Forumúsica: Fender Rhodes - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Fender Rhodes Manutenção, diferentes usos, efeitos...

#1 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 06 December 2011 - 23:59

Boas

Depois de terem mencionado o Fender Rhodes no tópico de GAS, achei que era boa ideia termos um tópico novo sobre este espectacular piano eléctrico :)

Eu arranjei o meu Mark II há pouco tempo (e infelizmente ainda só toquei uns 5 minutos com ele...), mas estou com bastante vontade de lhe dar bastante uso :)
Daí que deixo as seguintes questões neste tópico...

Qual é o tipo de uso que dão ao vosso Fender Rhodes / sons de Fender Rhodes?

Que tipo de efeitos é que usam com o Fender Rhodes?

Vale a pena usar-se um amplificador, ou ligar-se o Rhodes directamente à mesa de mistura?

O meu principal objectivo seria para músicas ambiente ao estilo Brian Eno.
Estava a contar usar alguns pedais de guitarra que tenho mais antigos, bem como o meu Roland SRE-555 para efeitos de tape echo e para finalizar estou a contar usar sempre uma unidade de reverberação, para criar um som bastante ambiente.

Também gostava de saber se alguém tem algumas dicas sobre manutenção destas máquinas?

Do pouco que pude experimentar do meu reparei que uma tecla tem o som bastante mais baixo que as restantes teclas...
Isto é fácil de se resolver?
O que é preciso fazer?

Infelizmente o meu Fender Rhodes veio sem a vareta que liga o pedal de sustain ao piano...
Onde é que se pode arranjar uma coisa dessas?
Ou por ventura é possível montar-se uma para desenrascar?

E para limpar o Fender Rhodes, é preciso ter-se algum cuidado especial?
O meu precisa de uma boa limpeza, mas pareceu-me que por baixo da limpeza, o estado dele é bastante bom, daí que queria mesmo ver se o deixava com um aspecto 5 estrelas que a máquina é bem bonita :)

Uma última dúvida / curiosidade...
Eu reparei que o output do meu Fender Rhodes Mark II tem como legenda Input em vez de Output...
Eu experimentei a procurar mas não encontrei nada sobre isto...
Será o meu Fender Rhodes um protótipo, ou algo similar?

Cumprimentos a todos,

Paulo

#2 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 07 December 2011 - 01:09

Eu também gostava de ter um ...

Já ouvi um ligado a um combo da Orange, a vávulas (não sei o modelo) e ficou com um som que até molhei a cuequinha :rezinhas: :rezinhas:

Podes ouvir várias utilizações e efeitos no canal do Jack Conte. Uma outra utilização "diferente" foi dada pelo teclista dos The Doors (Ray Manzarek), usando um Rhodes PianoBass para fazer as vezes do baixo num dos álbuns.

Quanto a resolução de problemas, não faço ideia, mas uma leitura deste artigo pode dar algumas luzes acerca do teu problema.

Para partes: Vintage Music Parts

Espero ter ajudado... e se algum dia te roubarem isso, fui eu.

This post has been edited by PCanas: 07 December 2011 - 01:28

#3 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 09 December 2011 - 20:47

Olá Paugui,

Acho que ja te disse num outro forum como usava, mas deixa-me acrescentar algumas coisas.
Tens aqui uma foto do meu setup:

Posted Image

Uploaded with ImageShack.us

Posted Image

Uploaded with ImageShack.us

Pedais: wah crybaby, phaser smallstone; big muff; polychorus - aconselho um bom phaser, e um wah (o meu wah é 535 q, quando não uso o pedal deixo-o em baixo para filtrar os agudos e desse modo evidenciar o som metalico do fender rhodes; neste pedal também posso mudar o Q - prefiro com pouca ressonância)

Amp: twin reverb - uso com reverb em 3 e aconselho um bom reverb

Não uso ao vivo. Uso essencialmente para compor, old school!
Quanto ás tuas questoes tecnicas, aconselho-te a arranjares o manual para veres o modo de funcionamento que é básico e veres videos no youtube da vintage vibe, uma vez que queres repara-lo.

