisa que eu faco e naquelas partes de 16th notes na mesma corda.tipo quatro notas. Eu uso imimim para nao ser tao confuso. Visto que tem que ser muito rapido.
E apenas o que faco. Cada um constroi a sua tecnica.
A tecnica muda dependendo do estilo de musica.
Cumps

#7 User is offline   lmbalcao 

• 180 bpm
  • PipPipPip

Posted 10 March 2012 - 16:22

Um exercício facilitado para utilizar 3 dedos será tercinar as notas ou praticar num compasso 3/4.. 1 2 3 = i m a..

1 2 3 | 1 2 3 | 1 2 3 | 1 2 3 | (...)
i m a | i m a | i m a | i m a | (...)

Complicando a coisa, o que ajuda ainda mais na independência de dedos será aplicar o mesmo conceito de 3 dedos em 4/4 que será qualquer coisa como:

1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | (...)
i m a i | m a i m | i m a i | m a i m | (...)

Mas sempre com caixa de ritmos ou metronomo e tendo o mesmo ataque com os 3 dedos para o som que é criado ser o mesmo.

EDIT: Pessoalmente acho mais natural fazer a m i.. Mas isso sou eu.

This post has been edited by lmbalcao: 10 March 2012 - 16:24

#8 User is offline   Kelav 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 10 March 2012 - 20:25

View PostJoão C., on 10 March 2012 - 12:57, said:

A minha tecnica e que tento sempre fazer i m a m i m a m i etc.

Para sequências de 5 notas faço isso, para 3 uso a m i a m i ...

Mas com muito treino acho que não há nada que não se toque com 2 dedos.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users