Forumúsica: A aprendizagem e a idade - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

A aprendizagem e a idade Rate Topic: -----

#11 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 30 November 2011 - 01:57

Aos 44 anos estou a aprender mais e mais rápido do que aos 22.
Começar a ir ao ginásio há três ou quatro anos foi fundamental para ganhar autoconfiança e maior controlo muscular.
Mas depende de cada um.
A idade não é vantagem nem obstáculo.

Muitas vezes o problema é as pessoas não estarem dispostas a fazer o que é necessário. Seja para tocarem um instrumento, emagrecer ou outra coisa qualquer. Estão sempre à espera de uma cena tipo Matrix em que se descarrega um programa de artes marciais e fica-se logo mestre.
"A arte é viver da fé
Só não se sabe fé em quê"

#12 User is offline   Black_tear 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 30 November 2011 - 04:49

A idade tem a sua influência, mas nada do que eu possa dizer vai trazer algo de novo relativamente ao que aqui já foi dito.Para mim o fator que mais influencia no desenvolvimento do aluno, seja qual for a sua idade, é a sua capacidade de empenho e sobretudo perseverança. Um adulto mesmo com trabalho, mulher e filhos consegue de certeza disponibilizar meia hora por dia para praticar e se o fizer todos os dias evoluirá ,com certeza.Obviamente que se poder ter mais tempo melhor. O facto de muitas pessoas dizerem: "não tenho tempo!", tem mais a ver com falta de vontade, iniciativa e/ou motivação do que propriamente falta de tempo em si.

#13 User is offline   Tomaz 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 08 December 2011 - 02:30

A questão da idade depende das pessoas, mas o que referi anteriormente é a questão da relação disponibilidade/evolução, o que não tem nada a ver com a questão de conseguir ou não aprender.

Ou então expliquem-me como em meia hora se consegue exercitar/evoluir tanto como alguém que o possa fazer por 2 ou 3 horas.

É claro que há quem tenha uma apetência natural para a "coisa", o que será uma minoria, a maioria é uma questão de trabalho/tempo investido.

This post has been edited by Tomaz: 08 December 2011 - 02:31

#14 User is offline   luisod 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 09 December 2011 - 03:58

Se me permitem...

Já dou aulas há uns anitos e passou-me muita gente "mais velha" pela frente. Não encontrei nenhuma regra para saber se aprendem mais quantidade/ mais rapidamente/ mais facilmente, etc, mas acho que há variáveis a considerar:

1. Pessoal mais novo

- Muitas vezes vão tocar por influencia dos amigos/familiares e não por eles próprios. Quando as dificuldades aparecem eles fogem - Interesse, persistencia e dedicação baixa
- Tem maior capacidade cognitiva, embora não a saibam utilizar da melhor forma. Em 30 minutos de aula perdem tempo com conversa, não estudam em casa para aproveitar melhor esse tempo. Em 60 minutos idem... :P
- Tem maior dispersão da atenção e da concentração por terem muita coisa ao mesmo tempo - escola, actividades fisica, musica, namoros, cinema, facebooks, etc
- Sobretudo só valorizam a musica quando ganham mais maturidade (e eu próprio digo: "se soubesse o que sei hoje...")

2. Pessoal mais velho
- Tem mais interesse porque já tocaram na juventude/ ainda tocam (autodidactas) e gostam mesmo de tocar - grande dedicação e empenho.
- sabem bem que é aquilo que querem, já que o tempo livre não é muito
- a maior parte tem responsabilidades: casa, trabalho, mulher, filhos, netos que lhes toma muito tempo. Mas não tantas distracções como os jovens têm, é mesmo responsabilidades.
- tentam e esforçam-se por aproveitar mais a oportunidade de (re)aprender musica.
- cognitivamente não estão tão "maleáveis", mas aqui depende a idade, o grau de escolaridade e tipo de trabalho (para a "ginastica mental"). Há pessoas que têm mais dificuldade em raciocinio lógico.
- muitas vezes as maleitas físicas (artrozes) também impedem a progressão tecnica do instrumento

Isto são alguns aspectos que me lembrei agora, às 3h da manhã...se calhar é um tema engraçado para alguém aprofundar.
Claro que há jovens muuuito dedicados e que tocam muito bem, eu tive a felicidade de ensinar alguns desse calibre!!
E também há "mais velhos" que vão só passar o tempo, mas as pessoas e as suas motivações não são todas iguais.

