Sequencia Dedos A ver se me consigo explicar
Posted 03 November 2011 - 15:24
Estou com umas duvidas existenciais para as quais solicitava vossa ajuda. Passo a (tentar) explicar!
De um video method q estou a tentar seguir, e referido que a ordem pela qual se "palheta" as cordas e ( seguindo nomenclatura "pima":
- 2 dedos: m i
- 3 dedos: a m i
Ou seja " de fora para dentro"!
Acontece que este sentido me atrofia todo ( e me mais sples seguir de dentro pra fora.
A outra questao e se debo tocar sempre com os 3 defos pu se devo alterar !
Thanks
Posted 03 November 2011 - 15:36
pica_tainhas, on 03 November 2011 - 14:24, said:
Estou com umas duvidas existenciais para as quais solicitava vossa ajuda. Passo a (tentar) explicar!
De um video method q estou a tentar seguir, e referido que a ordem pela qual se "palheta" as cordas e ( seguindo nomenclatura "pima":
- 2 dedos: m i
- 3 dedos: a m i
Ou seja " de fora para dentro"!
Acontece que este sentido me atrofia todo ( e me mais sples seguir de dentro pra fora.
A outra questao e se debo tocar sempre com os 3 defos pu se devo alterar !
Thanks
Se o sentido que é sugerido não te é natural (o que é estranho!), utiliza um que te seja mais familiar.. Não há problemas nisso desde que o ataque de todos os dedos seja o mesmo.
Até respondia à outra questão, mas não consegui perceber o que é perguntado..
This post has been edited by lmbalcao: 03 November 2011 - 15:37
Posted 04 November 2011 - 09:08
lmbalcao, on 03 November 2011 - 14:36, said:
POis, dá-me muito mais jeito seguir a ordem (i) (m) (a) ao inves de (a) (m) (i), e estava tentar perceber se isto tinha algo "de fundo" que eu não estivesse a ver (lembro-me quando comecei a tocar guitarra o alterante picking era um pavor, mas depois compensou mais á frente).
A segunda pergunta (que pelo facto de ter dedos de "cavador" e estar a postar de um telemovel, ficou cheia de "gralhas") era se devemos tocar sempre que com os 3 dedos ou se alteramos de acordo com o ritmo/tempo da musica (as mudanças de corda com 3 dedos são bem mais lentas do que com apenas 2)
E obrigado pela resposta já dada entretanto!
Posted 04 November 2011 - 10:35
depende do que pretendes fazer. em determinadas malhas até podes usar (i)+(m) e em algumas passagens usares tb o (a) em qualquer dos sentidos (dentro-fora / fora/dentro) o que é importante é que consigas que com qualquer dos dedos a intensidade e o ataque à corda seja o mesmo. (tal como te disse o lmbalcao)
naturalmente não é necessário tocar sempre com os 3 dedos... se tocas uma balada em que dás 1 nota por compasso só o indicador já chega
http://www.myspace.com/kalkitosband
Fender Precision '72 - EKO BX7 '82
Trace Elliot GP12smx - Trace Elliot 1028 - Rockson RO 115 Box
Marshall Supa Wha '71 - EHX Bass Big Muff - Boss SX700
Posted 04 November 2011 - 10:38
pica_tainhas, on 04 November 2011 - 08:08, said:
lmbalcao, on 03 November 2011 - 14:36, said:
POis, dá-me muito mais jeito seguir a ordem (i) (m) (a) ao inves de (a) (m) (i), e estava tentar perceber se isto tinha algo "de fundo" que eu não estivesse a ver (lembro-me quando comecei a tocar guitarra o alterante picking era um pavor, mas depois compensou mais á frente).
A segunda pergunta (que pelo facto de ter dedos de "cavador" e estar a postar de um telemovel, ficou cheia de "gralhas") era se devemos tocar sempre que com os 3 dedos ou se alteramos de acordo com o ritmo/tempo da musica (as mudanças de corda com 3 dedos são bem mais lentas do que com apenas 2)
E obrigado pela resposta já dada entretanto!
As mudanças de corda com 3 dedos são mais lentas por falta de hábito. A utilização de 3 dedos prende-se a uma gestão de esforço e aumento de velocidade. Utilizar 1 2 ou 3 é como a aplicação de qualquer outra técnica.. Depende da necessidade.
Posted 10 March 2012 - 13:57
Coisa que eu faco e naquelas partes de 16th notes na mesma corda.tipo quatro notas. Eu uso imimim para nao ser tao confuso. Visto que tem que ser muito rapido.
E apenas o que faco. Cada um constroi a sua tecnica.
A tecnica muda dependendo do estilo de musica.
Cumps
Posted 10 March 2012 - 16:22
1 2 3 | 1 2 3 | 1 2 3 | 1 2 3 | (...)
i m a | i m a | i m a | i m a | (...)
Complicando a coisa, o que ajuda ainda mais na independência de dedos será aplicar o mesmo conceito de 3 dedos em 4/4 que será qualquer coisa como:
1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | (...)
i m a i | m a i m | i m a i | m a i m | (...)
Mas sempre com caixa de ritmos ou metronomo e tendo o mesmo ataque com os 3 dedos para o som que é criado ser o mesmo.
EDIT: Pessoalmente acho mais natural fazer a m i.. Mas isso sou eu.
This post has been edited by lmbalcao: 10 March 2012 - 16:24

Help

MultiQuote