Forumúsica: Não paro de pensar num baixo...ajuda precisa-se. - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Não paro de pensar num baixo...ajuda precisa-se. Fender Jazz Bass

#1 User is offline   diogosilva 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 02 December 2011 - 21:10

Boas!

Desde à +/- 6 anos que toco com um Ibanez SRX 505 (5 cordas, pickups activos), adoro o som do baixo mas ultimamente tenho tido grande vontade de adquirir e começar a tocar com um baixo de 4 cordas, já é muito tempo sempre com 5 e foi o meu primeiro baixo.
Tenho andado absolutamente fixado no modelo Jazz Bass da Fender (mexicano, pois é o que o meu orçamento me permite, pelo menos novo). Tive oportunidade de experimentar um numa loja de música e gostei bastante, adorei o braço e a gama de sons que consegui sacar do baixo controlando o volume de cada pickup.
O meu dilema é o seguinte: tenho receio de vender o Ibanez, trocando-o por um baixo sem pickups activos e depois arrepender-me. Sei que com pickups activos o som é mais poderoso, mas para além disso não sei exactamente qual a diferença.
O som que tocamos na banda começou por ser Metal, mas tem ficado cada vez mais calmo, agora com um som mais parecido ao rock, mas mesmo assim variamos constantemente entre ambientes calmos e pesados.

Posto isto, será que um Fender Jazz Bass é tão versátil como o Ibanez para este tipo de som? Será que me vai fazer sentir saudades dos pickups activos?
Gostava de saber a vossa opinião porque sinto-me mesmo atraído pelo Jazz Bass, mas não quero tomar uma decisão destas baseada apenas num impulso que pode ser momentâneo.
Para finalizar, se tiverem alguma sugestão de um baixo que possa ser tão bom substituto como um Jazz Bass MiM, chutem!

Toco com uma cabeça Hartke HA 3500 Transient Atack e uma coluna 4x10 Ashdown MAG 410T.

Qualquer opinião ou ajuda é agradecida e bem-vinda :)

#2 User is offline   Felipe Pink Floyd 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros

Posted 02 December 2011 - 22:00

Baixos como o Jazz Bass e o Precision Bass ficam bem para qualquer tipo de música, falo por experiência própria.
Vou lhe mandar esse link caso nunca tenhas ouvido uma banda de metal com Jazz Bass:

Boas compras.

This post has been edited by Felipe Pink Floyd: 02 December 2011 - 22:01

#3 User is offline   mojobass 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 03 December 2011 - 01:47

Os pickups do teu baixo são passivos, ele tem é um preamp integrado, esse sim activo. Podes confirmar esta informação aqui:

http://www.ibanez.co...ars/model-SR505

Dito isto, existem actualmente no mercado várias alternativas de preamps, muitos sob a forma de DI (Tech 21, Aguilar, Sadowsky, etc.), que poderás usar com um baixo passivo para obteres o efeito que obténs com um baixo com pré integrado.

Outra forma, que vi num vídeo do Juan Alderete, é usares um compressor.

Parece-me que, mais do que a questão activo/passivo, deverás colocar-te a questão 4/5 cordas.

O ideal é manteres os dois baixos :psycho2:

Keep on grovin'

#4 User is offline   Madman 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 03 December 2011 - 14:03

Ficares com o Ibanez e comprares o Jazz Bass é a melhor escolha!!

Podes sempre optar por um Jazz Bass CV ou VM!! Nos usados encontras bons negocios, e quanto ao som que consegues sacar com um destes não será muito diferente de um Jazz Bass MIM!!
life without music would be a mistake

Spector Rebop4DLX / Aria ProII / Fender Bg-32
Ampeg BA210
Boss ME-20B

#5 User is offline   diogosilva 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies

Posted 03 December 2011 - 18:24

Realmente acho que o ideal seria mesmo ficar com o de 5 cordas, o problema é monetário mas prefiro esperar para investir num MiM (ou um MiA das gamas mais baixas, usado) do que num Squier CV, visto que estes usados rondam os 250-300 euros. Sei que são bons em termos de preço/qualidade, mas a longevidade do baixo certamente não se compara a um Mexicano, e já vi MiM usados a venda por 400-500 euros. Sei que há por aí muito bons Jazz Bass MiM, o problema é que também não encontro muitos a venda nas lojas do Porto para os experimentar e comparar.
Lá terei de fazer umas poupanças ou venda de outro material. Obrigado pelas opiniões.

