Forumúsica: Construçao de uma Iso Cab - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Construçao de uma Iso Cab AKA Silent Sister

#1 User is offline   miklax 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 06 November 2011 - 04:58

Boas ppl..

Este topico poderia claramente estar na secção de amplificaçao/etc.. mas o teor principal é mesmo a construçao e isolamento da coisa, pelo que postei aqui.. ;)

Ora, mudei recentemente de banda e obviamente de local de ensaio. Passei de ensaiar num ambiente com a disposição normal de palco (ensaiava num anfiteatro) para uma sala de ensaios em que o pessoal se dispoe tipo em circulo... alem disso as dimensoes sao claramente inferiores.. Vai daí que os 50W do meu engl....... nao são nada agradaveis para os restantes membros, já que nao existe uma maneira eficiente de "apontar" o combo de maneira a que nao incomode ninguem já que a coisa dispara som por todos lados..
Vai daí decidi dar asas a um projecto que ja tenho estudado há mt tempo, e que já era mais que altura de levar avante: a construçao de uma Iso-cab, ou cabinet isolada...
De todas as que vi, a que me pareceu fornecer melhores resultados apesar do seu enorme tamanho (e preço a condizer já agora!!), foi mesmo a Silent Sister da Rivera, pelo que foi nessa que me baseei para projectar e construir a minha.

Inicialmente iria usar MDF na totalidade da construção, mas como o dinheiro nao abunda, e a ideia é criar a menor interacção possível da cab com o speaker, acabei por usar aglomerado para quase tudo. Apenas o Bafle sera de MDF. Além disso para já isto será um pouco experimental pelo que... nao me apeteceu estourar logo com o orçamento todo!

Ora as medidas serão aprox as da Silent Sister: 85x50x55.. o bafle ficará inclinado e flutuante de um dos lados, e a cab terá alguns orificios para ventilação de modo a minimizar o som "boxy" que se faz sentir muitas das vezes neste casos.

Ora cá vao fotos:
Posted ImagePosted Image
Posted ImagePosted Image

Isso foi o que consegui adiantar por hoje, nao irei bolear as arestas pelo que uni tudo com parafusos e cola.

Irei utilizar diferentes tipos de materiais absorventes de som, ou isolantes. Comprei umas placas de FloorMate para a camada de isolamento primária (ainda tou pra ver como irei fixar isto pk das vibrações.. depois devo usar aquela fibra de poliester que se costuma usar nos woofers, bem como esponja tipo "caixa de ovos" de modo a tentar que nao haja em especial qualquer reverberaçao internamente. Estou a pensar fazer o acesso à caixa com o mesmo método que a Rivera, através de porta superior e deverei colocar dois suportes de micro tipo "gooseneck" de forma a poder posicionar livremente os micros.
Eventualmente penso em colocar tb um micro na parte de trás do speaker, já que nessa zona ele tem uns graves poderosíssimos, e penso que dessa forma conseguirei captar o real som do speaker/amp.

Em breve virão mais updates.. ;)

Abraço ppl !

This post has been edited by miklax: 06 November 2011 - 04:59

View Postgentleman narc, on 27 December 2010 - 14:08, said:

Ontem à noite tive a tocar com um rat...pena que não fosse um pro co rat, simplesmente tava a tocar e olhei para o lado e passou um rato...damn!Posted Image

#2 User is offline   headbang 

• *** Contribuinte ***
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Moderadores Globais

Posted 06 November 2011 - 13:56

Parece-me bem! Inclinas-te a base da coluna para diminuir os reflexos? O bom da riviera é que tem aquele sistema que deixa o som respirar.

Na minha opinião o floormate é mais termico que acustico, mas não tenho a certeza. De qualquer maneira, já pensaste em colar com cola não mais prego? Eu fiz isso nas paredes dum compartimento aqui em casa, e com sucesso.

Boa sorte e vai deixando as novidades!

headbang, compra um amp!

Crew dos Offsetters member #13

#3 User is offline   miklax 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 06 November 2011 - 15:32

Boas!

Sim, a base da coluna ficou inclinada, com esse intuito.. foi mesmo por essa caracteristica da Rivera, que me baseei nela..

E tens razao, o floormate é mais térmico que acustico, mas a minha ideia foi criar camadas de materiais diferentes.. se funcionará, logo veremos.. :S

Vou colocando os avanços..

Ontem à noite tive a tocar com um rat...pena que não fosse um pro co rat, simplesmente tava a tocar e olhei para o lado e passou um rato...damn!Posted Image

#4 User is offline   miklax 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 27 January 2012 - 01:36

Boas ppl!!

O speaker já está a ser utilizado há uns tempos, mas so agora me lembrei que nao tinha actualizado o topico com as fotos do resultado final.
Aqui vao elas, e apesar de nao ter usado em termos de isolamento o material indicado, o resultado foi muito bom. Estou a ensaiar com este speaker e em termos de banda, nao se ouve sequer nada vindo directamente do speaker. Portanto considero esta, uma prova superada!!

Estou a utilizar um SM57 e um AT2020 para captar o speaker.

Ora cá vao as fotos:
Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image Posted Image

Hasta!!

#5 User is offline   Desventrar 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 January 2012 - 02:07

Muito bom aspecto. Parabéns. :)

#6 User is offline   M.M. 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 01 February 2012 - 06:19

Muito fixe.

Mas vou deixar aqui uma sugestão (espero que não leves a mal)

Não percebi bem em que posição fica o speaker e os micros em relação a ele, mas pareceu-me que este está virado para cima certo?
Só por precaução, eu punha algum tipo de proteção no speaker não fosse algum micro cair

Ainda assim, grande trabalho

#7 User is offline   stratocosta 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 01 February 2012 - 11:23

está com muito bom aspeto, parabéns.

eu colocava uma grelha nisso, para evitar acidentes.

o altifalante é 10" ou 12" ?

falta uma demo disso !
Vendo: Rack Yamaha FX900 , pedal preamp V-Stack, Seymour Duncan Little 59N, altifalante Jensen

#8 User is offline   miklax 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 02 February 2012 - 04:05

Yap, tb já pensei nisso.. o speaker fica inclinado mas virado para cima.

Em principio devo colocar uma grelha que há na banzai... até sao bem baratas.

O speaker é de 12".

Assim que possa, gravo uma coisita kk..

Abraço!

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users