A aprendizagem e a idade
Posted 30 November 2011 - 01:57
Começar a ir ao ginásio há três ou quatro anos foi fundamental para ganhar autoconfiança e maior controlo muscular.
Mas depende de cada um.
A idade não é vantagem nem obstáculo.
Muitas vezes o problema é as pessoas não estarem dispostas a fazer o que é necessário. Seja para tocarem um instrumento, emagrecer ou outra coisa qualquer. Estão sempre à espera de uma cena tipo Matrix em que se descarrega um programa de artes marciais e fica-se logo mestre.
Só não se sabe fé em quê"
Posted 30 November 2011 - 04:49
Posted 08 December 2011 - 02:30
Ou então expliquem-me como em meia hora se consegue exercitar/evoluir tanto como alguém que o possa fazer por 2 ou 3 horas.
É claro que há quem tenha uma apetência natural para a "coisa", o que será uma minoria, a maioria é uma questão de trabalho/tempo investido.
This post has been edited by Tomaz: 08 December 2011 - 02:31
Posted 09 December 2011 - 03:58
Já dou aulas há uns anitos e passou-me muita gente "mais velha" pela frente. Não encontrei nenhuma regra para saber se aprendem mais quantidade/ mais rapidamente/ mais facilmente, etc, mas acho que há variáveis a considerar:
1. Pessoal mais novo
- Muitas vezes vão tocar por influencia dos amigos/familiares e não por eles próprios. Quando as dificuldades aparecem eles fogem - Interesse, persistencia e dedicação baixa
- Tem maior capacidade cognitiva, embora não a saibam utilizar da melhor forma. Em 30 minutos de aula perdem tempo com conversa, não estudam em casa para aproveitar melhor esse tempo. Em 60 minutos idem...
- Tem maior dispersão da atenção e da concentração por terem muita coisa ao mesmo tempo - escola, actividades fisica, musica, namoros, cinema, facebooks, etc
- Sobretudo só valorizam a musica quando ganham mais maturidade (e eu próprio digo: "se soubesse o que sei hoje...")
2. Pessoal mais velho
- Tem mais interesse porque já tocaram na juventude/ ainda tocam (autodidactas) e gostam mesmo de tocar - grande dedicação e empenho.
- sabem bem que é aquilo que querem, já que o tempo livre não é muito
- a maior parte tem responsabilidades: casa, trabalho, mulher, filhos, netos que lhes toma muito tempo. Mas não tantas distracções como os jovens têm, é mesmo responsabilidades.
- tentam e esforçam-se por aproveitar mais a oportunidade de (re)aprender musica.
- cognitivamente não estão tão "maleáveis", mas aqui depende a idade, o grau de escolaridade e tipo de trabalho (para a "ginastica mental"). Há pessoas que têm mais dificuldade em raciocinio lógico.
- muitas vezes as maleitas físicas (artrozes) também impedem a progressão tecnica do instrumento
Isto são alguns aspectos que me lembrei agora, às 3h da manhã...se calhar é um tema engraçado para alguém aprofundar.
Claro que há jovens muuuito dedicados e que tocam muito bem, eu tive a felicidade de ensinar alguns desse calibre!!
E também há "mais velhos" que vão só passar o tempo, mas as pessoas e as suas motivações não são todas iguais.
E a motivação é o motor da aprendizagem, quer haja muito ou pouco tempo para tal.
E quando bem aplicada 30 minutos de estudo bem feito vale mais que 3 horas de estudo mal feito!
Posted 13 December 2011 - 02:47
luisod, on 09 December 2011 - 02:58, said:
E quando bem aplicada 30 minutos de estudo bem feito vale mais que 3 horas de estudo mal feito!
Nem mais, meia hora todos os dias é melhor do que 3 horas num dia só e depois só pegar na guitarra para a outra semana. Obviamente que quando nos referimos a meia hora de estudo é isso mesmo, não é meia hora com a guitarra na mão brincar.
Posted 14 December 2011 - 15:34
Black_tear, on 13 December 2011 - 01:47, said:
luisod, on 09 December 2011 - 02:58, said:
Nem mais, meia hora todos os dias é melhor do que 3 horas num dia só e depois só pegar na guitarra para a outra semana. Obviamente que quando nos referimos a meia hora de estudo é isso mesmo, não é meia hora com a guitarra na mão brincar.
O meu problema é esse. É que não sei o que é que hei-de fazer.
Preciso de um professor. Já tinha um, mas levei banhada.
Posted 16 December 2011 - 05:59
Sorte na procura e não desistas. Na net há muita boa informação mas um professor, principalmente nos inícios, ajuda muito e a capacidade de desenvolvimento será maior. Obviamente esse desenvolvimento só será possível através do teu empenho e da vontade de te superares! Força aí!
Se tiveres alguma duvida ou quiseres alguma dica é só dizeres!
Posted 19 December 2011 - 00:22
Black_tear, on 16 December 2011 - 04:59, said:
Eu já toco à 26 anos. Mas nunca pratiquei, no sentido de ter um método e objectivos. É mais do estilo de pegar num riff e toca-lo até soar bem. Muitas vezes nem avanço mais na música.
Por isso preciso de um professor para me orentar e organizar o estudo.
Quanto à banhada: tive uma aula, para apresentação e combinar as coisas. Depois disso foi adiando todas as aulas subsequentes e deixou de responder a telefonemas e sms's. Nunca tinha visto uma coisa destas.
Estava com uma grande vontade de tr aulas e depois fiquei lixado e sem muita vontade de voltar a procurar alguém.
Posted 19 December 2011 - 14:41
Se calhar da próxima vez em vez de tentares tocar só o riff procura aprender a música toda.

Help

MultiQuote