Forumúsica: Yamaha PSR-E333 vs PSR-E423 - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Yamaha PSR-E333 vs PSR-E423

#1 User is offline   Renato 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 03 December 2011 - 01:48

Estou a ponderar adquirir um dos dois teclados indicados para me iniciar e já andei a ver as especificações e os manuais, mas continuo com dúvidas em relação às diferenças entre os dois que espero que alguém saiba esclarecer.

Já ouvi dizer que um melhor equipamento (não só em teclados) motiva mais a aprendizagem, e concordo, embora não passe só por isso, claro.

As diferenças principais que consegui ver:

- mais vozes
- pitch wheel
- melhores altifalantes
- função de arpegios automáticos
- mais memórias para gravação de musicas

Hão-de haver mais, e mesmo destas há algumas que não dou grande interesse e outras que seriam interessantes mas não sei se valem a diferença de preço. Sempre são uns 100€ que nesta gama de valores é muito.

As minhas dúvidas são mais:
- as teclas são iguais, quer fisicamente quer na sensibilidade à força?
- as capacidades MIDI são as mesmas? Ou no caso do 333 dá para enviar e receber notas MIDI para ser controlado por um PC ou gravar num PC uma performance?
- a qualidade (não a quantidade) das vozes é igual? Ou seja, as vozes com o mesmo nome têm o mesmo som, com a mesma definição? Ou são versões com níveis diferentes de detalhe?

É que se eu tivesse certeza do futuro que esta coisa vai ter, não me importava de fazer o esforço para o 423, sendo que por mais bem que corresse, duvido que precisasse de um upgrade no futuro. Com o 333, depende do que descobrir das minhas actuais dúvidas.

#2 User is offline   diogo craveiro 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 January 2012 - 11:17

Desculpa estar a responder tão tardiamente mas...Bem, em relação aos dois, são teclados de iniciante, não deverás poder fazer muito muito trabalho com eles mas para aprender é o quanto basta!

Em relação às funções, a Yamaha tem sempre uma linha muito limitada de funções e de sons. As funções e os sons que apanhas nesses dois teclados, arriscaria dizer, são iguais, sem tirar nem por.
A tua escolha depende da utilização que lhe queres dar. É para estudar, é para daqui a uns tempos tocares em banda, com uns músicos porreiros, com uns amigos... Normalmente toda a gente critica os teclados da Yamaha porque a marca tem sempre a "mania" de complicar os menus, as funções... e tornar os teclados mais difíceis de programar. Eu tenho um Tyros 2 e um Motif XS7 e digo-te que programar o tyros é como barrar manteiguinha nas torradas do pequeno almoço!

Nessa gama de teclados, todas as funções são muito fáceis de aprender e um dos problemas que tens aí é mesmo a parte dos sons. Penso que não tens Split point e não podes dividir o teclado em várias partes, com sons diferentes em cada uma.

O 423 é mehor, pelo menos é mais versátil porque tem mais sons e mais ritmos... Não vais notas diferença em termos de teclas, em termos de sons, em timbres. Serão muito parecidos ou menos iguais.

#3 User is offline   Renato 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 January 2012 - 12:34

obrigado.

Estava à espera da NAMM a ver se lançam alguma coisa. É que descobri que o 423 é um bocado mais antigo que o 333 e recentemente houve pelo menos duas baixas de preço no 423, o que me leva a pensar que talvez seja substituido. Se não for, só a baixa de preço já me deixa à vontade para ir para o 423. Mas também pode haver novidades para iniciantes de outras marcas.

Mais semana e pouco e vemos.

Mas em relação ao objectivo, não será para tocar em banda. Será por gozo pessoal em casa. E se se der o caso de me decidir a gravar-me em teclados em vez de programar, provavelmente até gravo em MIDI e uso VSTi's... Claro que quanto melhor o som do teclado, melhor para mim. Mas dado o objectivo, não queria ultrapassar os 300€.

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users