Eu fiz há cerca de ano e meio e notei bastantes melhorias. Já não o fazia há muito tempo. Mudei os feltros, os dampers, pseudo-afinei... não ficou na perfeição, algumas notas não têm praticamente sustain, uma tem um sustain prolongado, os graves não estão muito melódicos, mas gosto desta imperfeição :cafixe: se quisesse perfeito há excelentes VSTs por aí; além de que serve para o que quero.

Se morasse em Lisboa levava á VintageMusicParts (pelo menos uma vez para colocá-lo impecável e depois fazia eu a manutenção, isto é, sempre que surgisse algum problema, tentava resolver). Como ainda não encontrei alguém especializado em pianos electroacusticos aqui no Porto, faço eu a manutenção.

abr

#4 User is offline   TheFuzz 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 December 2011 - 06:04

Isso é um Twin Reverb silverface com MV?!?!?

Procuro Vintage Modern a preço de crise!

#5 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 10 December 2011 - 15:31

Por acaso estive hoje a experimentar um Nord Stage e aproveitei para brincar com os efeitos.
Gostei particularmente do efeito de Leslie com alguma reverb, e com alguns delays (mesmo sem modulação) também deu bom resultado.
Não deu para experimentar muito, mas do pouco que experimentei deu para ver que com alguns efeitos dá para se mudar bastante o som do Rhodes e de formas bastante interessantes.

Boas fotos TweakfilteR :)

Achas que sem o uso de amplificador se consegue bons resultados em termos de som?
Eu não tenho nenhum, e como o espaço também não abunda, queria ver se conseguia escapar-me a arranjar um entretanto...

#6 User is offline   pudim 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 December 2011 - 18:46

Aproveito para perguntar se sabem de um amplificador barato que dê um som porreiro para tocar em casa a baixo volume. Obrigado. :)

#7 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 10 December 2011 - 18:55

View PostTheFuzz, on 10 December 2011 - 05:04, said:

É.

#8 User is offline   TweakfilteR 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 10 December 2011 - 19:20

View Postpaugui, on 10 December 2011 - 14:31, said:

Por acaso estive hoje a experimentar um Nord Stage e aproveitei para brincar com os efeitos.
Gostei particularmente do efeito de Leslie com alguma reverb, e com alguns delays (mesmo sem modulação) também deu bom resultado.
Não deu para experimentar muito, mas do pouco que experimentei deu para ver que com alguns efeitos dá para se mudar bastante o som do Rhodes e de formas bastante interessantes.

Boas fotos TweakfilteR :)

Achas que sem o uso de amplificador se consegue bons resultados em termos de som?
Eu não tenho nenhum, e como o espaço também não abunda, queria ver se conseguia escapar-me a arranjar um entretanto...

Sem o amplificador consegues bons resultados. Utilizei um amp de teclado KC (que tenho agora para venda) e tirava um bom som dele; ligo por vezes á mesa (mackie) com escuta yamaha hs50 e tenho bom som, um bom preamp tb ajuda. Conheço quem goste de usar alguma compressão... são gostos (eu pessoalmente não gosto).
Mas continuo a achar que o mais importante é o setup.

#9 User is offline   TheFuzz 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 December 2011 - 19:25

View PostTweakfilteR, on 10 December 2011 - 17:55, said:

View PostTheFuzz, on 10 December 2011 - 05:04, said:

É.

Xiiii, és a 3a pessoa em PT que conheço com um.

PM me se alguma vez quiseres vender :P

This post has been edited by TheFuzz: 10 December 2011 - 19:28

Procuro Vintage Modern a preço de crise!

#10 User is offline   paugui 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 10 December 2011 - 20:50

A minha ideia também era de ligar directamente à mesa de mistura (eu tenho uma Korg Zero 8), talvez processando com alguns pedais de efeitos de guitarra que tenho pelo caminho :)

Daqui a pouco mais de uma semana já posso dizer se os resultados são bons ou não :)

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users