Desde à +/- 6 anos que toco com um Ibanez SRX 505 (5 cordas, pickups activos), adoro o som do baixo mas ultimamente tenho tido grande vontade de adquirir e começar a tocar com um baixo de 4 cordas, já é muito tempo sempre com 5 e foi o meu primeiro baixo.
Tenho andado absolutamente fixado no modelo Jazz Bass da Fender (mexicano, pois é o que o meu orçamento me permite, pelo menos novo). Tive oportunidade de experimentar um numa loja de música e gostei bastante, adorei o braço e a gama de sons que consegui sacar do baixo controlando o volume de cada pickup.
O meu dilema é o seguinte: tenho receio de vender o Ibanez, trocando-o por um baixo sem pickups activos e depois arrepender-me. Sei que com pickups activos o som é mais poderoso, mas para além disso não sei exactamente qual a diferença.
O som que tocamos na banda começou por ser Metal, mas tem ficado cada vez mais calmo, agora com um som mais parecido ao rock, mas mesmo assim variamos constantemente entre ambientes calmos e pesados.
Posto isto, será que um Fender Jazz Bass é tão versátil como o Ibanez para este tipo de som? Será que me vai fazer sentir saudades dos pickups activos?
Gostava de saber a vossa opinião porque sinto-me mesmo atraído pelo Jazz Bass, mas não quero tomar uma decisão destas baseada apenas num impulso que pode ser momentâneo.
Para finalizar, se tiverem alguma sugestão de um baixo que possa ser tão bom substituto como um Jazz Bass MiM, chutem!
Toco com uma cabeça Hartke HA 3500 Transient Atack e uma coluna 4x10 Ashdown MAG 410T.
Qualquer opinião ou ajuda é agradecida e bem-vinda

Help
MultiQuote