#6 User is offline   Jack Smith 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 04 December 2011 - 13:34

View Postdiogosilva, on 03 December 2011 - 17:24, said:

Realmente acho que o ideal seria mesmo ficar com o de 5 cordas, o problema é monetário mas prefiro esperar para investir num MiM (ou um MiA das gamas mais baixas, usado) do que num Squier CV, visto que estes usados rondam os 250-300 euros. Sei que são bons em termos de preço/qualidade, mas a longevidade do baixo certamente não se compara a um Mexicano, e já vi MiM usados a venda por 400-500 euros. Sei que há por aí muito bons Jazz Bass MiM, o problema é que também não encontro muitos a venda nas lojas do Porto para os experimentar e comparar.
Lá terei de fazer umas poupanças ou venda de outro material. Obrigado pelas opiniões.

Toquei durante dois ou 3 anos com um fender mexicano J....Os outros nao sei, mas aquele era fraquito. ja toquei num CV.....gostei! e o gajo que me emprestou tambem me emprestou um Pre da moda, que lhe dava esteroides ao som.

This post has been edited by Jack Smith: 04 December 2011 - 13:37

Warwick corvette 5.......Hartke Ha 3500........Hartke 4x10XL..........Hartke 1x15 Transporter........ashdown 2x10mag........Roland cube 100....

#7 User is offline   fernandobicho 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 07 December 2011 - 12:32

lol
quem me dera poder dizer esta frase... principalmente no pormenor da contracção da preposição "em" com o artigo indefinido "um".

abraços

This post has been edited by fernandobicho: 07 December 2011 - 12:33

#8 User is offline   noxweb 

• 200 bpm
  • PipPipPipPip

Posted 07 December 2011 - 13:15

há bons Fender Jazz MiM, mas é muito mais difícil encontrar um desses de qualidade (controlo de qualidade das fabricas mexicanas é somewhat shaky), do que um CV bom.

Se queres optar por um americano aí sim acho que já vale os euros (mas tem de ser american standard e nao highway one).

P.S. A única série que eu acho boa dos MiM (mas aí já acho que é mesmo boa), é a série Classic, com os baixos Jazz Classic 70's etc, so que tb sao mais caros que os standard
noxtherox's youtube channel

..:: Squier Classic Vibe 60s Jazz Bass ::: SX Pirate Series Les Paul ::: Takamine G320 ::..
..:: Markbass Mini CMD121P ::: Line6 M9 ::: Tech 21 SansAmp BDDI ::: EHX Bass Big Muff ::: Line6 POD HD 300 ::..

#9 User is offline   Ghost_Bass 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 07 December 2011 - 16:03

View Postfernandobicho, on 07 December 2011 - 11:32, said:

lol
quem me dera poder dizer esta frase... principalmente no pormenor da contracção da preposição "em" com o artigo indefinido "um".

abraços

Isso é muito GAS Fernando! Sempre que sentires uma coisa assim parecida toma 2 Valium e vai-te deitar na cama abraçado a um dos teus Smith que isso passa-te num instante!
Yamaha TRB-5PII | Ibanez EWB-205 | Classic 50's Fender Precision (P/H)
Genz Benz STL-9.0 | EBS Neo 110 | EBS Neo 112 | Barefaced Midget T
Korg Pitchblack | MXR Bass Octave Deluxe | Wren&Cuff Pickle Pie B | 3Leaf Audio Groove Regulator | EBS Multicomp

A minha banda: Grooves

#10 User is offline   fernandobicho 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 12 December 2011 - 16:05

Comprei um baixo hoje de manhã. Agora já estou mais calmo e não penso nele.

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users