E a motivação é o motor da aprendizagem, quer haja muito ou pouco tempo para tal.
E quando bem aplicada 30 minutos de estudo bem feito vale mais que 3 horas de estudo mal feito!

#15 User is offline   Black_tear 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 13 December 2011 - 02:47

View Postluisod, on 09 December 2011 - 02:58, said:

...
E quando bem aplicada 30 minutos de estudo bem feito vale mais que 3 horas de estudo mal feito!

Nem mais, meia hora todos os dias é melhor do que 3 horas num dia só e depois só pegar na guitarra para a outra semana. Obviamente que quando nos referimos a meia hora de estudo é isso mesmo, não é meia hora com a guitarra na mão brincar.

#16 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 14 December 2011 - 15:34

View PostBlack_tear, on 13 December 2011 - 01:47, said:

View Postluisod, on 09 December 2011 - 02:58, said:

...

Nem mais, meia hora todos os dias é melhor do que 3 horas num dia só e depois só pegar na guitarra para a outra semana. Obviamente que quando nos referimos a meia hora de estudo é isso mesmo, não é meia hora com a guitarra na mão brincar.

O meu problema é esse. É que não sei o que é que hei-de fazer.
Preciso de um professor. Já tinha um, mas levei banhada. :miseria:
"A arte é viver da fé

#17 User is offline   Black_tear 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 16 December 2011 - 05:59

Levaste banhada? como assim? Eu dou aulas mas não creio que mores por estes lados de Portugal. Um bom professor irá dizer quais são os problemas que possas estar a ter e a maneira como os resolver. Depois terás de praticar obviamente. Nem todos os professores são bons atenção! Já me vieram para cá alunos que andavam a aprender com outros professores durante mais de um ano e não sabiam fazer nada! Tenta arranjar um e vê se ele está mesmo a adaptar a aula a ti e não a espera de passar a hora para ganhar dinheiro. Para mim é essa a função de um professor particular, adaptar o seu trabalho ao aluno, ás dificuldades e gostos, preferências e mais valias que ele possa ter.
Sorte na procura e não desistas. Na net há muita boa informação mas um professor, principalmente nos inícios, ajuda muito e a capacidade de desenvolvimento será maior. Obviamente esse desenvolvimento só será possível através do teu empenho e da vontade de te superares! Força aí!

Se tiveres alguma duvida ou quiseres alguma dica é só dizeres!

#18 User is offline   Rui T 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 19 December 2011 - 00:22

View PostBlack_tear, on 16 December 2011 - 04:59, said:

Levaste banhada? como assim?

Eu já toco à 26 anos. Mas nunca pratiquei, no sentido de ter um método e objectivos. É mais do estilo de pegar num riff e toca-lo até soar bem. Muitas vezes nem avanço mais na música.
Por isso preciso de um professor para me orentar e organizar o estudo.
Quanto à banhada: tive uma aula, para apresentação e combinar as coisas. Depois disso foi adiando todas as aulas subsequentes e deixou de responder a telefonemas e sms's. Nunca tinha visto uma coisa destas.
Estava com uma grande vontade de tr aulas e depois fiquei lixado e sem muita vontade de voltar a procurar alguém.
"A arte é viver da fé

#19 User is offline   Black_tear 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 19 December 2011 - 14:41

Pois de facto é chato ter acontecido isso mas lá porque aconteceu uma vez não quer dizer que vá acontecer de novo. Procura outro.
Se calhar da próxima vez em vez de tentares tocar só o riff procura aprender a música toda.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users